PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Seminário

Em Palmas, Delegado da Polícia Civil do Tocantins ministra palestra sobre direitos de crianças e adolescentes

Publicado em

Com o tema “Proteção e direitos de crianças e adolescentes no dia a dia da atividade policial”, o delegado da Polícia Civil do Tocantins, Rodrigo Santili do Vale, ministrou, na última sexta-feira, 12, em Palmas, palestra em um evento realizado por uma universidade particular da Capital.

Titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA – Palmas), o delegado Rodrigo Santili falou de forma objetiva sobre a atuação prática das equipes da delegacia, no tocante à apuração de crimes praticados contra crianças e adolescentes, bem como o importante trabalho que é realizado pela Polícia Civil no sentido de conscientizar pais e responsáveis sobre os cuidados que devem adotar com relação a esse grupo vulnerável, que por muitas vezes é vítima de crimes praticados dentro do seio familiar e por pessoas conhecidas e próximas.

A palestra também teve por finalidade apresentar aos acadêmicos e futuros operadores do direito todo o arcabouço técnico-jurídico que existe atualmente e que são aplicados no dia a dia, objetivando assegurar meios para que a criança e o adolescente tenham segurança e possam crescer e se desenvolver de forma saudável em um ambiente seguro e não ser exposto a qualquer tipo de crime que possa resultar em danos físicos e psicológicos.

“Eventos assim são uma ótima oportunidade de apresentar aos acadêmicos, uma visão mais ampla da atuação policial na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, pois, desse modo, eles podem aliar o conhecimento técnico-jurídico que estão adquirindo em sua formação em direito e utilizar na prática do enfrentamento a violência, sobretudo, sexual, praticada contra crianças e adolescentes”, pontuou o delegado Rodrigo.

Leia Também:  ‘Madruga’ arrecada roupas e alimentos para famílias carentes do Taquari e região

Normativas recentes

A autoridade policial também lembrou dos recentes dispositivos normativos como a lei 14.811/24, a qual acrescentou o artigo 146-A, ao Código Penal que tipifica o bullying como ação individual ou em grupo de intimidar sistematicamente, mediante violência física ou psicológica, uma ou mais pessoas de modo intencional e repetitivo sem motivação evidente. A normativa aprovada pelo Congresso Nacional tem por objetivo aumentar a segurança de crianças e adolescentes.

Exposição nas redes

O delegado Rodrigo Santili também abordou sobre as práticas de bullying cometidas em ambiente virtual e que trazem tanto sofrimento às vítimas, que são expostas a humilhações e comportamentos vexatórios, trazendo intenso sofrimento físico e psicológico.

O delegado ainda lembrou aos acadêmicos sobre os cuidados que devem ser adotados por pais e responsáveis na proteção a crianças. Por fim, disponibilizou os canais de atendimento da DPCA – Palmas, que estão aptos a receber denúncias de crimes praticados contra esses vulneráveis.

Omissão de socorro

O delegado também discorreu sobre o crime de omissão de socorro, afirmando que todos têm o dever moral de impedir abusos e qualquer tipo de ato nocivo praticado contra crianças e adolescentes, fazendo as denúncias aos órgãos de proteção como a Polícia Civil, providenciando assim, ajuda às vítimas, sob pena de responsabilização penal na forma da lei.

Leia Também:  ETSUS esta com inscrições abertas para o curso de elaboração de projetos educacionais em saúde

Mais sobre o evento 

O evento faz parte de uma série de seminários propostos pela instituição de ensino superior e tem por objetivo fazer com que todos os acadêmicos do curso de direito conheçam e saibam como atuam todas as instituições e órgãos que compõem a rede de proteção à criança e ao Adolescente, em Palmas.

Desse modo, ao final do ciclo de palestras, os acadêmicos podem ser capazes de entender a dinâmica de funcionamento e propor projetos de lei nos âmbitos municipal e estadual.

Além da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, o simpósio de palestras também inclui: ⁠Defensoria Pública Estadual, Juizado da Infância e Juventude, ⁠Conselho Tutelar, ⁠Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância e Juventude/Ministério Público Estadual, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (CEDECA)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PALMAS

Em dia de plantão do TRE-TO no feriado, idoso dá exemplo e destaca importância do voto

Published

on

Os atendimentos acontecem hoje, quarta-feira, e no próximo fim de semana, dias 4 e 5 de maio.

 

O eleitor Egnaldo Ananias, 66 anos, um dos que buscaram atendimento no cartório da 29ª Zona Eleitoral em Palmas nesta quarta-feira, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, procurou a unidade para regularizar seu local de votação. Na reta final para o fechamento do cadastro eleitoral, que acontece na próxima quarta-feira, 8 de maio, os cartórios eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) intensificam o atendimento à população em todo o Estado.

Residente em Palmas, Egnaldo Ananias afirmou que o atendimento no feriado facilitou a vida do cidadão ao se regularizar com a Justiça Eleitoral. “Para quem trabalha, este período é ideal para se regularizar. Muitos dizem que o idoso não deveria votar, mas se enganam! Nós é que devemos ser exemplo, pois os jovens estão começando. A eleição é fundamental para a democracia, pois permite escolhermos nossos representantes. Por isso, é necessário que todos estejam aptos e compareçam às urnas”, declarou.

Mobilização no feriado do Dia do Trabalhador

Nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador, com atendimentos das 8h às 14h, aqueles que ainda não regularizaram sua situação cadastral ou solicitaram o primeiro título tiveram a oportunidade de ter acesso aos serviços.

Em Palmas, os atendimentos estão sendo realizados no cartório eleitoral da 29ª Zona Eleitoral e no Ponto de Atendimento no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Karajá I, localizado no bairro Aureny III. Este ponto de atendimento, criado para atender à população da região sul da capital, encerra suas atividades nesta quarta-feira, 1º.

Leia Também:  ETSUS esta com inscrições abertas para o curso de elaboração de projetos educacionais em saúde

A estudante Michely Kauany de Andrade, 19 anos, compareceu à sede da 29ª ZE para realizar o cadastro biométrico e transferir seu local de votação. Ela ressaltou a importância da prestação dos serviços no feriado. “Este atendimento foi muito útil, pois muitas pessoas não podem comparecer durante a semana por causa do trabalho ou estudo. Eu faço faculdade e achei ótima a iniciativa de realizarem o atendimento no feriado. Assim, terei segurança e comodidade ao votar”, afirmou a estudante.

No Aureny III

Da região sul de Palmas, a eleitora Ediene Barbosa de Oliveira, 34 anos, que veio do Estado de Alagoas, buscou o ponto de atendimento do TRE-TO no Cras Karajá I para transferir seu local de votação para o Tocantins.
“Estou achando ótimo, pois quem trabalha tem pouco tempo para vir aqui fazer o título ou outro serviço. Vim semana passada e estava muito cheio, sem tempo para esperar. Agora, consegui transferir meu título para Palmas”, ressaltou Ediene.

 

Plantão no fim de semana

Em regime de plantão, a Justiça Eleitoral atenderá das 8h às 14h. Vale ressaltar que também abrirá suas portas no próximo fim de semana, sábado e domingo, dias 4 e 5 de maio. Esta medida, determinada pelo presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, por meio da Portaria do TRE-TO nº 157, de 23 de fevereiro de 2024, visa garantir que os eleitores tenham acesso aos serviços eleitorais, mesmo durante o feriado e fim de semana, e fiquem dentro do prazo para o fechamento do cadastro eleitoral, que encerra em 8 de maio.

Leia Também:  Operação na Capital removeu 15 veículos no fim de semana

Atendimentos virtuais

Além dos atendimentos presenciais, o TRE-TO oferece também serviços virtuais por meio da Central de Atendimento Virtual ao Eleitor (Cave), no whatsApp: 0800-6486-800 e do Autoatendimento Online. Nesses canais, é possível emitir o título de eleitor, fazer transferência, revisão/atualização de dados ou regularizar pendências. Importante lembrar que a coleta da biometria e o primeiro título são serviços realizados apenas presencialmente no cartório eleitoral.

 

Essas opções proporcionam comodidade e agilidade aos eleitores, permitindo que realizem diversas operações eleitorais sem sair de casa. A iniciativa reforça o compromisso do tribunal em garantir um processo eleitoral acessível e eficiente para todos os cidadãos.

 

Objetivos Estratégicos:
1- Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.

 

 

Foto: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA