Senhor do Bonfim
Governador Wanderlei Barbosa reforça a importância das tradições religiosas no encerramento da 45ª Romaria do Senhor do Bonfim em Tabocão

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, e do secretário de Turismo (Setur), Hercy Filho, participou do encerramento da 45ª Romaria do Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira, 15, em Tabocão do Tocantins. O evento, que contou com o apoio do Governo do Tocantins por meio da Setur, integrou uma programação religiosa e cultural que teve início no dia 6 de agosto.
Durante a celebração, o Governador falou sobre o apoio do Estado à comunidade religiosa e voltou a destacar que a festividade será pauta em debate para tornar a data em feriado estadual, declaração que ele havia dado na Missa Campal do Senhor do Bonfim em Natividade, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15.

“Somos grandes parceiros da comunidade e da igreja na realização desse evento tão importante para a religiosidade das pessoas dessa região. Fico muito feliz por estar presente no Bonfim, e, inclusive, tenho uma notícia maravilhosa: a data do Senhor do Bonfim será transformada em um feriado estadual. Isso vai envolver não só a comunidade de Tabocão, mas também o Senhor do Bonfim de Natividade e Araguacema. Será um marco no nosso calendário estadual, com festividades em honra ao Senhor do Bonfim. Estou muito contente por estar aqui, compartilhando esse momento religioso tão significativo, onde temos a oportunidade de rezar, orar e pedir a Deus por todos nós, pelo nosso estado e por nossa comunidade”, declarou Wanderlei Barbosa.
Romaria do Bonfim em Tabocão
A Romaria do Bonfim é uma das maiores manifestações de fé do Estado do Tocantins, atraindo fiéis de diversas regiões do Tocantins. O evento, que começou como uma devoção pessoal de um dos primeiros moradores de Tabocão, Valdemar Alexandrino, cresceu ao longo dos anos, tornando-se uma tradição que movimenta tanto a comunidade local quanto os visitantes. Durante a Romaria, que dura nove dias, os fiéis pagam suas promessas, visitam a capela e fazem suas orações. No último dia, ocorre uma grande procissão, com cerca de 1,5km de caminhada em direção ao santuário do Senhor do Bonfim, onde uma missa de encerramento é realizada.
O secretário de Turismo (Setur), Hercy Filho, salientou que o turismo religioso é um dos maiores geradores de fluxo de pessoas em pequenos municípios, gerando uma economia significativa. “O turismo religioso é um dos maiores geradores de fluxo turístico, pois associa a fé com o ambiente em que as pessoas vivem. O Governo do Tocantins está presente em todas as manifestações religiosas do Estado, sejam evangélicas ou católicas. Hoje, por exemplo, estamos em quatro lugares ao mesmo tempo: na Romaria do Senhor do Bonfim em Natividade, Araguacema, Tabocão, e nas festas de Nossa Senhora da Abadia em Taguatinga”, disse.

O Padre Mauri Barbosa, administrador da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e responsável pela Romaria, ressaltou o crescimento da celebração: “A cada ano, notamos que o evento ganha notoriedade e a participação dos fiéis vem aumentando. É um momento de devoção que de fato movimenta não só o físico das pessoas que caminham, que vêm à Romaria, mas também, de maneira especial, fomenta o espiritual, alimenta a fé. Agradecemos ao governo do estado pela parceria que possibilitou a expansão dessa festividade”, destacou o Padre Mauri.
14ª ExpoTabocão
Além da programação religiosa, a celebração também incluiu a 14ª ExpoTabocão, que ofereceu uma rica agenda cultural, com shows de grandes artistas. A festividade em Tabocão é uma das mais importantes da região central do Estado, atraindo anualmente milhares de fiéis e turistas, reforçando o papel da cidade como um importante destino religioso e cultural do Tocantins.
A romeira Olindina Ribeiro Moraes, residente de Palmas, participa do evento há cerca de três anos. Ela explica que sempre faz um esforço para estar presente e cumprir sua promessa .”Todo ano a gente faz um pedido, geralmente por saúde e paz, e depois vem cumprir a promessa em agradecimento”, conta. Luciene Bispo, moradora de Tabocão, afirma que todos os anos a Romaria de Tabocão é um momento de benção para os moradores da cidade. ”São nove noites de muita fé, com terço e missa diariamente. É emocionante ver tantas pessoas de fora, especialmente no último dia, participando da procissão e pagando suas promessas. Muitos sobem a escadaria de joelhos, em um ato de devoção. Para nós, da igreja, é uma enorme satisfação testemunhar essa fé tão viva”, expressa.
Estado
Pesquisa Nexus mostra que 83% dos tocantinenses aprovam gestão do Governador Wanderlei Barbosa
Uma pesquisa de opinião realizada pelo instituto Nexus, com 1.009 entrevistados em todo o Estado do Tocantins, mostra que 83% da população avalia o governo Wanderlei Barbosa como ótimo, bom ou regular, sendo 12% ótimo, 39% bom e 32% regular.
A aprovação direta ao modo de governar chega a 70%, e 62% dos tocantinenses acreditam que o estado melhorou desde o início do segundo mandato, em 2023. O otimismo com o futuro é ainda maior, mostrando que 55% esperam desempenho ótimo ou bom até o fim do mandato, em dezembro de 2026.
O governador, que também é presidente do Republicanos no Tocantins, destacou os resultados. “Esses números refletem o esforço de toda a equipe de Governo. Seguimos trabalhando até o último dia do mandato pelo Tocantins e por todos os tocantinenses.”, afirmou.
Avanços reconhecidos pela população
Entre as áreas que mais melhoraram nos últimos quatro anos, a população destaca educação (21%), saúde (19%) e infraestrutura/obras (17%), todas com crescimento em relação à pesquisa anterior. A agricultura se sobressai, 45% dos entrevistados avaliam que o setor melhorou desde 2023, o maior índice entre todas as áreas avaliadas.
Na memória espontânea, as políticas mais lembradas são educação (16%), estradas e rodovias (13%) e urbanização (12%), sinais de que as entregas chegaram ao cotidiano das pessoas.
“Trabalhador” e “bom gestor”: o perfil do governador na visão dos tocantinenses
Quando avaliados por atributos pessoais em escala de 1 a 5, os tocantinenses descrevem Wanderlei Barbosa principalmente como trabalhador (3,5), bom gestor (3,4) e próximo da população (3,3).
A pesquisa foi realizada entre 13 e 21 de março de 2026, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
-
CIDADES4 dias atrásPrefeito Eduardo Siqueira Campos inaugura a Praça das Águas e entrega novo espaço de lazer para moradores do Bertaville
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásPré-candidato a deputado federal, Maurício Buffon defende protagonismo do Tocantins e fortalecimento do agro durante Fórum MATOPIBA LIDE em Palmas
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásGoverno do Tocantins lança aplicativo Agrotins+ e site oficial com programação, mapas e serviços ao público
-
CIDADES5 dias atrásDefesa Civil promove capacitação integrada para atendimento de emergências na feira agrotecnológica
-
CIDADES4 dias atrásEscolas intensificam preparativos para o desfile cívico em comemoração aos 37 anos de Palmas
-
NEGÓCIOS4 dias atrásFANTA LANÇA PROMOÇÃO COM BAÚS DE RECOMPENSAS E DESAFIOS POR PRÊMIO
-
ECONOMIA5 dias atrásCERTI leva 130 startups apoiadas pela Jornada Amazônia ao Bioeconomy Amazon Summit, em Belém
-
CIDADES4 dias atrásUsuários do transporte coletivo vão contar com reforço de ônibus durante Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins



