PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Atenção Psicossocial

7° Fórum de Saúde Mental de Palmas começa nesta terça-feira, 13

Publicado em

Com tema ‘Os Impactos da Lógica Manicomial nos Trabalhadores do SUS’, começa nesta terça-feira, 13, a partir das 17 horas, o 7º Fórum de Saúde Mental de Palmas, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Até o dia 15 de maio, data final do evento, o público participará de uma série de atividades sobre práticas institucionais que ainda influenciam as condições de trabalho e a saúde mental dos profissionais da rede pública.

A programação inclui mesas-redondas, painéis abertos ao público e oficinas voltadas aos profissionais do SUS. Os debates buscam fortalecer os princípios da atenção psicossocial no sistema público de saúde, discutir os desafios da Reforma Psiquiátrica e propor estratégias para ambientes de trabalho mais acolhedores e menos propensos ao adoecimento.

O Fórum também pretende ampliar o debate sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores da saúde mental no SUS, especialmente no que diz respeito à herança de práticas manicomiais que ainda persistem no cotidiano profissional. A ideia é promover uma troca de experiências que contribua para a construção de estratégias coletivas voltadas à valorização do cuidado e à garantia de condições dignas de trabalho, sempre com foco na humanização dos serviços e na prevenção de adoecimentos.

Leia Também:  Sesmu reforça a necessidade da credencial para vaga especial em estacionamento

Programação

Terça-feira, 13

17h – Credenciamento (Auditório Central)

19h – Apresentação do Coral da Guarda Metropolitana de Palmas

19h30 – Abertura oficial e composição da mesa de autoridades

20h30 às 21h30 – Mesa-redonda: ‘Os impactos da lógica manicomial nos trabalhadores do SUS’, com Domingos de Oliveira (enfermeiro) e Juliana Pinto Corgozinho (psicóloga)

21h40 – Encerramento

Quarta-feira, 14

13h30 – Direcionamento para as oficinas

14h às 17h – Oficinas temáticas:

Sala 1: ‘Impacto do Trabalho na Saúde da Trabalhadora’ – (Cristina Silvana da Silva Vasconcelos, Lucas Lima Nascimento de Sousa, Tayse de Paula dos Reis Santos)

Sala 2: ‘NR-1 e a Interface com as Políticas do Trabalhador do SUS’ – (Betania Moreira Cangussu Fonseca)

Sala 3: ‘Rede de Atenção Psicossocial e o combate à lógica manicomial’ – (Daniel Marques dos Santos e Sonielson Luciano de Sousa)

Sala 4: ‘Prevenção e Promoção da Saúde Mental do Trabalhador’ – (Marcia Pessoa, Matheus Nascimento Santos, Mayla Aires Amara Pimenta)

17h – Mesa-redonda: ‘Função social do trabalho e a autopercepção do trabalhador do SUS’ – (Plácido Medrado e Érica Pollyana Oliveira Nunes)

Leia Também:  IEL divulga mais de 50 vagas de estágio remunerado em 3 municípios do Tocantins

Quinta-feira, 15

14h – Painel: ‘A desinstitucionalização de pacientes de saúde mental no Poder Judiciário e a atuação da Raps’ (Auditório Central)

16h – Mesa-redonda: ‘Panorama das Políticas de Saúde Mental’ (Auditório Central) – (César Morais Ramos e Mariana Miranda Borges)

18h – Apresentação de propostas, encaminhamentos e divulgação da Portaria do Programa de EP em Saúde Mental e do Plano Municipal de Saúde Mental (Auditório Central)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PALMAS

Prefeitura de Palmas conhece projetos socioambientais da BRK para futuras parcerias

Published

on

Um bebedouro acessível para cadeirantes, oficinas de grafite, visitas ecopedagógicas e ações voltadas à sustentabilidade estão entre os projetos apresentados por representantes da BRK Ambiental a secretários municipais, durante reunião realizada na tarde desta terça-feira ,13, na Secretaria Municipal de Ação Social (Semas).

“Com certeza abraçaremos todos esses projetos, que dialogam diretamente com o que o prefeito Eduardo Siqueira Campos tem solicitado a nós, secretários”, afirmou a secretária da Semas, Polyanna Siqueira Campos.

A reunião foi articulada pelo secretário de Governo, Sérgio Vieira Marques (Soró), que destacou a importância do diálogo entre o poder público e a iniciativa privada. “Nosso papel é justamente esse: promover conexões. E a BRK está nos oferecendo um conjunto de ideias alinhadas às necessidades do município”, pontuou.

A diretora de Operações da BRK Ambiental, Sandra Leal, ressaltou o comprometimento da gestão com ações que beneficiem a população mais vulnerável. “Todos os projetos já estão estruturados e contam com recursos garantidos”, assegurou.

Um grupo de trabalho, formado por técnicos das secretarias envolvidas e da concessionária, será criado nos próximos dias para dar andamento às propostas.

Leia Também:  Sesmu reforça a necessidade da credencial para vaga especial em estacionamento

Presenças
Além de representantes da BRK Ambiental, participaram da reunião os secretários municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Cézar Monteiro; de Zeladoria Urbana, Marcílio Guilherme Ávila; da Mulher, Solange Duailibe e o vereador Folha.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA