PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Governador apresenta projeto de desenvolvimento agroindustrial para o Tocantins na embaixada do Japão

Na reunião foi apresentado projeto a ser desenvolvido entre Governo do Tocantins, governo japonês e iniciativa privada, com objetivo de promover o desenvolvimento agroindustrial no Tocantins.

Publicado em

O governador Marcelo Miranda foi recebido pelo embaixador japonês, Kunio Humeda, para um almoço na sede da embaixada, em Brasília (DF), nesta segunda-feira, 12. A reunião teve como tema a apresentação de um projeto a ser desenvolvido entre Governo do Tocantins, governo japonês e iniciativa privada, com objetivo de promover o desenvolvimento agroindustrial no Tocantins.

 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turístico do Tocantins, Alexandro de Castro, participou da reunião e explicou que o objetivo do projeto é a atração dos investimentos das empresas privadas com foco no mercado internacional. “Os projetos propõem a estruturação de uma Zona Especial de Negócios voltada para o processamento de produtos primários destinados aos mercados internacionais”, esclareceu.

 

O embaixador enxerga no Tocantins um estado com grande capacidade de atrair investimentos para a cadeia produtiva do agronegócio. Após a apresentação, ele afirmou que as parcerias entre o governo japonês e o brasileiro têm sido frutíferas e recebeu com entusiasmo a proposta tocantinense.  “As empresas japonesas têm muito interesse no Tocantins e esse relatório é de grande valia para nossos investidores”, afirmou Kunio Humeda. “O mercado internacional tem alta demanda de produtos alimentícios e para atender é necessário a busca de novas áreas de produção.

Leia Também:  Governo recontrata milhares de servidores comissionados da Saúde e outros órgãos

 

O Tocantins é um dos poucos locais onde existe potencial produtivo a ser explorado, recursos naturais, infraestrutura já construída e logisticamente competitiva. A demanda do mercado internacional de carnes, óleos vegetais e peixes é imensa, significando grandes oportunidades para empresas nesta área”, destacou o governador Marcelo Miranda. Estava presente na reunião, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, um dos entusiastas e apoiadores da viabilização desse projeto. Também participaram, o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Davi Torres; o chefe do Escritório de Representação em Brasília, Renato de Assunção; os consultores internacionais, Isidoro Yamanaka, Masayuki Honjo e Roberto Kurokawa, acompanhados pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. 


Agrovale Tocantins 
O conceito do Agro Tocantins é a estruturação e a verticalização das cadeias produtivas do agronegócio. O Estado pretende propiciar suporte na melhoria da infraestrutura básica para que as empresas privadas possam oferecer, a partir do Tocantins, produtos de alta qualidade, competitivos no mercado internacional. Por meio desta estratégia, o Estado pretende estimular exportação de grãos, rações, carnes e peixes processados. Para alcançar essa meta, serão utilizadas as áreas de pastagens atualmente subutilizadas e áreas de irrigação. Entre as etapas está o fomento de uma rede com empresas de diversas áreas: produção, logística, atacadistas, varejistas, revendas, assistência técnica e instituições financeiras. 
 
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa vence mais uma ação eleitoral por 7×0 no TRE Tocantins

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) decidiu nesta quinta-feira, 25, por unanimidade, julgar improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “O Futuro é Pra Já” e pelo então candidato Irajá Silvestre Filho contra a chapa do governador Wanderlei Barbosa Castro e a coligação União pelo Tocantins, durante as eleições de 2022.

A decisão sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi fundamentada na ausência de provas robustas que demonstrassem abuso de poder político nas contratações temporárias realizadas pelo governo estadual, reafirmando a legitimidade do resultado eleitoral.

A ação, registrada sob o número 0601528-92.2022.6.27.0000, alegava que o governo estadual havia promovido um grande número de contratações temporárias sem justificativa plausível, estimando cerca de 16 mil novos contratos nos três meses anteriores à eleição de 2022. A coligação requerente sustentava que tais contratações configuravam abuso de poder político, visando influenciar o processo eleitoral.

No entanto, a decisão do tribunal, relatada pelo desembargador Helvécio Maia Neto, concluiu que as contratações temporárias foram realizadas em conformidade com as exigências legais e justificadas pela necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme previsto na Lei nº 9.504/97. Durante a decisão o julgamento, os membros da corte também acolheram o parecer do Ministério Público Eleitoral, que recomendava a improcedência da ação devido à falta de provas substanciais.

Leia Também:  Governo do Tocantins proporciona investimentos e melhorias estruturais ao Corpo de Bombeiros Militar que beneficiam a sociedade tocantinense

O relator Helvécio Maia Neto destacou que as contratações temporárias ocorreram majoritariamente nas áreas de educação, saúde e segurança pública, setores essenciais que necessitavam de reposição de pessoal devido à retomada das aulas presenciais e outras demandas urgentes. Além disso, as contratações foram realizadas dentro das normas específicas, sem indícios de irregularidades ou abusos de poder. Entendimento acompanhado integralmente por todos os demais juízes.

Ao comentar sobre a decisão, o advogado de defesa Solano Donato, afirmou que o Tribunal julgou em completa consonância com as provas produzidas nos autos, com a legislação e a jurisprudência eleitoral. “Sempre estivemos confiantes no êxito, na certeza que a vitória do governador nas eleições de 2022 foi a manifestação livre e consciente dos eleitores do Tocantins. Não por menos, obteve a maior votação nominal da história do Estado”, completou.

Com mais uma vitória sobre falsas denuncias registradas durante o período eleitoral de 2022, o governador Wanderlei Barbosa reafirma sua posição de liderança no Tocantins, demonstrando integridade e respeito às leis eleitorais.

Leia Também:  Caos na saúde: OAB afirma que gestores vão responder cível e criminalmente

“Recebi a decisão do TRE-TO com alegria e naturalidade, pois vencemos as eleições de forma limpa e justa, com uma campanha propositiva e alicerçada na melhoria da qualidade de vida do povo tocantinense. Nossos adversários, por outro lado, não aceitam a derrota e tentam, sem nenhum êxito, gerar instabilidade para o nosso governo. Vamos continuar trabalhando incessantemente em prol dos tocantinenses até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA