PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Saúde

Em Araguaçu e Alvorada, secretários da Saúde ouvem demandas da população e servidores

Publicado em

“Graças a Deus tem este hospital aqui e o atendimento é melhor do que em vários outros estados por onde eu já estive, até mesmo no sul do país. Moro aqui desde que nasci e minha família toda é sempre bem atendida quando vem a este hospital, a equipe da limpeza à direção é muito atenciosa”. A declaração é da Keila de Paula, que acompanhava a filha Ana Karolina, em tratamento no Hospital Regional de Araguaçu, extremo sul do Tocantins. A unidade foi visitada pelos gestores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na terça-feira, 21.

Para o diretor-geral da unidade, Elvis Lyra, “para nós é sempre uma alegria receber os secretários e as equipes técnicas da Secretaria, pois é um momento de alinhamento em que eles vivenciam a nossa realidade. Quem ganha com isso é a população, uma vez que os apontamentos e pedidos são sempre em prol de um atendimento melhor”.

Segundo o titular da SES-TO, Carlos Felinto, “estivemos no Hospital Regional de Gurupi, na obra do Hospital Geral e hoje visitamos as unidades de Araguaçu e Alvorada. A agenda de visitas é uma forma de verificar in loco o atendimento dispensado à nossa população e também, para verificar as condições de trabalho dos nossos servidores. Isso nos permite tomar decisões mais assertivas e promover uma gestão mais humanizada, como nos determina o governador Wanderlei Barbosa”.

Leia Também:  Presidente do PSDB Cinthia Ribeiro garante apoio para Wagner em Araguaína

A técnica de enfermagem que atua em Araguaçu, Dercionilia Cardoso aproveitou a visita dos gestores. “Temos duas salas cirúrgicas e aproveitamos para solicitar alguns equipamentos mais modernos que otimizem o trabalho que fazemos aqui. Os secretários foram receptivos e tenho certeza que esta abertura de diálogo fará diferença para nós e a população”.

Em Alvorada, os gestores também ouviram a população e os servidores. “Foi a primeira vez que vi um secretário aqui no hospital e fiquei feliz. A gente mora longe da Capital e sempre fica a sensação de que as nossas necessidades não serão vistas como devem. Achei muito importante esta ação de virem aqui”, afirmou a paciente, Edilene Borges.

“Buscamos sempre levar as demandas da unidade para a Secretaria, sempre que vamos para reuniões com os gestores da Pasta, mas recebê-los no hospital faz uma grande diferença, porque eles vivenciam a rotina nossa de cada dia”, destacou o diretor do Hospital Regional de Alvorada, Sindoman Neves.

Fizeram parte da comitiva da SES-TO, o secretário-executivo da Pasta, Luciano Lima, a superintendente de Gestão Administrativa, Laís Regina Santos e o superintendente de Unidades Hospitalares Própria, Andreis Vicente.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

ETSUS divulga lista de formações e qualificações para 2025

Published

on

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) divulgou a lista de formações e qualificações que serão ofertadas ao longo de 2025. As oportunidades são voltadas para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) nos âmbitos municipal, estadual e federal, promovendo a Educação Permanente em Saúde (EPS), como estratégia para qualificação e aprimoramento dos serviços de saúde.

A EPS tem como objetivo transformar os processos de trabalho no setor, promovendo aprendizado contínuo e incentivando a pesquisa, o registro e a divulgação de iniciativas bem-sucedidas. “As ofertas educacionais planejadas para 2025 buscam atender às necessidades do território, tendo o processo de trabalho como objeto central de transformação, com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços e garantir a equidade no cuidado prestado à população”, destacou a diretora da  ETSUS, Raimunda Fortaleza.

Residência médica e especializações

Entre as oportunidades ofertadas pela Escola está o Programa de Residência Médica, que contará com 16 vagas distribuídas entre as especialidades de clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia, reumatologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia. A formação será coordenada pela Comissão de Residência Médica (COREME) do Hospital Regional de Araguaína (HRA), em parceria com o Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC).

Leia Também:  MPTO aponta baixa produtividade de procedimentos cirúrgicos

Além disso, estão disponíveis duas especializações voltadas à qualificação da gestão de programas de residência e da preceptoria no SUS: a Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS) e a Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (PSUS). As formações são resultado da parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e tem como objetivo fortalecer a formação de profissionais da saúde em nível de residência médica, multiprofissional e uniprofissional.

Curso técnico em Saúde Bucal

Outra qualificação ofertada é o curso Técnico em Saúde Bucal, destinado aos trabalhadores da saúde e à comunidade. Do total de vagas, 90% serão reservadas aos profissionais do SUS e 10% à população em geral. A formação é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com as Escolas de Saúde Pública e tem como foco a ampliação do acesso da população aos serviços odontológicos qualificados.

O ingresso no curso será definido por meio de edital, que trará informações sobre requisitos, condições do processo seletivo e número de vagas. A publicação estará disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde (https://www.to.gov.br/saude/cursos/2em73xxmkp8p ), nas redes sociais da ETSUS e no Diário Oficial do Estado do Tocantins.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA