PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Social

Seminário aborda importância do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social

O cadastro é requisito para que as organizações da sociedade civil recebam recursos públicos no âmbito do SUAS.

Publicado em

“As entidades de assistência social embora parceiras da administração pública na oferta de serviços e atendimentos às famílias, indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade, precisam estar organizadas e atender aos critérios exigidos pela lei”; dessa forma o secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Messias Araújo, deu início ao 1º seminário sobre o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS), que acontece até às 17h desta terça-feira, 20, no Auditório do Quartel de Comando Geral, em Palmas.

O alerta do gestor da Setas na abertura do evento, foi dirigido para os representantes das secretarias municipais de assistência social e os membros dos Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS), público alvo do seminário, que debate a atuação das entidades de assistência social no Estado, bem como sua relação com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Entre os temas principais estão o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) e a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS).

No período da manhã, a palestrante e assistente social da gerência de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios, Régina Mercês Aires Dias, esclarece as dúvidas sobre as Entidades de Assistência Social e o Vínculo SUAS. “Os municípios e Conselhos precisam observar o que traz a legislação atual sobre as Entidades e os critérios para que sejam inscritas como Entidades de Assistência Social”, disse ela, acrescentando que para fazer o vínculo com o SUAS elas precisam estar inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social e no CNEAS.

Leia Também:  Casa de Apoio Vera Lúcia recebe visita de Secretário do Setas e Primeira dama do Estado

Na parte da tarde a palestra proferida pela assistente social da gerência de Programas e Gestão do SUAS, Aurora Moraes dos Santos, trata do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social – CNEAS. Aurora afirmou que embora o cadastro não seja uma novidade, não tem sido muito utilizado no Tocantins, e a ideia é contribuir para que o gestor municipal se atente para a importância do preenchimento do Cadastro.

A secretária de assistência social de Angico, e representante da regional Norte I no Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Deusivan Souza dos Santos, falou das dificuldades para a regularização das Entidades em sua cidade. “Nossas entidades de assistência social não estão cadastradas; seja por falta de documentação, local, ou mesmo estatutos fora do padrão. Por conta disso, são os usuários e os trabalhadores do SUAS quem representam a sociedade civil em nosso Conselho”, afirmou.

O CNEAS é um cadastro que armazena informações sobre as organizações e ofertas socioassistenciais com atuação no território nacional. É requisito para que as organizações da sociedade civil recebam recursos públicos no âmbito do SUAS. 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Social

Workshop trabalha estratégias para ajudar mulheres a tirar seus projetos do papel e a começar a empreender

Published

on

O workshop “Sua História Importa”, promovido por uma loja de moda feminina em Palmas, ocorre neste sábado, dia 17, das 9h às 12h, com o objetivo de ajudar mulheres a acreditarem em seus sonhos e tirarem seus projetos do papel. A empresária Kleijane Costa, fundadora da loja ‘Já quero +1’, compartilhará sua experiência e fornecerá ferramentas práticas e inspiração para que as participantes possam transformar suas ideias em ações concretas.

Cerca de 50 mulheres participarão das atividades, que, conforme explica Kleijane Costa, serão o primeiro passo para que muitas delas possam realizar seus sonhos. “Muitas vezes, as ideias ainda nem foram colocadas no papel, mas podem ser transformadas em realidade. No workshop, vou oferecer uma abordagem prática e inspiradora, capacitando as participantes a acreditarem em si mesmas e em seus sonhos e a darem seus primeiros passos na execução de seus negócios”.

Durante o evento, as participantes também terão a oportunidade de explorar suas histórias pessoais e identificar suas potencialidades para empreender. Serão abordadas técnicas de planejamento, definição de metas, superação de obstáculos e desenvolvimento de uma mentalidade positiva e confiante, além da utilização das redes sociais como ferramentas de negócio.

Leia Também:  Humanização e solidariedade no Morada do Sol em ação dos “Defensores na Comunidade”

O workshop busca capacitar as mulheres para enfrentar desafios comuns do ingresso no mercado empreendedor. Além disso, proporcionará um ambiente propício para o compartilhamento de experiências e o estabelecimento de conexões entre as participantes.

Com o sucesso da iniciativa, a lojista já conta com uma lista de espera para replicar a proposta em São Paulo. “Através de nossas redes, alcançamos clientes em outros estados, como São Paulo, onde já temos um grupo de mulheres interessadas na temática e já estão inscritas para participar do workshop ‘Sua História Importa’, que realizaremos lá no segundo semestre deste ano”.

Experiência

A trajetória de Kleijane Costa é um exemplo inspirador. Ela começou seu negócio com apenas R$ 1.800 durante o período da pandemia em 2020 e já alcançou um faturamento superior a R$ 500.000,00 e mais de 20 mil seguidoras na página da loja. Ao longo de sua jornada, ela também enfrentou desafios e superou fracassos, desenvolvendo seu próprio método que a levou ao sucesso. No workshop, ela compartilhará esse método e suas experiências, oferecendo às participantes insights valiosos e orientações práticas para impulsionar seus projetos.

Leia Também:  Voluntárias levam alegria e autoestima às pacientes da Oncologia do HGP

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA