Dezembro Laranja
Cuidado com a pele é primeiro passo para a prevenção do câncer
Com o aumento da temperatura e o período de férias, a exposição ao sol aumenta durante o mês de dezembro. Por isso, o mês é marcado pela campanha Dezembro Laranja, que reforça a importância do autocuidado e proteção da pele.
A ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da exposição solar sem proteção e incentivar hábitos saudáveis que podem prevenir o câncer de pele. Para Thayles Moraes, médico e oncologista da Pró-Saúde, a prevenção é diária.
“O mês de dezembro traz consigo o verão e as festas, mas também a urgência de cuidarmos da nossa pele. O câncer de pele é uma realidade que pode ser prevenida com atitudes simples e eficazes, como o uso diário de protetor solar mesmo em períodos nublados”, alertou o profissional.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é mais frequente em adultos brancos e representa cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Quando detectada precocemente, a doença tem 90% chances de cura, de acordo com o Ministério da Saúde.
Como fazer a prevenção?
Segundo o Ministério da Saúde, a prevenção contra o câncer de pele pode ser realizada por meio dos seguintes cuidados:
· Uso de protetor solar com fator de proteção (FPS) de 30 ou superior, sendo reaplicado a cada duas horas durante a exposição ao sol;
· Evitar a exposição prolongada entre 10h e 16h;
· Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas;
· Usar filtro solar próprio para os lábios;
· Se hidratar constantemente;
· Dar maior atenção a proteção das tatuagens, uma vez que podem esconder lesões na pele.
Além dos cuidados, o monitoramento da pele também é um fator importante para identificar precocemente o câncer. De acordo com Thayles, a qualquer sinal diferente, é necessário buscar ajuda especializada.
“A pele é o maior órgão do corpo humano e sofre quando exposta continuamente aos raios ultravioletas. Por isso, o autoexame deve ser uma prática regular. Mudanças na pele, como manchas novas ou alterações de tamanho e textura de pintas ou tecidos moles, podem indicar a doença. Ao notar alguma alteração, é fundamental procurar um dermatologista”, recomenda o médico.
Fonte: Comunicação – Pró-Saúde
SAÚDE
Governador Wanderlei Barbosa sanciona reajuste dos valores pagos aos servidores por cirurgias e plantões hospitalares
Com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar a oferta de procedimentos nos hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), o governador Wanderlei Barbosa sancionou, na sexta-feira, 17, as leis nº 4.626/2025 e nº 4.627/2025. As medidas publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE-TO) nº 6.738 regem sobre a Indenização por Procedimentos Cirúrgicos (Pag-Cirúrgico) e sobre a Indenização pelo Plantão Extraordinário, para profissionais que atuam em hospitais estaduais e na Hemorrede Tocantins, respectivamente.
“Estas são medidas estratégicas que temos tomado desde o início da nossa gestão, para aprimorar o atendimento à população tocantinense que precisa dos serviços do SUS, e com estas ações vamos proporcionar redução das filas dos pacientes cadastrados na Central de Regulação do Estado, além de garantir serviços de qualidade e segurança aos pacientes”, afirma o governador Wanderlei Barbosa.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, a sanção das leis é de suma importância para a regulamentação das indenizações aplicadas via medida provisória, ainda no final do ano passado. “Este é um reconhecimento da gestão Wanderlei Barbosa para com os profissionais que diariamente se dedicam a salvar vidas”.
A indenização do Pag-Cirúrgico tem por objetivo compensar o desempenho dos profissionais que atuam em cirurgias eletivas e de urgência hospitalar programada, com a finalidade de ampliar a oferta cirúrgica, melhorar a qualidade do atendimento nos hospitais estaduais, além de reduzir a demanda reprimida e o tempo de espera. O pagamento será feito exclusivamente aos profissionais em exercício na rede estadual e será custeada com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). O incentivo contempla cirurgias realizadas fora da jornada ordinária de trabalho, como nos finais de semana, feriados e períodos noturnos, desde que atendam aos critérios estabelecidos pela nova legislação.
Já a Indenização pelo Plantão Extraordinário busca assegurar a continuidade dos serviços de saúde em unidades que funcionam 24 horas por dia, especialmente em situações de demanda excepcional. Os plantões extraordinários podem ser realizados de forma presencial ou em regime de sobreaviso, este último destinado exclusivamente a médicos especialistas e pode ser executado na mesma unidade de saúde de lotação do servidor ou em unidade diversa, desde que os horários de entrada e saída não sejam coincidentes.
Atendimento
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já retirou mais de 47.701 pessoas da fila da Central Estadual de Regulação, que aguardavam por cirurgias eletivas. Os procedimentos ocorrem nas unidades geridas pela SES-TO, em unidades municipais conveniadas e hospitais particulares contratualizados.
-
Em Pauta6 dias atrás
Inácia Franco participa da posse do novo chefe da Secom Federal em Brasília
-
GERAL6 dias atrás
Oportunidade para realizar o sonho de empreender
-
Em Pauta6 dias atrás
Diego Marinho Assume a Secretaria Municipal de Relações Institucionais
-
CIDADES6 dias atrás
Coren-TO Incentiva o Aprimoramento Profissional com Capacitação em São Valério
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Município nomeia aprovados no concurso da Educação
-
PUBLICIDADE LEGAL6 dias atrás
Edital de Alienação Fiduciária do Banco Sicredi União MS/TO
-
PROCESSO SELETIVO5 dias atrás
UFT lança Edital de Abertura do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2025/1
-
GERAL6 dias atrás
Em primeira ação, Projeto Produtivo do Município atende produtores do Taquari