PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Polícia Militar do TO é referência nacional em Identificação Veicular e Recuperação de Veículos

Curso de Identificação Veicular (IDV) já qualificou 745 policiais militares desde a sua implantação em 2016, sendo 534 tocantinenses e 211 dos outros estados.

Publicado em

O Tocantins caminha como referência nacional em identificação veicular, promovendo capacitação na área, tendo como instrutores os policiais militares, sargento Eder Murussi Leite e Danúbio Gonçalves de Lima que já ministraram o curso em 24 turmas nas diversas unidades da Polícia Militar do Tocantins e em mais oito turmas nos estados de Goiás, Amapá, Distrito Federal, Bahia e Maranhão.

A PM/TO instituiu o curso de Identificação Veicular (IDV) ainda no ano de 2016, e se tornou o pioneiro neste tipo de curso para policiais militares. O fluxo envolve o desenvolvimento de técnicas de identificação, análise de gravações, simbologias, e capacitação dos profissionais para que possam detectar qualquer adulteração nos veículos abordados.

Segundo o sargento Eder Murussi Leite, policiais de outros estados também participaram do curso nas edições realizadas no Tocantins, buscando a qualificação e o aprimoramento para atuação e abordagem de veículos.

“À medida que formávamos as turmas, vimos ficar rotineira a recuperação de veículos adulterados provenientes de furto ou roubo em todas as regiões do Tocantins. Independente da modalidade de policiamento [praia, eleições, festejos, etc], por todos os lugares havia algum militar com o olhar mais clínico sobre as fraudes veiculares. A partir da identificação veicular, veículos estão sendo recuperados e devolvidos aos seus respectivos proprietários no Brasil inteiro”, ressaltou o sargento Murussi.

Leia Também:  Polícia Civil prende suspeito de assassinar adolescente em Dianópolis

“Um carro é roubado por minuto no Brasil. Temos muito trabalho a fazer. Mas ficamos contentes com o índice de recuperação do nosso estado que está entre os maiores em nível nacional, mostrando que a PM/TO utiliza com excelência a ferramenta proporcionada pelo Curso de Identificação Veicular”, complementou o sargento.

Para o 1º tenente da PM da Bahia, Glauber Santana, a Polícia Militar do Tocantins já é referência nacional em Identificação Veicular, na qual além de conhecimento técnico, os policiais possuem uma vasta experiência que é refletida no seu trabalho. “A Polícia Militar do Tocantins efetivamente pratica às técnicas de IDV em todas as suas abordagens a veículos, e isso é o que faz a grande diferença nos resultados obtidos”, destacou.

O capitão da Polícia Militar do Goiás, Renyson Castanheira, ao falar sobre o impacto gerado após o curso de IDV na sua unidade de atuação, que é o Comando de Operações de Divisas (COD), enfatizou que “o curso trouxe novos horizontes, transformou e otimizou a atuação policial no que tange as fraudes veiculares e documentais. Com a conclusão do curso aumentamos todos os índices proativos da nossa Unidade Policial Militar”.

Leia Também:  PM prende suspeitos de roubo a mulher que estava em ponto de ônibus

Qualificação e Resultados

O Curso é primordial para todo e qualquer policial, dado o nível técnico elevado e em sua aplicabilidade no serviço operacional. Já foram qualificados 745 policiais militares desde a implantação do curso em 2016, sendo 534 tocantinenses e 211 dos outros estados. Com oito turmas já formadas em 2019, a previsão é que mais quatro turmas ainda sejam aprimoradas até o final do corrente ano.

O reflexo desse aprimoramento dentro do estado traz um índice de recuperação de veículos furtados/roubados de 76%. Dois a cada três veículos com registro são recuperados pela Polícia Militar do Tocantins.

Somente no ano de 2019, até o fim de julho, a PM já recuperou pelo menos 536 veículos furtados ou roubados, não considerando os veículos apreendidos em outras ocorrências como porte de armas de fogo, brigas ou envolvendo entorpecentes. Além disso, 119 veículos foram apreendidos com sinal identificador adulterado, onde geralmente remete a uma ocorrência de furto/roubo de veículo.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Em Palmas, Segurança Pública realiza 1ª Caminhada da SSP-PC

Published

on

Cerca de 100 servidores participaram da ação

Encerrando as atividades da semana de comemoração ao Dia da Polícia Civil, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, por meio da Escola Superior de Polícia (Espol), realizou a 1ª Caminhada SSP-PC, no Parque Cesamar, em Palmas.

A ação, que envolveu cerca de 100 servidores públicos, também faz parte do programa Segurança em Movimento, que tem como objetivo promover o bem-estar físico, mental e social dos profissionais da SSP.

Para a diretora da Espol, Heloísa Godinho, essa ação possibilita o envolvimento dos servidores da secretaria entre si e também com a comunidade. “Esta é a primeira edição da caminhada e agora ela fará parte do calendário anual de ações da SSP. Entendemos que essa é uma forma de integrar a Polícia Civil com a sociedade da qual o policial é fruto”, enfatizou.

O escrivão de Polícia Civil, Marcos Aurélio Moreira, conta que ações como essa incentivam a prática de exercícios. “Parabenizo a SSP e a Espol por proporcionarem esse momento de confraternização com os colegas, além de ser uma ação importante para a nossa saúde”, disse.

Leia Também:  PM prende homem em Porto Nacional

O titular da SSP-TO, Wlademir Mota Oliveira, agradeceu a participação e o empenho de cada servidor em participar da caminhada e destacou que essa atividade também ajuda a cultivar um ambiente de trabalho saudável e colaborativo. “Eventos como este não apenas fortalecem os laços de integração entre os membros da nossa equipe, mas também promovem a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar de todos”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA