Nova presidência
Deputado Mantoan prestigia posse da nova presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins
Na tarde desta segunda-feira (3), o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) participou da cerimônia de posse da desembargadora Maysa Vendramini Rosal como presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins.
A nova Mesa Diretora do TJTO, que conduzirá o Poder Judiciário no biênio 2025-2027 é composta ainda pela vice-presidente, a desembargadora Jacqueline Adorno; pelo corregedor-geral da Justiça, o desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho e pelo vice-corregedor, o desembargador Adolfo Amaro Mendes. Além do ouvidor judiciário, desembargador João Rodrigues Filho; o ouvidor substituto, desembargador Eurípedes Lamounier; a ouvidora da mulher, a desembargadora Ângela Prudente; o diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, Marco Villas Boas e a 1ª diretora adjunta da Esmat, Angela Issa Haonat.
Em seu discurso de posse, a presidente Maysa Vendramini destacou o compromisso com a eficiência e a transparência na gestão do judiciário tocantinense, enfatizando a importância da colaboração entre os poderes para o fortalecimento da justiça no Estado.
O deputado Mantoan parabenizou a nova presidente e toda a mesa diretora, ressaltando seu compromisso em colaborar com o poder judiciário em ações que promovam justiça e cidadania, colocando seu mandato à disposição para contribuir com iniciativas que fortaleçam o estado democrático de direito e atendam às necessidades da população.
“Tenho plena convicção que esta nova gestão não medirá esforços para trazer avanços significativos para o judiciário e, consequentemente, para a vida dos nossos cidadãos tocantinenses, especialmente, aqueles que mais precisam”, afirmou o parlamentar.
Estado
Pesquisa Nexus mostra que 83% dos tocantinenses aprovam gestão do Governador Wanderlei Barbosa
Uma pesquisa de opinião realizada pelo instituto Nexus, com 1.009 entrevistados em todo o Estado do Tocantins, mostra que 83% da população avalia o governo Wanderlei Barbosa como ótimo, bom ou regular, sendo 12% ótimo, 39% bom e 32% regular.
A aprovação direta ao modo de governar chega a 70%, e 62% dos tocantinenses acreditam que o estado melhorou desde o início do segundo mandato, em 2023. O otimismo com o futuro é ainda maior, mostrando que 55% esperam desempenho ótimo ou bom até o fim do mandato, em dezembro de 2026.
O governador, que também é presidente do Republicanos no Tocantins, destacou os resultados. “Esses números refletem o esforço de toda a equipe de Governo. Seguimos trabalhando até o último dia do mandato pelo Tocantins e por todos os tocantinenses.”, afirmou.
Avanços reconhecidos pela população
Entre as áreas que mais melhoraram nos últimos quatro anos, a população destaca educação (21%), saúde (19%) e infraestrutura/obras (17%), todas com crescimento em relação à pesquisa anterior. A agricultura se sobressai, 45% dos entrevistados avaliam que o setor melhorou desde 2023, o maior índice entre todas as áreas avaliadas.
Na memória espontânea, as políticas mais lembradas são educação (16%), estradas e rodovias (13%) e urbanização (12%), sinais de que as entregas chegaram ao cotidiano das pessoas.
“Trabalhador” e “bom gestor”: o perfil do governador na visão dos tocantinenses
Quando avaliados por atributos pessoais em escala de 1 a 5, os tocantinenses descrevem Wanderlei Barbosa principalmente como trabalhador (3,5), bom gestor (3,4) e próximo da população (3,3).
A pesquisa foi realizada entre 13 e 21 de março de 2026, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
-
CIDADES4 dias atrásPrefeito Eduardo Siqueira Campos inaugura a Praça das Águas e entrega novo espaço de lazer para moradores do Bertaville
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásPré-candidato a deputado federal, Maurício Buffon defende protagonismo do Tocantins e fortalecimento do agro durante Fórum MATOPIBA LIDE em Palmas
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásGoverno do Tocantins lança aplicativo Agrotins+ e site oficial com programação, mapas e serviços ao público
-
CIDADES5 dias atrásDefesa Civil promove capacitação integrada para atendimento de emergências na feira agrotecnológica
-
NEGÓCIOS4 dias atrásFANTA LANÇA PROMOÇÃO COM BAÚS DE RECOMPENSAS E DESAFIOS POR PRÊMIO
-
CIDADES4 dias atrásEscolas intensificam preparativos para o desfile cívico em comemoração aos 37 anos de Palmas
-
ECONOMIA5 dias atrásCERTI leva 130 startups apoiadas pela Jornada Amazônia ao Bioeconomy Amazon Summit, em Belém
-
CIDADES4 dias atrásUsuários do transporte coletivo vão contar com reforço de ônibus durante Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins



