Estado
Reedição de MP que modifica secretarias de Estado tramita na CCJ
Foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na sessão desta terça-feira, 24, a reedição da medida provisória que altera a estrutura das secretarias estaduais. A MP 17 modifica lei que extingue setores administrativos de órgãos da estrutura organizacional do Executivo. Outra matéria de autoria do deputado Jorge Frederico (PSC) dispõe sobre o parcelamento do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) em 10 vezes.
Para Jorge Frederico, o Tocantins conta atualmente com uma frota superior a 500 mil automóveis e o IPVA é uma importante fonte de receita para o Governo. Porém, muitos contribuintes deixam de pagar o imposto por dificuldades financeiras. “Em um momento de crise em todo o País acreditamos que o parcelamento incentive o contribuinte a pagar seu imposto. Assim, todos se beneficiam: o Estado recebe regularmente e o cidadão não sofre tanto para quitá-lo”, disse o deputado.
Já a MP 17, que trata de modificação na estrutura das secretarias estaduais, está em sua quinta publicação por perda do prazo de votação das edições anteriores. A matéria mantém modificações pontuais e realoca, por incorporação, setores e cargos de atividades afins, assim como reajusta políticas públicas de órgãos extintos, tanto das pastas já existentes, quanto daquelas incorporadas.
Com as mudanças, a Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica passa a integrar a Superintendência de Programas da Educação Profissional na Secretaria de Educação, Juventude e Esportes. Já na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, é criada a Diretoria de Administração e Finanças e a Gerência de Convênios, além de remanejada parte das competências da Assessoria Técnica e de Planejamento para a Assessoria Jurídica na Diretoria Jurídica.
Outra modificação é a transferência de questões relacionadas ao financiamento estudantil da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes para a Diretoria de Amparo à Pesquisa, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura.
Com a incorporação, as secretarias foram denominadas como Secretaria-Geral de Governo e Articulação Política, Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura e Secretaria de Educação, Juventude e Esportes.
Estado
Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro para festas de Natal e Ano Novo
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decretou como ponto facultativo os próximos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro. As datas antecipam as comemorações de Natal e Ano Novo, celebradas nos dias 25 dezembro e 1° de janeiro. O Decreto N° 6.877, assinado pelo chefe do Executivo, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 13.
“Desejamos que cada servidor consiga aproveitar esse período celebrando mais um ano que termina e outro que se inicia, com aqueles que amam. Nossos votos são para que todos aqueles, que durante todo o ano trabalharam tão arduamente pelo Tocantins, possam ter o devido descanso para que consigam renovar suas energias para 2025, dando continuidade à prestação de um serviço de excelência para o cidadão tocantinense”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.
O ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais como saúde, segurança, fiscalização tributária e outros que já atuam em caráter de plantão. O expediente nas repartições públicas, contudo, funcionará normalmente a partir das quintas-feiras, 26 de dezembro e 2 de janeiro, a partir das 8 horas.
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edital 490
-
Estado7 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa abre 1° Fórum de Mineração do Tocantins e destaca que o estado é a nova fronteira mineral do país
-
SAÚDE4 dias atrás
Governo do Tocantins mantém cirurgias eletivas e realiza mais de 16 mil procedimentos em 2024
-
GERAL7 dias atrás
Palmas foi a capital com maior nível de ocupação no Brasil em 2023
-
Estado4 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa recebe helicóptero Esquilo B2 para o Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins
-
SAÚDE7 dias atrás
Semus inova debate e ações de prevenção com exibição de documentário sobre HIV
-
Estado5 dias atrás
Mais de 217 mil tocantinenses saíram da pobreza e 51 mil da extrema pobreza na gestão Wanderlei Barbosa
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
Investir o 13º salário em imóveis é uma aposta segura e inteligente, dizem especialistas