PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

HGP implanta setor de tratamento fora de domicílio

Visa garantir através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico a pacientes portadores de doenças que não são tratadas no município de origem.

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde colocou em funcionamento neste mês de agosto o Setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no Hospital Geral de Palmas (HGP). O Tratamento Fora de Domicílio, instituído pela Portaria nº. 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde/Ministério da Saúde é um instrumento que visa garantir, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico a pacientes portadores de doenças que não são tratadas no município de origem.

 

Antes da implantação do setor, os processos de TFD montados no hospital eram enviados de forma descentralizada para o Serviço Estadual de Regulação, ou seja, cada setor do hospital ficava responsável por montar o processo do paciente e encaminhar a Regulação, que realiza os cadastros e solicitações em rede nacional. Agora, em um setor específico, estão sendo tratados apenas os casos de TFDs, o que tem facilitado o andamento dos processos e garantido respostas precisas aos pacientes e familiares.

 

O serviço é responsável por receber e organizar toda a documentação exigida para montar o processo dos pacientes internados no HGP que serão encaminhados via TFD. Depois, o processo é encaminhado ao Serviço de Regulação do Estado, que autoriza ou não a busca pelo serviço. Em caso de autorização positiva, a própria Regulação faz a busca de vagas e localiza os pacientes com mais precisão e eficiência.

Leia Também:  Justiça suspende por 30 dias a desocupação de famílias do “Casa Prometida” no Taquari

 

Os profissionais que estão no setor de TFD do Hospital Geral estão acompanhando os processos e orientando os pacientes que aguardam pelo atendimento em outras localidades. “O setor de TFD vem atender aos anseios da instituição conforme a necessidade evidente de organização deste serviço dentro do HGP, uma vez que esta demanda é bastante expressiva e requer atenção especial”, destacou Elmara Soares de Bastos, assistente social da Gerência de Serviço Social do HGP.

 

Elmara explica ainda que implantação do setor otimiza os atendimentos proporcionando mais agilidade no tratamento, acesso às informações, orientação e acolhimento dos pacientes que precisam do serviço.

 

“Também vamos poder ter mais controle e monitoramento administrativo desses processos, com mais qualidade da operacionalização dos serviços oferecidos no HGP. Acreditamos e trabalhamos na proposta de melhor atender nossos usuários sempre”, lembrou a assistente social.

 

Setor de TFD no HGP

Os profissionais responsáveis pelo setor de TFD atendem 24 horas e o serviço é referenciado pelo Serviço Social do Pronto Socorro (PS). O setor fica localizado ao lado da recepção do PS. Contatos: 3218-7817/ E-mail:[email protected].

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Secretário retorna gabinete itinerante ao HGP

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Justiça suspende por 30 dias a desocupação de famílias do “Casa Prometida” no Taquari

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA