PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação iniciou nesta segunda-feira, 22

A campanha segue até 31 de maio e a meta, é vacinar 100% do público-alvo. Na primeira fase foram 9.209 doses.

Publicado em




 

A Secretaria de Saúde Palmas (Semus) iniciou a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe nesta segunda-feira, 22. Desta vez recebem a vacina todos os grupos prioritários, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A campanha teve início no dia 10 de abril e nos primeiros dias o público prioritário foi o de gestantes, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e mães de bebês nascidos até 45 dias. Na segunda-feira os Centros de Saúde, começam o atendimento a partir das 8 horas.

A campanha segue até 31 de maio e a meta, é vacinar 100% do público-alvo. Desde o início da campanha já foram aplicadas 9.209 doses.  O ‘Dia D’ da mobilização será realizado no dia 4 de maio quando todos os Centros de Saúde da Comunidade abrirão para ampliar o acesso aos usuários dos públicos prioritários.

Leia Também:  MPE e DPE constatam falta de médicos, remédios e equipamentos no HGP

A vacina é uma das formas de prevenção do vírus Influenza. Higienizar as mãos frequentemente com álcool gel ou lavar com água e sabão, evitar aglomerações e locais fechados são outros cuidados que ajudam contra a proliferação do vírus.

 

Locais de Vacinação

Região Norte

– CSC José Luiz Otaviani (Arno 33)

– CSC Arno 41

– CSC Arno 42

– CSC Arno 44

– CSC Arno 61

– CSC Arno 71

– CSC Arne 53

– CSC Arne 64

 

Região Central

– CSC Arse 13

– CSC Loiane Moreno (Arse 24)

– CSC Arse 75

– CSC Arse 82

– CSC Satilo Alves (Arse 101)

– CSC Valéria Martins (Arse 122)

– CSC Arse 131

– CSC Francisco Júnior (Arso 41)

– CSC Arso 111

 

Região Sul

– CSC Eugênio Pinheiro (Jd. Aureny I)

– CSC Jardim Aureny II

– CSC Liberdade (Jd. Aureny III)

– CSC Laurides Lima (Jd. Aureny III)

Leia Também:  Preços de produtos online devem ser informados de forma clara e visível, alerta Procon Municipal

– CSC José Lucio (Lago Sul)

-CSC Alto Bonito (Jd. Aureny IV)

– CSC Novo Horizonte (Jd. Aureny IV)

– CSC Jardim Taquari

– CSC Santa Bárbara

– CSC Bela Vista

– CSC José Hermes Damaso (Setor Sul)

– CSC Morada do Sol

– CSC Santa Fé

– CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu)

– CSC Mariazinha (Buritirana)

COMENTE ABAIXO:

CIDADES

Após quase 20 anos de espera, obra histórica transforma acesso dos moradores à região norte de Palmas

Published

on




Neste mês de maio, em que Palmas celebra 37 anos, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), apresenta uma série de três matérias especiais sobre obras e ações que estão transformando as regiões norte, sul e o distrito de Taquaruçu, atendendo demandas históricas da população em pouco mais de um ano de gestão. Nesta quinta-feira, 14, as equipes de Jornalismo e Redes Sociais da Secom, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Habitação, mostram as melhorias realizadas na região norte da Capital com a requalificação da ligação entre a Avenida NS-15 e os bairros da região. A obra solucionou antigos problemas de acesso enfrentados pela comunidade após quase duas décadas de reivindicações. Confira os detalhes dessas histórias também nos perfis das redes sociais da Prefeitura de Palmas (@cidadepalmas).

Cerca de 15 mil pessoas vivem na localidade, entre eles o jardineiro Thayllor Mendes, morador do Setor Fumaça, que utiliza o trecho diariamente, seja de bicicleta ou a pé até o ponto de ônibus, e tem sentido a diferença do investimento da gestão no local.

“Essa obra mudou completamente a nossa rotina. Foram muitos anos de sofrimento, convivendo com poeira, lama e insegurança. A ponte era estreita e perigosa, a gente precisava esperar os carros passarem para conseguir atravessar. Hoje posso andar de bicicleta com tranquilidade, porque tem ciclovia e está bem iluminado e o trecho organizado com sinalização. Quem mora aqui sente que finalmente está sendo valorizado”, destacou.

Leia Também:  Preços de produtos online devem ser informados de forma clara e visível, alerta Procon Municipal

O novo corredor viário agora oferece deslocamento seguro e mais fluidez no trânsito, com via duplicada, pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), iluminação pública em LED, ciclovia, calçadas acessíveis e sinalização completa. O trecho é considerado estratégico por garantir acesso a mais de 20 setores da região norte, além de condomínios residenciais, chácaras e áreas de mineração.

Sonho realizado
Para o presidente da Associação Comunitária Sonho Meu, Raimundo Araújo, a modernização do acesso representa a concretização de uma luta histórica da comunidade. “Hoje vivemos um sonho realizado, com essa obra histórica. Foram anos de reivindicações e promessas que nunca saíam do papel. Antes, esse acesso colocava vidas em risco diariamente, com acidentes frequentes e moradores dividindo espaço com veículos pesados. Era muito triste ver crianças caminhando para a escola no meio daquele movimento. Hoje temos uma estrutura digna e moderna e mais dignidade para a nossa região”, afirmou.
A transformação também impacta diretamente o desenvolvimento econômico local. Proprietário de uma empresa do setor de aço e ferragem instalada às margens da nova avenida, o empresário Ismar Francisco relata que a obra impulsionou o crescimento dos negócios e valorizou toda a área comercial.
“Antes da duplicação, nossa empresa praticamente ficava escondida no fundo do terreno. A poeira era constante e dificultava até o atendimento aos clientes. Depois da obra, tudo mudou. Hoje temos acesso seguro e visibilidade e oferecemos mais conforto aos nossos clientes. O comércio da região começou a crescer rapidamente. Antes eu era o único comerciante aqui na entrada do córrego Água Fria, agora já somos quatro empresas funcionando no entorno. Minha filha inclusive abriu uma franquia de doces ao lado. Esse desenvolvimento é reflexo direto dos investimentos realizados pela Prefeitura nessa região”, ressaltou.

Leia Também:  HGP recebe nova turma de residentes em diversas especialidades

Infraestrutura completa
Com investimento superior a R$ 6 milhões, a obra contemplou a construção de bueiro triplo celular, pavimentação asfáltica da avenida duplicada, instalação de defensas metálicas, implantação de iluminação pública, ciclovia, calçadas acessíveis e toda a sinalização viária, fortalecendo a infraestrutura e a mobilidade urbana da região.

Formação da região
A região localizada ao norte do córrego Água Fria foi definida, ainda no plano original de Palmas, como área destinada à expansão urbana da Capital. A ocupação dos bairros no entorno do córrego começou a se intensificar no início dos anos 2000, em um processo marcado pelo parcelamento informal de chácaras que predominavam na localidade.
A partir desse movimento, surgiram comunidades como Água Fria, Sonho Meu, Fumaça, Diamante, Água Boa, Araras, São Francisco, Jaú, Sião, Luar do Sertão e Mirante. Inicialmente conhecidos por denominações populares e informais, esses bairros ganharam reconhecimento ao longo dos anos, impulsionados pelo crescimento populacional, pela expansão urbana e pela consolidação da região como uma importante área residencial da zona norte de Palmas.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA