PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Hospital Tia Dedé recebe melhorias e posto de coleta de leite humano

Na unidade são encontradas as especialidades de pediatria, ginecologia e obstetrícia, nutrição, psicologia, assistência social e outras.

Publicado em

O Hospital e Maternidade Tia Dedé, de Porto Nacional, é uma unidade de urgência e emergência com pronto socorro infantil que atende a casos de patologias clínicas de crianças de 0 a 11 anos e 11 meses de idade e com pronto socorro ginecológico e obstétrico que atende gestantes nas intercorrências da gestação, no acompanhamento da gravidez de alto risco e parto. 

 

E para ampliar ainda mais os serviços já oferecidos na unidade, além de atender às demandas de Porto Nacional e região e colaborar com os estoques do banco de leite humano do Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, a equipe do Tia Dedé não mediu esforços para conseguir implantar um posto de coleta de leite na unidade.

 

O espaço será utilizado para coleta de leite e o material  será encaminhado ao banco de leite do Dona Regina para ser pasteurizado. Depois de processado, parte ficará no banco, como contribuição para o estoque, e outra parte será devolvida ao Tia Dedé para utilização.

 

Segundo a diretora geral da maternidade, Edith Aires, o posto vai contribuir para a promoção, proteção e apoio a amamentação, além de suprir demandas. “O posto de leite humano vem dar apoio ao banco de leite do Hospital Dona Regina, além de ser o primeiro posto dentro de um hospital regional, que irá suprir as demandas da nossa região, já que iremos atender a 13 municípios da Região de Saúde Amor Perfeito”, destaca.

Leia Também:  Governador pede que servidores ajudem a fiscalizar e coibir aglomerações durante decreto

 

Edith reforça ainda que o posto é de suma importância, já que o hospital Tia Dedé tem muitos recém-nascidos que necessitam de suplementação alimentar. “Temos vários casos de bebês que são prematuros ou mães que, por alguma razão não podem amamentar e com o posto conseguiremos atendê-los”, explicou.

 

A diretora lembra ainda que o projeto é resultado de parceria entre governo e ação comunitária. “Tendo em vista a necessidade de implantar este posto de coleta, buscamos parceiros para agilizar isso. Além do suporte que tivemos do governo, fizemos ações sociais que possibilitaram a aquisição de alguns equipamentos,” comenta.

 

As mães da unidade estão contentes e aprovaram a ação. “É muito bom a gente ter esse apoio do posto perto da gente”, disse Elenice Sousa.

 

Mais Melhorias

Com o apoio do grupo Escoteiros do Ar, servidores e comunidade, o hospital também conseguiu montar um jardimterapêutico que, além de embelezar o espaço, contribui para que o paciente tenha contato com a natureza e possa melhorar seu o quadro de saúde.

 

O governo do Estado ainda realizou outras melhorias e adequações como a humanização do espaço da recepção, implantação da sala de classificação de risco, melhorias no acesso interno entre os pavimentos I e II da maternidade, no centro obstétrico, com adequação da Central de Materiais e Esterilização, e corredores de acesso das alas internas. 

Leia Também:  Começa nesta terça-feira prazo para declaração de informações pecuárias na Ilha do Bananal

 

Além disso, o hospital também está contando com novos equipamentos para melhorar o atendimento como autoclave, oxímetros, suporte de soro, mesa de parto, caneta de bisturi, berços, bebedouros, aparelhos de ar condicionado, poltronas, computadores e outros.

 

Nesta terça-feira, 05, o governador Marcelo Miranda visitou o Tia Dedé e viu de perto as adequações realizadas na maternidade, que já possibilitam melhorias no atendimento a população. Na ocasião, o governador afirmou que pequenas atitudes podem se transformar em grandes projetos para auxiliar o trabalho dos profissionais de saúde.

 

O secretário de estado da Saúde, Marcos Musafir, lembra que a equipe do governo não mede esforços e trabalha diuturnamente para oferecer um melhor atendimento a população. “A cada dia vamos trabalhar mais e mais para que outros benefícios cheguem as pessoas”, reiterou. 

 

O Tia Dedé

O Hospital e Maternidade Tia Dedé também colabora para o planejamento familiar no controle de natalidade, através de métodos contraceptivos e esterilização voluntária, além de oferecer serviços de internação, com a capacidade instalada de 50 leitos. 

 

Na unidade são encontradas as especialidades de pediatria, ginecologia e obstetrícia, nutrição, psicologia, assistência social e outras. 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa vence mais uma ação eleitoral por 7×0 no TRE Tocantins

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) decidiu nesta quinta-feira, 25, por unanimidade, julgar improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “O Futuro é Pra Já” e pelo então candidato Irajá Silvestre Filho contra a chapa do governador Wanderlei Barbosa Castro e a coligação União pelo Tocantins, durante as eleições de 2022.

A decisão sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi fundamentada na ausência de provas robustas que demonstrassem abuso de poder político nas contratações temporárias realizadas pelo governo estadual, reafirmando a legitimidade do resultado eleitoral.

A ação, registrada sob o número 0601528-92.2022.6.27.0000, alegava que o governo estadual havia promovido um grande número de contratações temporárias sem justificativa plausível, estimando cerca de 16 mil novos contratos nos três meses anteriores à eleição de 2022. A coligação requerente sustentava que tais contratações configuravam abuso de poder político, visando influenciar o processo eleitoral.

No entanto, a decisão do tribunal, relatada pelo desembargador Helvécio Maia Neto, concluiu que as contratações temporárias foram realizadas em conformidade com as exigências legais e justificadas pela necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme previsto na Lei nº 9.504/97. Durante a decisão o julgamento, os membros da corte também acolheram o parecer do Ministério Público Eleitoral, que recomendava a improcedência da ação devido à falta de provas substanciais.

Leia Também:  Governo, por meio da Setas, promove capacitações, orientações e trabalho

O relator Helvécio Maia Neto destacou que as contratações temporárias ocorreram majoritariamente nas áreas de educação, saúde e segurança pública, setores essenciais que necessitavam de reposição de pessoal devido à retomada das aulas presenciais e outras demandas urgentes. Além disso, as contratações foram realizadas dentro das normas específicas, sem indícios de irregularidades ou abusos de poder. Entendimento acompanhado integralmente por todos os demais juízes.

Ao comentar sobre a decisão, o advogado de defesa Solano Donato, afirmou que o Tribunal julgou em completa consonância com as provas produzidas nos autos, com a legislação e a jurisprudência eleitoral. “Sempre estivemos confiantes no êxito, na certeza que a vitória do governador nas eleições de 2022 foi a manifestação livre e consciente dos eleitores do Tocantins. Não por menos, obteve a maior votação nominal da história do Estado”, completou.

Com mais uma vitória sobre falsas denuncias registradas durante o período eleitoral de 2022, o governador Wanderlei Barbosa reafirma sua posição de liderança no Tocantins, demonstrando integridade e respeito às leis eleitorais.

Leia Também:  A cidade de Palmas sedia a Consulta Pública para elaboração do PPA 2024/2027 realizada pelo Governo do Tocantins

“Recebi a decisão do TRE-TO com alegria e naturalidade, pois vencemos as eleições de forma limpa e justa, com uma campanha propositiva e alicerçada na melhoria da qualidade de vida do povo tocantinense. Nossos adversários, por outro lado, não aceitam a derrota e tentam, sem nenhum êxito, gerar instabilidade para o nosso governo. Vamos continuar trabalhando incessantemente em prol dos tocantinenses até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA