PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RECONHECIMENTO

Cavalhadas de Taguatinga agora faz parte do Calendário Cultural do Tocantins

Publicado em




Compondo a tradição cultural do Tocantins, as Cavalhadas ocorrem todos os anos no município de Taguatinga, localizado no sudeste do Estado, durante os festejos de Nossa Senhora D’abadia, padroeira da cidade. Entre os ornamentos vermelhos e azuis, que decoram as ruas e as indumentárias dos cavaleiros e cavalos, o espetáculo a céu aberto, que reúne a população local e atrai visitantes a cada mês de agosto, agora faz parte oficialmente do Calendário Cultural do Estado do Tocantins, pela lei nº 4.338, de 27 de dezembro de 2023.

“A inclusão das Cavalhadas de Taguatinga no Calendário Cultural do Estado é um reconhecimento significativo da riqueza cultural dessa tradição. A divulgação proporciona visibilidade, preserva a identidade local e estimula o turismo cultural, fortalecendo laços comunitários. Agradecemos em nome das cavalhadas pela valorização. Como cavaleiro mouro é muito gratificante estar participando de um momento tão marcante para nós. Parabenizo também a Cultura por valorizar a riqueza do nosso estado”, afirmou Iego Toledo Rodrigues, um dos 24 cavaleiros participantes.

Leia Também:  Defensoria Pública presente no Ritual de Iniciação Karajá Hetohoky

De acordo com o secretário da Cultura, Tião Pinheiro, “as Cavalhadas são uma manifestação da cultura popular e parte da riqueza cultural tocantinense. Elas reúnem fé, religiosidade, história, teatro e o trabalho manual na decoração das roupas e acessórios de cada cavaleiro. A instituição dessa festividade no Calendário Cultural do Estado demonstra o compromisso do governador Wanderlei Barbosa e de toda a gestão com o fortalecimento da cultura local e do trabalho desempenhado pelos agentes culturais de todo o Estado”.

COMENTE ABAIXO:

CULTURA

Museu Casa Suçuapara e distrito de Taquaruçu receberão programação da Semana Nacional do Museu 2026

Published

on




O Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, localizado no Parque Cesamar, e o Museu Casa Vitor, no distrito de Taquaruçu, serão palco da programação da 24ª Semana Nacional do Museu 2026, em Palmas. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado na segunda-feira, 18, a semana contará com rodas de conversa, palestras, apresentações culturais e debates sobre história, memória e patrimônio cultural do Tocantins.

A programação acontecerá majoritariamente no período noturno e reunirá pioneiros, pesquisadores, representantes culturais e moradores que participaram da construção histórica de Palmas e Taquaruçu. A programação é gratuita e organizada pela Fundação Cultural de Palmas (FCP).

 

No Cesamar
A abertura da programação será no Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, na segunda-feira, 18, às 19 horas, com a roda de conversa ‘História e memória da Capital: pioneiros na formação econômica de Palmas”. Ainda na segunda-feira, às 20h30, será realizada a atividade ‘Entre versos e memórias: poesias sobre Palmas’, com música regional.

Na quarta-feira, 21, às 19 horas, o museu recebe a roda de conversa ‘Patrimônio, memória e desenvolvimento: os primeiros olhares sobre a política palmense”. Em seguida, às 20h30, haverá a palestra ‘Patrimônio cultural: tombamento e registro de bens em Palmas’.

Leia Também:  Demora em exames e consultas do Servir é pauta na ALETO

Em Taquaruçu
O encerramento da programação será no sábado, 23, às 18 horas, na Casa Vitor, em Taquaruçu, com o ‘Café Museológico’. O tema do encontro será “História e memória de Taquaruçu: o olhar de quem ajudou a construir Palmas’.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA