PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Sesau e Unitins fazem parceria para disseminar informações contra o Aedes

Em uma roda de conversa os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e adquirir mais conhecimento prático sobre os mosquitos.

Publicado em

Os hábitos e lugares mais inusitados onde a fêmea do Aedes aegypti pode depositar seus ovos foram alguns dos tópicos esclarecidos, nesta sexta-feira, 3, por técnicos da Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) a funcionários, alunos e assentados vizinhos do campus agrário da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), em Palmas. Em uma roda de conversa os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e adquirir mais conhecimento prático sobre os mosquitos encontrados na zona urbana e rural do Tocantins e que são responsáveis pela transmissão da dengue, febre amarela, febre de chikungunya e zika.

 

A diretora estadual de Doenças Vetoriais e Zoonoses, Mary Ruth Glória, explicou que o avanço da urbanização e o aumento da produção de lixo nas últimas décadas foram fatores fundamentais para o crescimento da população de vetores e que o hábito comum na zona rural de armazenamento de água em grandes recipientes sem o devido acondicionamento pode favorecer a reprodução de vetores.

 

Mary Ruth explicou que a ocasião foi uma oportunidade para disseminar conhecimento e propor ações preventivas contínuas. “Estamos investindo em atividades como esta de mobilização social porque entendemos que precisamos nos aproximar da comunidade. Sabemos que no período das chuvas, as pessoas tomam vários cuidados que são interrompidos no período de estiagem. Mas se ações preventivas não forem feitas agora, o momento seguinte pode ser pior. Estamos aqui para propor ações neste período para que quando a chuva vier, elas continuem sendo praticadas”, completou.

Leia Também:  Contran prorroga prazos para finalização da primeira habilitação

 

Aprendendo na prática

 

O biólogo Carlos Kagueiama do Laboratório de Entomologia Médica da Sesau aproveitou o espaço para explicar que as condições climáticas da região favorecem a reprodução do Aedes. “O ciclo de reprodução do mosquito dura em média de oito a dez dias, mas como aqui nosso clima é mais quente, o ciclo acaba sendo reduzido para cinco a sete dias”, explicou, acrescentando que a fêmea do mosquito põe em média cem ovos e que ela costuma depositar seus ovos aos poucos em pontos diferentes. “O Aedes tem hábitos predominantes diurnos, mas ele também pode picar de noite”.

 

Os produtores rurais Luiza Venturine dos Santos e Francisco de Oliveira, que residem em chácaras próximas ao campus, aproveitaram para observar em microscópios mosquitos endêmicos do Estado expostos. A ideia era permitir aos presentes melhor compreensão sobre as diferenças físicas entre o Aedes aegypti e o Aedes albopictus

 

A tarde se encerrou com a vistoria da área externa do campus, onde são realizadas atividades práticas do curso de Engenharia Agronômica e cultivo de mudas de plantas, em busca de focos de mosquito ou potenciais criadouros de vetores. O servidor do campus Arnaldo Correia auxiliou nos trabalhos de retirada de possíveis pontos de acúmulo de água e disse que já tem experiência no assunto. “Já fiz trabalho voluntário no meu setor. Todo lugar que eu chegava eu fazia este trabalho e tentava incentivar as pessoas a continuar para todo mundo se livrar dessas doenças. Porque elas acontecem muito por falta de conhecimento das pessoas”, disse.

Leia Também:  Confira as medidas adotadas pelo Governo do Tocantins que beneficiam a população e empresas durante a pandemia

 

Parcerias

 

Um software desenvolvido para auxiliar no mapeamento de focos de mosquito também foi apresentado. “Fizemos um aplicativo para comunicar focos de mosquito para contribuir com a sociedade e fazer parcerias para fomentar a divulgação para que mais pessoas tenham acesso”, contou o analista de sistemas Álvaro Prestes, da empresa ConsisTI. Segundo o analista, o aplicativo utiliza recursos de mapeamento geográfico para registro de locais com pontos de água e que podem auxiliar no direcionamento de equipes de combate a endemias para destruição dos mesmos.  “Na Luta contra o Mosquito” foi desenvolvido para Android e já está disponível naPlayStore.

 

A tarde de atividades voltadas para disseminação de conhecimento sobre prevenção e combate de focos de mosquitos faz parte de um cronograma de ações que estão sendo desenvolvidas pela Unitins e Sesau. O intuito é reduzir casos de doenças vetoriais nas comunidades envolvidas nas atividades, dentre eles, universitários, corpo discente e técnico da instituição e comunidades envolvidas nas atividades de extensão da universidade. “Esta luta é de todo mundo, não só de quem trabalha aqui no campus. Por isso, pedimos e contamos com a colaboração de todos”, disse a coordenadora de programas da Unitins, Nayara Gallieta.

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa vence mais uma ação eleitoral por 7×0 no TRE Tocantins

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) decidiu nesta quinta-feira, 25, por unanimidade, julgar improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “O Futuro é Pra Já” e pelo então candidato Irajá Silvestre Filho contra a chapa do governador Wanderlei Barbosa Castro e a coligação União pelo Tocantins, durante as eleições de 2022.

A decisão sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi fundamentada na ausência de provas robustas que demonstrassem abuso de poder político nas contratações temporárias realizadas pelo governo estadual, reafirmando a legitimidade do resultado eleitoral.

A ação, registrada sob o número 0601528-92.2022.6.27.0000, alegava que o governo estadual havia promovido um grande número de contratações temporárias sem justificativa plausível, estimando cerca de 16 mil novos contratos nos três meses anteriores à eleição de 2022. A coligação requerente sustentava que tais contratações configuravam abuso de poder político, visando influenciar o processo eleitoral.

No entanto, a decisão do tribunal, relatada pelo desembargador Helvécio Maia Neto, concluiu que as contratações temporárias foram realizadas em conformidade com as exigências legais e justificadas pela necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme previsto na Lei nº 9.504/97. Durante a decisão o julgamento, os membros da corte também acolheram o parecer do Ministério Público Eleitoral, que recomendava a improcedência da ação devido à falta de provas substanciais.

Leia Também:  Escola em Ananás avaliada em R$ 5,5 milhões é entregue pelo governador

O relator Helvécio Maia Neto destacou que as contratações temporárias ocorreram majoritariamente nas áreas de educação, saúde e segurança pública, setores essenciais que necessitavam de reposição de pessoal devido à retomada das aulas presenciais e outras demandas urgentes. Além disso, as contratações foram realizadas dentro das normas específicas, sem indícios de irregularidades ou abusos de poder. Entendimento acompanhado integralmente por todos os demais juízes.

Ao comentar sobre a decisão, o advogado de defesa Solano Donato, afirmou que o Tribunal julgou em completa consonância com as provas produzidas nos autos, com a legislação e a jurisprudência eleitoral. “Sempre estivemos confiantes no êxito, na certeza que a vitória do governador nas eleições de 2022 foi a manifestação livre e consciente dos eleitores do Tocantins. Não por menos, obteve a maior votação nominal da história do Estado”, completou.

Com mais uma vitória sobre falsas denuncias registradas durante o período eleitoral de 2022, o governador Wanderlei Barbosa reafirma sua posição de liderança no Tocantins, demonstrando integridade e respeito às leis eleitorais.

Leia Também:  SESAU atrasa pagamentos e serviços são suspensos em Araguaína

“Recebi a decisão do TRE-TO com alegria e naturalidade, pois vencemos as eleições de forma limpa e justa, com uma campanha propositiva e alicerçada na melhoria da qualidade de vida do povo tocantinense. Nossos adversários, por outro lado, não aceitam a derrota e tentam, sem nenhum êxito, gerar instabilidade para o nosso governo. Vamos continuar trabalhando incessantemente em prol dos tocantinenses até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA