PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Tocantins recebe investimento para produção de arroz

Agricultores de Santa Catarina estão no Estado para conhecer as potencialidades.

Publicado em

Por ser o terceiro produtor de arroz do país, o Tocantins tem chamado a atenção de agricultores de outros estados, principalmente da Região Sul. Com o intuito de investir na produção de arroz, agricultores de Santa Catarina estão no Estado para conhecer as potencialidades, principalmente das áreas de várzeas, que correspondem os municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium e Dueré. 

 

A primeira visita foi à Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), onde foram recebidos pelo secretário Clemente Barros, diretor de Políticas para Agricultura e Agronegócio, José Américo Vasconcelos e o gerente de Agricultura, Genebaldo Queiroz, que irá acompanha-los em visitas a Embrapa, Banco da Amazônia, Paraíso do Tocantins, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão. Os produtores participam ainda do 8º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia “Madeira 2016”, que será realizado nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17.

 

Com mais de 30 de experiência na produção de arroz, Marcelo Neves da Silva explica que está à procura de novas áreas para expandir a produção, uma vez que em seu estado isso já não é mais viável. “Nosso objetivo é plantar arroz e fazer consórcio com outras culturas como milho e soja, produzindo assim o ano todo. Estamos aqui para conhecer a região, por isso, além do primeiro contato no Governo, através da Secretaria da Agricultura, nossa visita inclui visitas em propriedades, instituições de pesquisa e financeira, pois dependendo da área que conseguimos produzir, queremos beneficiar nossa própria produção e instalar nossa própria cooperativa”.

Leia Também:  Justiça manda Estado pagar dívida e empresa retoma atendimentos  

 

Potencialidades para orizicultura

 

Para Renan Jeremias, a participação do Estado na Agrishow em abril, foi fator determinante para que os produtores decidissem pelo Tocantins. “Foi o único Estado que estava na Feira apresentando as potencialidades, incentivando o investimento na área agrícola, aliás, gostaríamos de parabenizar o Governo por essa visão de incrementar a produção agrícola no Estado”, completou.

 

Para o secretário da Agricultura, Clemente Barros, o interesse dos produtores do Sul em investir no Estado mostra a importância da produção de arroz tocantinense no Brasil. “Nós somos hoje o principal produtor de grãos da Região Norte, e o Tocantins segue como um dos maiores produtores de arroz, atrás apenas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A maior parcela da produção de arroz no Brasil é proveniente do ecossistema várzeas, onde a orizicultura irrigada é responsável por 69% da produção nacional, sendo considerado um estabilizador da safra nacional, uma vez que não é tão dependente das condições climáticas como no caso dos cultivos de sequeiro”, frisou Clemente para os visitantes.

Leia Também:  Provas do concurso do TJ são aplicadas no próximo domingo, 26 de Junho.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa vence mais uma ação eleitoral por 7×0 no TRE Tocantins

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) decidiu nesta quinta-feira, 25, por unanimidade, julgar improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “O Futuro é Pra Já” e pelo então candidato Irajá Silvestre Filho contra a chapa do governador Wanderlei Barbosa Castro e a coligação União pelo Tocantins, durante as eleições de 2022.

A decisão sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi fundamentada na ausência de provas robustas que demonstrassem abuso de poder político nas contratações temporárias realizadas pelo governo estadual, reafirmando a legitimidade do resultado eleitoral.

A ação, registrada sob o número 0601528-92.2022.6.27.0000, alegava que o governo estadual havia promovido um grande número de contratações temporárias sem justificativa plausível, estimando cerca de 16 mil novos contratos nos três meses anteriores à eleição de 2022. A coligação requerente sustentava que tais contratações configuravam abuso de poder político, visando influenciar o processo eleitoral.

No entanto, a decisão do tribunal, relatada pelo desembargador Helvécio Maia Neto, concluiu que as contratações temporárias foram realizadas em conformidade com as exigências legais e justificadas pela necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme previsto na Lei nº 9.504/97. Durante a decisão o julgamento, os membros da corte também acolheram o parecer do Ministério Público Eleitoral, que recomendava a improcedência da ação devido à falta de provas substanciais.

Leia Também:  Período de altas temperaturas requer cuidados redobrados com a pele

O relator Helvécio Maia Neto destacou que as contratações temporárias ocorreram majoritariamente nas áreas de educação, saúde e segurança pública, setores essenciais que necessitavam de reposição de pessoal devido à retomada das aulas presenciais e outras demandas urgentes. Além disso, as contratações foram realizadas dentro das normas específicas, sem indícios de irregularidades ou abusos de poder. Entendimento acompanhado integralmente por todos os demais juízes.

Ao comentar sobre a decisão, o advogado de defesa Solano Donato, afirmou que o Tribunal julgou em completa consonância com as provas produzidas nos autos, com a legislação e a jurisprudência eleitoral. “Sempre estivemos confiantes no êxito, na certeza que a vitória do governador nas eleições de 2022 foi a manifestação livre e consciente dos eleitores do Tocantins. Não por menos, obteve a maior votação nominal da história do Estado”, completou.

Com mais uma vitória sobre falsas denuncias registradas durante o período eleitoral de 2022, o governador Wanderlei Barbosa reafirma sua posição de liderança no Tocantins, demonstrando integridade e respeito às leis eleitorais.

Leia Também:  Servir destaca a importância da telemedicina para beneficiários do Plano

“Recebi a decisão do TRE-TO com alegria e naturalidade, pois vencemos as eleições de forma limpa e justa, com uma campanha propositiva e alicerçada na melhoria da qualidade de vida do povo tocantinense. Nossos adversários, por outro lado, não aceitam a derrota e tentam, sem nenhum êxito, gerar instabilidade para o nosso governo. Vamos continuar trabalhando incessantemente em prol dos tocantinenses até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA