CIDADES
Prefeito de Guaraí nomeia garoto de 18 anos para beneficiar o pai
Vinícius Peres foi nomeado secretário da Agricultura em outubro de 2015, dias depois de completar 18 anos.

Da sucursal de Guaraí
O prefeito de Guaraí, a 180 quilômetros de Palmas, Francisco Júlio (PSD) nomeou em outubro de 2015, Vinícius Bastos Peres para a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. Um rapaz que completou 18 anos uma semana antes da nomeação, no dia 22 de setembro de 2015, e estava no segundo período do Curso de Agronomia da Faculdade de Guaraí (FAG). O salário de Vinícius R$ 5.000,00 mensais.
Além da evidente falta de experiência de Vinícius para ocupar o cargo ele ainda continuou frequentando as aulas durante o período matutino até março deste ano no mesmo horário em que deveria estar dando expediente na secretaria, já que em Guaraí os órgãos públicos abrem das 7h30 às 13h30, enquanto as aulas de Vinícius iam das 08h00 ao meio dia. Na melhor das hipóteses ele cumpria uma jornada de duas horas diárias.
Segundo pessoas ligadas ao setor agropecuário da cidade, quem comanda a secretaria da Agricultura, na verdade, é o pai de Vinícius, Enival Coelho Peres (PSD), que já ocupou o cargo de Secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural entre fevereiro de 2009 e maio de 2012, quando ele deixou o cargo para ser Chefe de Residência Rodoviária da Secretaria Estadual da Infraestrutura em Guaraí, cargo no qual permaneceu até dezembro de 2014. Mas, por ter suas contas de vereador de 2008 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Tocantins acabou alcançado pela Lei da Ficha Limpa e ficou impedido de assumir qualquer outro cargo público.
“O que o prefeito fez foi nomear o filho para beneficiar o pai. Sempre foi o Enival [Peres] que participou de todas as reuniões da secretaria e falava como secretário”, afirma um produtor rural local.
Servidores que também preferiram não se identificar por medo de represálias confirmaram à nossa reportagem que era Enival e não Vinícius quem dava expediente na Secretaria. “Para mim o secretário da Agricultura e Meio Ambiente sempre foi o Dr. Enival. Esse rapaz, o filho dele, [Vinícius] esteve aqui duas ou três vezes. Só fiquei sabendo que o filho é que era o secretário um dia desses quando um colega de trabalho me disse”, afirmou a servidora.
Colegas de Vinícius confirmaram que ele frequanta normalmente as aulas da faculdade. “Olha, não sei nada sobre essa história de secretário não, mas sei que ele é um ótimo colega, está sempre prestando atenção nas aulas e fora da faculdade é sempre muito divertido e brincalhão”, comentou um dos colegas do secretário e universitário.
As segunda parte das informações do colega de Vinícius são facilmente confirmadas através do seu perfil no facebook, repleto de fotos em festas com amigos e belas mulheres, algo normal para um rapaz de 18 anos, mas que não condizem com a postura de uma autoridade municipal.
Evasivas
Vinícius Peres e seu pai Enival, que é pré-candidato a vereador em Guaraí no mesmo partido do Prefeito, não foram encontrados para comentar as acusações. Através de nota o prefeito Francisco Júlio disse apenas que os cargos comissionados são de livre nomeação e que todos os servidores cumprem expediente normal.
O prefeito Francisco Júlio não quis responder, por exemplo, que experiência um rapaz de 18 anos, no segundo ano de faculdade tem, para cuidar de uma secretaria tão grande e complexa quanto a secretaria da Agricultura. Não precisava mesmo responder, afinal não é Vinícius quem cuida da secretaria.

CIDADES
Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.
A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.
“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.
A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo, para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.
Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.
Lava-pés
A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos. Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.
-
Edicao Digital1 dia atrás
Edição Digital de 22 de Abril de 2025
-
PALMAS6 dias atrás
Deputada Janad Valcari promove 3ª edição da Semana da Arte, Cultura e Empreendedorismo na Aleto
-
PALMAS5 dias atrás
Missa do Lava pés inicia o Tríduo Pascal na Matriz Nossa Senhora Aparecida em Taquaralto
-
PUBLICIDADE LEGAL1 dia atrás
Edital de Convocação Assembléia Geral Ordinária da Empresa Agro Industrial de Cereais Verdes Campos S/A
-
PALMAS6 dias atrás
Sorteio do ‘Nota Palmense Premiada’ acontece neste sábado, 19
-
PALMAS5 dias atrás
Prefeito Eduardo Siqueira Campos leva diversão ao CMEI Juscéia Garbelini ao se fantasiar de coelho da Páscoa
-
PALMAS2 dias atrás
Prefeitura de Palmas encerra programação da Páscoa dos Sonhos e reúne famílias com música, cultura e gastronomia
-
PALMAS6 dias atrás
Escola de Governo abre inscrições para curso de capacitação e aperfeiçoamento em elaboração de leis e normas