MEIO AMBIENTE
FMA orienta sobre técnicas adequadas para plantio em áreas públicas
A necessidade de aliar boas práticas ambientais com técnicas corretas será o tema apresentado na manhã desta sexta-feira, 28, pela equipe da Gerência de Educação Ambiental, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), durante uma ação na Praça da ACNO 1 (antiga 103 Norte), para retirada de pneus, utilizados de forma inadequada para proteger mudas plantadas no local.
A técnica em Educação Ambiental, Irisneide Farias Barbosa, explicou que a participação da comunidade em ações relacionadas à proteção e conservação do meio ambiente é uma das principais metas da FMA. Ela destacou que quando alguma ação espontânea da comunidade precisa ser ajustada a Fundação age para alinhar as iniciativas às normas ambientais vigentes.
“O cidadão leigo não tem a obrigação de conhecer as técnicas e normas aplicadas às políticas ambientais. Nossa função é também a de acompanhar o desenvolvimento da cidade, observar as interações da comunidade e quando necessário disponibilizar nosso conhecimento técnico, para que o cidadão se integre e seja um agente ativo do meio ambiente no município”, disse Irisneide.
A profissional explicou que os pneus que serão retirados da praça, pela equipe da FMA, foram colocados por iniciativa de um cidadão. Ela lembrou que apesar de ser um trabalho que visa proteger as plantas, é preciso saber como utilizar o material adequadamente.
“Antes de retirar vamos ensinar à comunidade qual material deve ser utilizado em ambientes abertos, tendo em vista além da proteção ambiental, também o cuidado com a saúde pública”, disse Irisneide, ao lembrar que os pneus possuem capacidade para armazenar água, e que podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegipty, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.
O material recolhido na ação será levado para o Ecoponto de Pneus de Palmas onde receberão o tratamento adequado de reciclagem, evitando que retornem ao meio ambiente, ou causem riscos à saúde pública.
Saiba mais: Ecoponto de Pneus de Palmas está localizado na Avenida I, quadra 129 A, lote 12, em frente ao Tênis Sesc, no Jardim Aureny I.
PALMAS
Prefeitura lança Escola de Líderes para fortalecer atuação comunitária em Palmas
A Prefeitura de Palmas lança, nesta terça-feira, 5, às 19 horas, o projeto Escola de Líderes, em evento no Parque Municipal da Pessoa Idosa. A iniciativa, conduzida pela Secretaria do Gabinete do Prefeito, é voltada à formação de lideranças comunitárias, presidentes de associações de moradores e representantes de bairros da Capital.
“O prefeito Eduardo Siqueira Campos idealizou a Escola de Líderes com o propósito de preparar quem já atua na ponta, dando ferramentas para qualificar a liderança comunitária, fortalecer o diálogo com o poder público e transformar demandas em soluções concretas para a cidade”, disse o secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, Carlos Jr.
O programa tem como objetivo desenvolver habilidades e competências essenciais para fortalecer a atuação cidadã nos bairros, ampliando o papel de liderança nas comunidades. A proposta também busca potencializar talentos locais, formando agentes capazes de contribuir com a execução de políticas públicas e a articulação de ações sociais e políticas.
A formação será estruturada em módulos, onde os participantes terão contato com conteúdos como introdução à política cidadã, identidade e reputação do líder, liderança na prática, comunicação e oratória, mediação de conflitos e mobilização comunitária. A metodologia combina palestras e atividades práticas, com foco em aplicação direta nas comunidades.
O processo de seleção considerará critérios como escolaridade e disponibilidade de horários, com turmas distribuídas em turnos de manhã, tarde e noite. Cada grupo contará com até 30 participantes, permitindo a formação de centenas de lideranças ao longo do ciclo inicial do programa.
A gestão municipal aposta na Escola de Líderes como instrumento para fortalecer a participação popular e aproximar a população do poder público, estimulando uma atuação mais qualificada, organizada e efetiva nas comunidades de Palmas.
-
CIDADES6 dias atrásPrefeito Eduardo Siqueira Campos inaugura a Praça das Águas e entrega novo espaço de lazer para moradores do Bertaville
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásPré-candidato a deputado federal, Maurício Buffon defende protagonismo do Tocantins e fortalecimento do agro durante Fórum MATOPIBA LIDE em Palmas
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásGoverno do Tocantins lança aplicativo Agrotins+ e site oficial com programação, mapas e serviços ao público
-
CIDADES7 dias atrásDefesa Civil promove capacitação integrada para atendimento de emergências na feira agrotecnológica
-
CIDADES6 dias atrásEscolas intensificam preparativos para o desfile cívico em comemoração aos 37 anos de Palmas
-
NEGÓCIOS6 dias atrásFANTA LANÇA PROMOÇÃO COM BAÚS DE RECOMPENSAS E DESAFIOS POR PRÊMIO
-
ECONOMIA7 dias atrásCERTI leva 130 startups apoiadas pela Jornada Amazônia ao Bioeconomy Amazon Summit, em Belém
-
CIDADES6 dias atrásUsuários do transporte coletivo vão contar com reforço de ônibus durante Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins



