PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Governo articula exposição fotográfica de povos indígenas em parceria com a Bélgica

Publicado em

A vice-governadora Claudia Lelis reuniu na tarde desta quarta-feira, 25, com a secretária de Estado da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, e a gerente de Proteção de Povos Indígenas, Eliete Xerente, para traçarem uma ação de intercâmbio cultural entre o Brasil e a Bélgica. Proposta esta que foi apresentada à vice-governadora pelo embaixador da Bélgica, Jozef Smets, em reunião ocorrida na terça-feira, dia 24. A ideia é promover uma exposição fotográfica de diversos povos indígenas brasileiros e belgas aqui no Tocantins, com a presença de uma das princesas daquele país.

 

Para a vice-governadora, a ação é uma chance de dar visibilidade aos povos indígenas tocantinenses mundialmente, assim como aconteceu nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) ocorridos em Palmas em 2015, destacando que esta é uma pauta do Governo do Estado. “Tenho a certeza que a ação será muito efetiva para a pasta indígena da Secretaria da Cidadania e Justiça, com a oportunidade de promover o intercâmbio cultural de povos indígenas brasileiros e belgas”, comemorou.

 

Em resposta à ideia lançada pelo embaixador e defendida pela vice-governadora, a gerente de Proteção de Povos Indígenas reforçou a real  necessidade de valorização da cultura dos indígenas tocantinenses, que necessita da visibilidade proposta no encontro.

Leia Também:  Jalapão recebeu mais turistas nesse Carnaval do que em todo o mês de fevereiro do ano passado

 

Já a secretária Gleidy Braga propôs, juntamente com a gerente, ideias para mostrar ainda mais a cultura local, a fim de promover uma real troca de experiências. “Além da exposição fotográfica, que traria uma olhar peculiar sobre a cultura indígena belga, também podemos promover intervenções e apresentar os nossos povos, de forma articulada”, sugeriu.

 

Ela afirmou ainda que esse trabalho de articulação dos povos para a ação será mais fácil, uma vez que a secretaria possui uma Gerência Indígena. “A gerente dos povos indígenas, por ser indígena, conhece muito melhor as necessidades dos povos e a sua cultura e poderá tornar a pauta mais efetiva”, acrescentou. Além da Cidadania e Justiça, outras secretarias estão sendo articuladas para tornar a ação mais ampla.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro para festas de Natal e Ano Novo

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou como ponto facultativo os próximos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro. As datas antecipam as comemorações de Natal e Ano Novo, celebradas nos dias 25 dezembro e 1° de janeiro. O Decreto N° 6.877, assinado pelo chefe do Executivo, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 13.

“Desejamos que cada servidor consiga aproveitar esse período celebrando mais um ano que termina e outro que se inicia, com aqueles que amam. Nossos votos são para que todos aqueles, que durante todo o ano trabalharam tão arduamente pelo Tocantins, possam ter o devido descanso para que consigam renovar suas energias para 2025, dando continuidade à prestação de um serviço de excelência para o cidadão tocantinense”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.

O ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais como saúde, segurança, fiscalização tributária e outros que já atuam em caráter de plantão. O expediente nas repartições públicas, contudo, funcionará normalmente a partir das quintas-feiras, 26 de dezembro e 2 de janeiro, a partir das 8 horas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em Colinas, Governo do Tocantins realiza capacitação para incentivar a participação das mulheres em espaços de decisão
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA