PALMAS

CIDADES

HGP implanta setor de tratamento fora de domicílio

Visa garantir através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico a pacientes portadores de doenças que não são tratadas no município de origem.

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde colocou em funcionamento neste mês de agosto o Setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no Hospital Geral de Palmas (HGP). O Tratamento Fora de Domicílio, instituído pela Portaria nº. 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde/Ministério da Saúde é um instrumento que visa garantir, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico a pacientes portadores de doenças que não são tratadas no município de origem.

 

Antes da implantação do setor, os processos de TFD montados no hospital eram enviados de forma descentralizada para o Serviço Estadual de Regulação, ou seja, cada setor do hospital ficava responsável por montar o processo do paciente e encaminhar a Regulação, que realiza os cadastros e solicitações em rede nacional. Agora, em um setor específico, estão sendo tratados apenas os casos de TFDs, o que tem facilitado o andamento dos processos e garantido respostas precisas aos pacientes e familiares.

 

O serviço é responsável por receber e organizar toda a documentação exigida para montar o processo dos pacientes internados no HGP que serão encaminhados via TFD. Depois, o processo é encaminhado ao Serviço de Regulação do Estado, que autoriza ou não a busca pelo serviço. Em caso de autorização positiva, a própria Regulação faz a busca de vagas e localiza os pacientes com mais precisão e eficiência.

Leia Também:  Caixa de Assistência dos Advogados ressarce anuidade para 22 mulheres

 

Os profissionais que estão no setor de TFD do Hospital Geral estão acompanhando os processos e orientando os pacientes que aguardam pelo atendimento em outras localidades. “O setor de TFD vem atender aos anseios da instituição conforme a necessidade evidente de organização deste serviço dentro do HGP, uma vez que esta demanda é bastante expressiva e requer atenção especial”, destacou Elmara Soares de Bastos, assistente social da Gerência de Serviço Social do HGP.

 

Elmara explica ainda que implantação do setor otimiza os atendimentos proporcionando mais agilidade no tratamento, acesso às informações, orientação e acolhimento dos pacientes que precisam do serviço.

 

“Também vamos poder ter mais controle e monitoramento administrativo desses processos, com mais qualidade da operacionalização dos serviços oferecidos no HGP. Acreditamos e trabalhamos na proposta de melhor atender nossos usuários sempre”, lembrou a assistente social.

 

Setor de TFD no HGP

Os profissionais responsáveis pelo setor de TFD atendem 24 horas e o serviço é referenciado pelo Serviço Social do Pronto Socorro (PS). O setor fica localizado ao lado da recepção do PS. Contatos: 3218-7817/ E-mail:[email protected].

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

Published

on

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.

O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.

Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.

Leia Também:  Shoppings, bares, restaurantes e academias reabrem nesta segunda em Palmas

Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.

Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA