PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Serviço

Campanha de vacinação contra influenza termina nesta sexta-feira, 31

Publicado em

A campanha de vacinação contra a influenza para as pessoas com idade acima de seis meses de vida será encerrada nesta sexta-feira, 31. Até o momento, 30.254 pessoas foram imunizadas. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforça a importância da vacinação e orienta aqueles que ainda não receberam a dose a procurarem a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. O atendimento nesta sexta-feira ocorre das 7 às 19 horas, exceto nas unidades com horário diferenciado conforme final da matéria, mediante apresentação de documento pessoal, cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Semus lembra que o Ministério da Saúde (MS) redefiniu o calendário de vacinação contra a influenza na região Norte, ajustando-o às particularidades climáticas. Com a mudança, a imunização passará a ocorrer apenas no segundo semestre em todos os estados nortistas.

Atendimento

Pessoas com sintomas leves, como tosse e dor de garganta, devem buscar atendimento na USF de referência. Já aqueles que apresentarem sintomas mais graves, como febre alta e vômito, devem procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Leia Também:  Autorização do concurso da Aleto é assinado pelo presidente Amélio Cayres

Unidades com horários diferenciados

USF Albertino Santos: das 7 às 21 horas (Saúde na Hora)
USF Mariazinha Rodrigues da Silva: das 7 às 18 horas
USF Walterly Wagner José Ribeiro Sousa: das 7 às 18 horas
USF Walter Pereira Morato: das 7 às 18 horas – e das 18 às 7 horas – Serviço de Urgência

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

ETSUS divulga lista de formações e qualificações para 2025

Published

on

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) divulgou a lista de formações e qualificações que serão ofertadas ao longo de 2025. As oportunidades são voltadas para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) nos âmbitos municipal, estadual e federal, promovendo a Educação Permanente em Saúde (EPS), como estratégia para qualificação e aprimoramento dos serviços de saúde.

A EPS tem como objetivo transformar os processos de trabalho no setor, promovendo aprendizado contínuo e incentivando a pesquisa, o registro e a divulgação de iniciativas bem-sucedidas. “As ofertas educacionais planejadas para 2025 buscam atender às necessidades do território, tendo o processo de trabalho como objeto central de transformação, com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços e garantir a equidade no cuidado prestado à população”, destacou a diretora da  ETSUS, Raimunda Fortaleza.

Residência médica e especializações

Entre as oportunidades ofertadas pela Escola está o Programa de Residência Médica, que contará com 16 vagas distribuídas entre as especialidades de clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia, reumatologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia. A formação será coordenada pela Comissão de Residência Médica (COREME) do Hospital Regional de Araguaína (HRA), em parceria com o Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC).

Leia Também:  Ex-prefeito de Itapiratins Márcio Pinheiro vai comandar a Ageto

Além disso, estão disponíveis duas especializações voltadas à qualificação da gestão de programas de residência e da preceptoria no SUS: a Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS) e a Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (PSUS). As formações são resultado da parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e tem como objetivo fortalecer a formação de profissionais da saúde em nível de residência médica, multiprofissional e uniprofissional.

Curso técnico em Saúde Bucal

Outra qualificação ofertada é o curso Técnico em Saúde Bucal, destinado aos trabalhadores da saúde e à comunidade. Do total de vagas, 90% serão reservadas aos profissionais do SUS e 10% à população em geral. A formação é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com as Escolas de Saúde Pública e tem como foco a ampliação do acesso da população aos serviços odontológicos qualificados.

O ingresso no curso será definido por meio de edital, que trará informações sobre requisitos, condições do processo seletivo e número de vagas. A publicação estará disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde (https://www.to.gov.br/saude/cursos/2em73xxmkp8p ), nas redes sociais da ETSUS e no Diário Oficial do Estado do Tocantins.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA