PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Reforma

Prefeitura entrega reforma do Parque da Pessoa Idosa

Publicado em

A Prefeitura de Palmas entregou nesta quarta-feira, 19, ampla reforma executada no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier Oliveira, localizado na região sul da Capital, onde cerca de 500 pessoas idosas são atendidas com atividades físicas, culturais, de lazer e bem-estar.

“Estamos entregando um trabalho de excelência, um equipamento integrado com a natureza, revitalizado com dinheiro nosso, dos nossos impostos. Não tem milagre, é valorizando o servidor público e definindo obras estratégicas, tendo como prioridade o bem-estar da população idosa 60+”, frisou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, durante a solenidade de entrega da reforma. A gestora ainda destacou estar orgulhosa com os investimentos em obras sociais, ressaltando que deixará equipamentos estruturados e serviços amparados por leis, com os conselhos instituídos e assim garantir que não haja retrocessos no futuro.

Além da prefeita, a cerimônia teve a presença da secretária de Políticas Sociais e Igualdade Racial, Cleizenir Divina dos Santos, representantes do Poder Legislativo Municipal e Estadual, frequentadores, funcionários e voluntários do Parque. A programação do evento contou com apresentações musicais da Orquestra Sanfônica de Palmas, e do senhor Valter José Farias, aposentado e frequentador do Parque da Pessoa Idosa, dança com o Grupo Feliz Idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Karajá I, localizado no Jardim Aureny III.

Leia Também:  Audiência pública sobre a revisão do Plano Municipal de Drenagem acontece nesta quinta, 04

A reforma aconteceu em duas etapas, de modo a não prejudicar o funcionamento do local e manter o atendimento aos frequentadores e teve como objetivo proporcionar maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários e servidores.

Abaixo está o detalhamento de todas as modificações que o espaço recebeu

  • Revitalização da estrutura contemplando instalação de portas e janelas, paredes e salas para atendimento e administrativos
  • Estacionamento interno
  • Pintura de paredes e forros, telhado, revestimento de parede e piso, calçadas de concreto e bloquete, e pista de cooper
  • Adequação nas instalações elétricas e hidrossanitárias (banheiros e edificações em geral), e manutenção de limpeza no sistema de drenagem
  • Sistema de combate a incêndio e emergência
  • Reforma do auditório, para uso de palestras, apresentações e reuniões
  • Área externa de convivência
  • Paisagismo
  • Manutenção e melhoria na piscina e quadra de futebol
  • Manutenção dos banheiros de uso coletivo, pisos internos e limpeza do piso externo
  • Manutenção dos postes da área externa

Parque da Pessoa Idosa

No parque são oferecidas, de segunda a sexta-feira, aulas de diversas modalidades esportivas, além de atividades como grupos de convivência com psicólogos, atividades cognitivas, atendimento médico na especialidade de acupuntura e eventos sociais festivos inteiramente direcionados às pessoas idosas. As atividades são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial (Sempsir) com apoio  da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes).

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PALMAS

Prefeitura de Palmas regulamenta novos procedimentos para seleção de famílias do Minha Casa, Minha Vida

Published

on

Seleção de beneficiários seguirá princípios que garantem prioridade às famílias em maior situação de vulnerabilidade social

As famílias incluídas em cadastros para empreendimentos habitacionais na Capital devem ficar atentas aos novos procedimentos. A Prefeitura de Palmas publicou, no Diário Oficial do Município de segunda-feira, 24, a portaria que regulamenta os procedimentos para seleção de beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A normativa da Secretaria de Infraestrutura e Habitação complementa as disposições da Portaria MCID nº 738/2024, com destaque para os processos de hierarquização e pós-hierarquização das famílias inscritas nos cadastros habitacionais.

De acordo com a portaria, toda a seleção seguirá princípios que garantem prioridade às famílias em maior situação de vulnerabilidade social. Entre as diretrizes estão os critérios de validação e homologação, definição dos grupos prioritários, regras de desempate, organização da lista de espera, etapas de hierarquização e percentual de vagas destinadas a grupos específicos — como pessoas idosas, pessoas com deficiência, famílias do Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Leia Também:  Dia "D" de Multivacinação segue até às 17 horas na região sul de Palmas

Processo de seleção 

Após o processo de hierarquização, serão divulgadas listas de pré-selecionados, suplentes e cadastro de reserva, respeitando o número de unidades disponíveis e um percentual adicional para reposição. A convocação dos pré-selecionados ocorrerá via edital, exigindo apresentação de documentos em data, horário e local definidos.

A designação das unidades ocorrerá após análise documental e aprovação da instituição financeira. Serão asseguradas unidades adaptadas para pessoas com deficiência e unidades térreas para idosos. As reservas legais incluem: mínimo de 50% para famílias do Bolsa Família, pessoas com microcefalia na composição familiar ou BPC; 3% para pessoas com deficiência; 3% para idosos; e 3% para moradores ou pessoas em situação de rua.

Novos empreendimentos

“Essa portaria regulamenta as fases dos processos de seleção para empreendimentos residenciais em Palmas que estão em construção, dando transparência para que toda a população possa acompanhar o procedimento de seleção das famílias a serem beneficiadas”, pontuou o secretário executivo de Habitação, Marlen Ribeiro Rodrigues.

Estão sendo construídas 496 unidades residenciais, do empreendimento Parque dos Ipês I, II e III, totalizando 496 apartamentos. A obra está em fase de conclusão com data de entrega prevista para o primeiro semestre de 2026.

Leia Também:  Projeto ‘Formação de Atores e Plateia’ apresenta leitura dramática da peça ‘A Idade do Sonho’
COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA