PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Castração

Em Aliança, primeira-dama Karynne Sotero lança projeto Tocantins Amigo do Pet com ações de cuidado e proteção animal

Publicado em

Em Aliança do Tocantins, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, lançou nesta sexta-feira, 25, o projeto Tocantins Amigo do Pet com os objetivos de controlar a população de animais em situação de rua e oferecer serviços gratuitos para tutores. A primeira etapa do projeto ocorre até este domingo, 27, com a previsão de mais de 300 procedimentos de castração de cães e gatos durante a ação. A iniciativa deve ser expandida para outros municípios tocantinenses.

Coordenado pela primeira-dama, o projeto conta com a organização conjunta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Comitê Pró-Animais), com a Prefeitura de Aliança do Tocantins e diversos parceiros públicos e privados.

Durante o lançamento, a primeira-dama Karynne Sotero destacou que o projeto está inserido na Rede Cuidar, que atua na articulação de políticas públicas para fortalecer a promoção das famílias tocantinenses em situação de vulnerabilidade. “Ontem [quinta-feira, 24] nós fizemos a reunião sobre a Rede Cuidar. Essa rede foi feita para integrar todos os projetos e ações sociais que temos dentro do Governo em um ambiente só. E nós não poderíamos deixar de tratar e de falar dessa causa tão importante, que é cuidar dos animais. E é por isso que estamos aqui, porque essa questão não é apenas do Goveno, não é apenas do prefeito ou do deputado. Essa questão também é sua, é nossa. E nós só vamos conseguir diminuir o número de cachorros abandonados e os maus-tratos se, verdadeiramente, dermos as mãos”, enfatizou a primeira-dama, que na ocasião também entregou certificados aos protetores independentes de animais em situação de vulnerabilidade no município.

Leia Também:  Seminário beneficente no Tocantins terá presença do campeão Rodolfo Vieira

Na ocasião, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, ressaltou a importância da ação para a saúde pública. “É um marco histórico o início do programa Tocantins Amigo do Pet. E castração significa saúde pública, significa bem-estar animal, significa o controle de zoonoses, controle de acidentes de trânsito, uma série de coisas. Só há benefícios nessa política para a proteção e para o bem-estar animal. Então, o Tocantins, por meio da Rede Cuidar e da primeira-dama, lança hoje [sexta-feira,25] o programa Tocantins Amigo do Pet”, pontuou.

O prefeito de Aliança do Tocantins, Elves Guimarães, comemorou o fato de o município ter sido o primeiro contemplado pelo projeto. “Esse projeto é importantíssimo para a cidade de Aliança. Um projeto piloto, da nossa primeira-dama Karynne Sotero, em parceria com a deputada Claudia Lelis, implantado no Tocantins e que iniciou aqui em Aliança. Para mim, é uma honra, como gestor deste município, ser a primeira cidade a ser contemplada”, enfatizou.

A ação também faz referência ao Abril Laranja, mês de conscientização para a prevenção da crueldade contra os animais e conta com o apoio da deputada estadual Cláudia Lelis, autora da emenda parlamentar que garantiu os recursos para a execução do projeto. “Esse é um compromisso que assumi com a causa animal e que hoje se concretiza com o apoio da primeira-dama, que abraçou essa pauta com sensibilidade. O estado do Tocantins passa a ser referência em cuidado e respeito aos animais”, explicou a deputada, durante discurso.

Leia Também:  Ação do Ministério Público do Tocantins visa garantir cirurgias neurológicas eletivas no HGP

Moradora do município, a aposentada Zuleide Alves Assunção elogiou a iniciativa. “Tenho dois cachorros para castrar e, antes, a gente precisava ir até Gurupi e ainda pagar pelo procedimento. Agora, com esse projeto aqui na cidade, ficou mais acessível e gratuito. Foi uma grande ajuda para todos nós”, salientou.

Já a costureira e protetora independente Francisca de Sousa Miranda, que recebeu o certificado de reconhecimento das mãos da primeira-dama, reforçou a importância da castração como forma de combater o abandono. “A gente ajuda como pode. Os animais nas ruas sofrem com fome e sede. Com a castração, evitamos que nasçam mais bichinhos que podem acabar nessa situação. É uma iniciativa maravilhosa”, evidenciou.

A programação do primeiro dia contou, ainda, com uma caminhada em defesa dos animais e o início dos atendimentos na Clínica Itinerante. As atividades seguem até o domingo, 27, com atendimento gratuito à população. Além das castrações, a programação inclui a feira de adoção e orientações sobre guarda responsável.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GERAL

4ª Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária prossegue nesta sexta-feira, 25, na Unopar, em Palmas

Published

on

Com a presença de representantes da Economia Solidária de todo o Tocantins a 4ª Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária teve abertura oficial, na quinta-feira, 24, e prossegue nesta sexta-feira, 25, das 8 até as 18 horas, na Unopar, em Palmas.

O objetivo do evento é debater as propostas vindas das conferências regionais e eleger novos delegados, representantes de empreendimentos da economia solidária, poder público e organizações sociais, para a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (4ª Conaes), que acontece em Brasília. O Tocantins participará com 16 delegados titulares e oito suplentes.

A Conferência Estadual foi convocada pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Tocantins, e é realizada conjuntamente pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), e do Fórum Estadual de Economia Popular e Solidária. Tem o apoio institucional da UNOPAR, Sebrae e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

ABERTURA

A abertura da 4ª Conferência Estadual de Economia Solidária ocorreu na noite da quinta-feira, 24, e teve início com a realização de palestra sobre análise de conjuntura e balanço dessa política pública.

A secretária da Setas, Cleizenir Divina dos Santos, abriu o evento afirmando de sua satisfação em receber os participantes, e em especial os delegados (as) eleitos (as) nas etapas intermunicipais, que ocorreram entre outubro e novembro de 2024, nos municípios sede de Araguatins (Região do Bico do Papagaio), Marianópolis (Região do Cantão), Ponte Alta do Tocantins (Região do Jalapão) e Porto Nacional (Região Centro Sul). A secretária agradeceu aos presentes, que se deslocaram de seus estados e municípios para estarem na conferência e dessa forma engradeceram o encontro: “O evento é muito importante para o Tocantins porque vamos discutir as políticas públicas nessa área que estarão presentes no Plano Nacional de Economia Solidária”.

Leia Também:  Profissionais da comunicação podem se inscrever no 7º Prêmio MPTO de Jornalismo

Além da gestora da Setas, estiveram presentes no evento de abertura o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Tocantins e presidente da comissão organizadora da Conferência, Jálson Jácomo do Couto, e a engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa.

“A Conferencia é uma ação muito importante que reúne
toda a produção da economia solidária do Estado, pessoas representando a região do Bico do Papagaio, o Cantão, Jalapão o Centro-Sul, pessoas que estão engajadas no processo. E daqui vamos tirar os delegados que vão representar o Tocantins na Conferência Nacional”, destacou Jálson Jácomo do Couto.

A representante da Seagro, Francisca Marta Barbosa explicou sobre a importância dos delegados estaduais: “Aqui estão presentes os delegados municipais, que foram eleitos em suas regiões. Eles representam as suas comunidades, nos seus territórios, e vão eleger representantes estaduais que vão apresentar as propostas dos eixos, nos cinco temas, na Conferência Nacional e depois de apresentadas poderão construir o Plano Nacional de Economia Solidária”.

SEGUNDO DIA

O segundo dia da conferência teve início com a leitura e aprovação do Regimento Interno.

A secretária executiva da Setas, Alessandra Camargo, lembrou que a conferência está sendo retomada após um lapso de dez anos e que voltar essa conferência representa um grande impacto para os empreendedores da economia solidária: “Além da conferência estamos restabelecendo o Conselho de Economia Solidária e a interlocução com o Fórum de Economia Solidária. Essas três instâncias fortalecem toda a política de Economia solidária do Tocantins”.

Leia Também:  Temporadas de praia do Araguaia/Tocantins aquecem economia regional

Dando continuidade ao evento, foram empossados os 40 conselheiros titulares e 40 suplentes para o Conselho Estadual de Economia Popular e Solidária do Tocantins.

O Conselheiro representante da Setas, Clay Rios, disse que tem grande importância a participação da Setas no Conselho, porque a pasta já trabalha diretamente com essa população.

O evento prosseguiu com a formação dos grupos de trabalhos com os delegados eleitos nas conferências intermunicipais, que discutirão os eixos da conferência: realidade socioambiental, cultural, política e econômica; produção, comercialização e consumo; financiamento: crédito e finanças solidárias; educação, formação e assessoramento técnico; ambiente institucional: legislação, gestão e integração de políticas públicas.

Ao final, a plenária vota as propostas que serão levadas para a 4ª Conferência Nacional, e escolhe também os delegados estaduais que representarão o Tocantins.

Participação

Também marcaram presença no encontro, a secretária municipal de Palmas e primeira-dama do município, Polyanna Siqueira; representantes da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes/Tem), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA) e do Fórum Estadual de Economia Solidária, e Sebrae.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA