PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

PALMAS

‘Uma Entre Mil Palmas Possíveis’: recital poético-musical será lançado nesta quarta-feira, 30

Publicado em


O artista multimídia Thiago Ramos lança nesta quarta, 30, às 20 horas no canal www.curtapalmas.com a show  ‘Uma Entre Mil Palmas Possíveis – recital poético-musical’. Projeto em que apresenta poemas e canções de sua autoria, feitos a partir de vivências e experiências na cidade de Palmas, contemplado pelo no Edital N° 010 da Aldir Blanc da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Conforme o autor, o projeto é originário do livro ‘Palmacética’ (publicado em 2019), resgatando em um novo formato muitos dos textos publicados, além de criações inéditas que irão compor uma edição futura. “Já tenho um livro publicado, que é Palmacética, e agora um projeto musical que se utiliza de muitos desses textos e de outros ainda inéditos, que estarão num livro futuro. O próximo passo para estas canções é a gravação em estúdio, talvez em disco físico, mas, certamente estão em meus planos transformar tudo isso num show, batalhar por circulação”, afirma Ramos.

O prêmio foi bastante oportuno para tirar muitas de suas músicas do papel e do campo das ideias, “Eu havia chegado num ponto em que considerava o projeto musical muito maduro, mas não tinha perspectivas de como desenvolvê-lo na prática. O edital caiu como uma luva para uma primeira materialização em áudio e vídeo com maior qualidade técnica e artística”, pontua Ramos.

A produção musical e os arranjos são assinados por Heitor Oliveira (teclado e clarinete), Ulisses Cândido (violão solo) e por Thiago Ramos (violão e voz). Outra presença fixa no palco é a de Alexandre Carneiro (contrabaixo elétrico, percussão e vocais). Alciney Oliveira participa da última música, “Transitus Erotiques Est”, em que toca saxofone.

Leia Também:  Motoristas devem ficar atentos à redução de faixas na Teotônio Segurado

Outros destaques são o cenário, feito a partir de fotos ampliadas de Edson Lopes (gentilmente cedidas por Tharson Lopes, seu filho) primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura de Palmas (falecido em 2010 aos 66 anos), que trazem imagens do começo da cidade no início dos anos 1990 e a inserção de mini depoimentos de moradores de Palmas, como Eliezer (alguém que Thiago conheceu no Seturb em 2019 e nunca mais viu), Carlos de Bayma (escritor, cantor e compositor), Gil Doliath (arquiteta, cantora e compositora) e Patrícia Orfila (arquiteta, escritora e professora da UFT), cada um com seu ponto de vista, abordando a capital tocantinense por ângulos distintos, trazendo a suas cidades de Palmas. Promovendo, mesmo que com limitações de tempo e espaço, uma maior diversidade e pluralidade para o show.

 “Quando se fala em ‘Mil Palmas Possíveis’ é importante chegar até a Palmas de cada um, por isso estas vozes e as imagens do Edson, porque elas representam uma fagulha disso, de toda a enormidade que é uma cidade. A cidade vista pela construção, pelos afetos, pelos dramas, sonhos e ambiguidades. Então, ao invés de pedir que as pessoas lessem ou declamassem poemas, eu pedi que elas compartilhassem suas histórias, falassem da sua relação com a cidade, partindo para uma abordagem mais direta. Creio que esta tenha sido a decisão mais acertada para a inclusão dessas participações. São pessoas muito ricas, portanto, mesmo em falas muito curtas o resultado ficou bastante especial e profundo”, considera o Autor.

Leia Também:  A ONG Meninas de Deus realizou mais uma ação para ajudar famílias carentes

Autoria

Thiago Ramos de França é tocantinense de Cristalândia. Veio para Palmas em 2002 para cursar Jornalismo na então Unitins, logo depois UFT. Em Palmas produziu fanzines, realizou exposições, se descobriu poeta e compositor. Sobre esta cidade publicou um livro. A partir dela refez seu trajeto. Teve um filho. E ainda sonha. “Uma Entre Mil Palmas Possíveis não para por aqui. Ainda tenho muitas músicas que ficaram de fora por questões de tempo. Mais pela falta do que pelo excesso. O próximo passo é gravá-las. O próximo passo é mantê-las vivas. O próximo passo é ainda mais empolgante. Estamos, ainda bem, no meio do processo”, finaliza.

Ficha Técnica

Uma Entre Mil Palmas Possíveis – recital poético-musical
Gravado no Auditório do Cuíca, UFT, em Palmas, no dia 23 de março de 2022.
Produção musical e arranjos de Heitor Oliveira, Thiago Ramos e Ulisses Cândido.
Thiago Ramos – violão e voz
Heitor Oliveira – teclado e clarinete
Ulisses Cândido – violão
Alexandre Carneiro – contrabaixo elétrico, percussão e vocais
Alciney Oliveira – saxofone (em Trânsitus Erotiques Est)
Produção de áudio – Frederico Garibalde Mateus
Filmagem e edição – Vanguarda Audiovisual

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PALMAS

Palmas faz monitoramento mensal de carrapatos no Parque Cesamar

Published

on

A Prefeitura de Palmas, por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) realizou mais uma ação de monitoramento de carrapatos no Parque Cesamar. Nesta ação, realizada mensalmente como parte das ações de rotina da UVCZ, os parasitas naturais das capivaras que residem no parque são coletados e enviados para laboratório para triagem, identificação de espécies e possível contaminação.

O monitoramento mensal tem o propósito de identificar a diversidade de espécies de carrapatos presentes na área de visitação do parque, bem como possíveis contaminações por algum tipo de doença.

A partir do monitoramento, a Semus adota medidas preventivas de doenças, levando em conta a população de animais presentes no local.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  I Festival Curta Palmas vai selecionar filmes em homenagem à Capital
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA