CULTURA
Natividade será palco do 1º Festival Cultural e Gastronômico
O evento reunirá cultura, atrações artísticas e o melhor da gastronomia regional. O festival busca aquecer a economia local e apresentar aos visitantes as riquezas da região sudeste..
O 1º Festival Cultural e Gastronômico de Natividade será realizado na praça Senador Leopoldo de Bulhões nos dias 22 e 23 de julho a partir das 20h30. O evento reunirá cultura, atrações artísticas e o melhor da gastronomia regional. Realizado pela Prefeitura de Natividade, com o apoio do Sebrae Tocantins e do Comitê Gestor de Turismo do município, o festival busca aquecer a economia local e apresentar aos visitantes as riquezas da região sudeste.
Para receber o público, o Sebrae ofereceu aos expositores que estarão na praça de alimentação, as oficinas “Sei Controlar meu Dinheiro” e “Boas Práticas para Manipulação de Alimentos”. Cerca de 30 empresários foram capacitados sobre fluxo de caixa, ficha técnica de produtos, controle financeiro, variação de pratos, práticas de manuseio alimentar, além da consultoria individual sobre mapeamento de riscos. A analista do Sebrae, Carlúcia Saraiva, disse que os expositores se prepararam para oferecer o melhor no atendimento e nos serviços para os visitantes.
O prefeito de Natividade, Albany Nunes Cerqueira destaca que a realização deste 1º Festival Cultural e Gastronômico é uma excelente oportunidade para divulgar e fortalecer a economia e a cultura da região. “Esse evento só está sendo possível graças à parceria com o Sebrae e com o Comitê Gestor de Cultura do município. Esse será apenas o primeiro de muitos eventos que queremos fazer para promover as riquezas da nossa região”, comentou o prefeito de Natividade.
Para o superintendente do Sebrae, Omar Hennemann, “a gastronomia, ou seja, a comida é um ímã, atrai as pessoas que gostam de coisa boa, duma boa prosa, de boa música e é por isso que dão certo estes eventos”.
A previsão é movimentar cerca de cem mil reais em negócios, envolvendo os 28 empreendimentos instalados na praça de alimentação. A entrada é gratuita.
CULTURA
Plataforma Sommos Amazônia faz evento de pré-lançamento no Matapi
Com lançamento previsto para janeiro de 2025, iniciativa é dedicada aos conteúdos culturais da Amazônia
A cultura amazônica vai ganhar um espaço exclusivo para reunir diferentes tipos de conteúdo audiovisual e um marketplace totalmente dedicado aos produtos e temas da região. A Sommos Amazônia é a primeira plataforma global dedicada à distribuição digital dos conteúdos culturais da Amazônia e à difusão de informação e conhecimento sobre a região. Com previsão de lançamento para janeiro de 2025, a iniciativa será apresentada em um pré-lançamento, no dia 27 de Novembro, durante o Matapi, evento do mercado audiovisual da região amazônica, que será realizado, entre 26 e 29 de novembro, em Manaus.
A plataforma apresenta oito verticais de conteúdos diversos, que incluem filmes, música, livros, artes, alimentação, notícias e parceiros, além de um marketplace de produtos físicos. O acervo da Sommos Amazônia é formado pelo licenciamento constante de conteúdos, com especial foco na produção de uma ampla rede de parceiros locais, composta por artistas e produtores independentes; pequenas e médias empresas; instituições culturais e socioambientais; e agências de notícias, e poderão ser acessados através de uma única assinatura, em um único app.
A plataforma será lançada em protuguês, inglês e espanhol e a expectativa é que já estejam disponíveis cerca de 300 filmes, 25 mil músicas, 200 obras de artistas visuais e mais de 2 mil livros. O acesso será feito através de uma assinatura fixa, no valor de R$ 9,90, que dará direito a todos os conteúdos de forma ilimitada.
“Queremos promover a cultura amazônica no Brasil e no mundo. A criação da Sommos Amazônia é resultado da percepção da escassez na mídia de espaços dedicados à difusão digital de conteúdo cultural da Amazônia. Além disso, a plataforma parte do princípio de que a Cultura é um pilar estrutural para o desenvolvimento sustentável e geração de renda para a população da região e que, ao viabilizar a permanência das populações em seus territórios originais, contribui para o enfrentamento da emergência climática”, explica Ricardo Ribenboim, sócio e diretor de Planejamento e Operações da Sommos Amazônia.
“A nossa missão é reposicionar a Amazônia no mercado global da economia criativa, gerando receita e visibilidade para seus produtores e artistas. Além disso, estamos trabalhando para ser a principal referência para pesquisa, promoção e comercialização dos produtos culturais da Amazônia”, afirma Alexandre Agra, sócio fundador da Sommos Amazônia.
“A plataforma vem para somar e difundir ainda mais as produções amazônicas, abrindo espaço para mais uma possibilidade de visualização e reverberação de artistas e obras importantes para nossa região. O Matapi segue acreditando em novas iniciativas e fortalecendo o crescimento do nosso segmento”, disse Carlos Barbosa, um dos organizadores do Matapi.
Desenvolvida pela Sommos Arte e Cultura Brasileira S.A., empresa especializada em distribuição digital de conteúdos culturais com especial foco na cultura brasileira, a plataforma é liderada por Alexandre Agra, Ricardo Ribenboim, Roberto Nunes, Mariana Dupas e Yeda Oliveira.
Sobre o Matapi
Em sua 7ª edição, o marcado do Matapi acontece de 26 a 29 de novembro e traz como tema a internacionalização das produções, juntamente com nomes de relevância nacional e internacional.
O Mercado é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo – Chamamento Público para Ações na Área do Audiovisual, do Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia do Amazonas, Governo do Amazonas, Ministério da Cultura e Governo Federal. Tem realização da Leão do Norte e Casa Ninja Amazônia, co-realização com o Instituto Audiovisual Em Todos os Eixos, e apoio do Projeto Paradiso, Ibis Styles Sebrae Amazonas, Cinema do Brasil e Brazilian Content.
Para mais informações sobre a SOMMOS Amazônia:
Gabriela Murad – [email protected]. br – 21 99964-4521
FOTOS: Juliana Pesqueira/Matapi | Divulgação/Sommos Amazônia
-
GERAL5 dias atrás
LBV entrega mais de 7 toneladas de alimentos no Tocantins
-
SAÚDE4 dias atrás
Hospital de Urgência e Emergência de Palmas é destaque em reunião da Bancada Federal
-
CIDADES6 dias atrás
Resultado final da fase de avaliação dos editais é divulgado
-
CIDADES5 dias atrás
Escolas do Pará celebram conquistas internacionais
-
NEGÓCIOS3 dias atrás
Últimos dias para aproveitar produtos o Boticário com descontos de até 60% em mais de 500 itens
-
SAÚDE6 dias atrás
Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos capacita profissionais sobre amamentação
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Rede municipal de ensino de Palmas divulga calendário de matrículas para 2025
-
GERAL6 dias atrás
Entenda como funciona a transferência de propriedade de veículos de pessoas falecidas