PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Campanha destaca força e protagonismo da mulher tocantinense

A força delas inspira um Tocantins melhor a cada dia”, e mostra o depoimento narrando trajetórias de sucesso.

Publicado em

As peculiaridades, o pioneirismo e as histórias de luta das mulheres tocantinenses estão sendo destacados em vídeos produzidos e divulgados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), como ação das comemorações referentes ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A campanha traz como mote o tema: “Mulheres de fibra. A força delas inspira um Tocantins melhor a cada dia”, e mostra o depoimento narrando trajetórias de sucesso.

 

“Um dos elementos que nos nortearam nesta campanha foi o protagonismo que a mulher tocantinense possui na nossa sociedade. Seja no Governo, e aqui podemos citar a deputada federal e primeira-dama, Dulce Miranda, da vice-governadora Claudia Lelis, e das mulheres que ocupam espaço de destaque em toda a gestão, ou mesmo em outros segmentos da sociedade. O governador Marcelo Miranda é sensível em relação a isso e nos delegou que exaltássemos nesta campanha a força, garra, coragem e histórias de luta de mulheres que são símbolos de inspiração para todos nós”, explicou a titular da Secom, Kênia Borges.

 

Ana Maria Guedes Vanderlei

 

No vídeo protagonizado pela diretora de Políticas para Mulheres da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Ana Maria Guedes Vanderlei, ela narra o esforço que teve para criar seus filhos mesmo ficando dois anos sem emprego.

 

“Inicialmente, eu fiquei dois anos desempregada, com três filhos, sem receber nenhum mês pensão alimentícia. Eu criei meus filhos sozinha, sem ajuda de ninguém. E a minha história coincide muito com a de muitas mulheres tocantinenses”, relatou Ana Maria.

 

A diretora da Seciju tem um forte trabalho desenvolvido no Tocantins em prol dos direitos das mulheres. Uma das principais bandeiras que ela levanta é na questão do combate aos crimes cometidos, como o femicídio (sinônimos para a morte de mulheres em razão de seu sexo), e na proteção da identidade das vítimas.

 

Noêmia Ribeiro da Silva (Doutora)

 

Já a artesã da Comunidade Mumbuca no Jalapão, Noêmia Ribeiro da Silva, conhecida como “Doutora”, falou sobre a história da sua mãe, Dona Miúda, a matriarca do povoado.

 

“A minha mãe foi uma mulher guerreira e sempre se preocupou com o bem-estar da comunidade. Mulher de sonho, humildade e exemplar. A gente olha para os quatros cantos da comunidade e ver o caráter da minha mãe. Ela aprendeu com a mãe dela a cultivar o capim dourado e eu aprendi com ela a fazer essa linda arte. Esse recurso é uma herança fundamental, o capim dourado é tudo para nós”, disse Noêmia.

Leia Também:  Formandos do IFPA visitam Naturatins para intercambio sobre gestão de recursos hídricos

 

Francisca Marta Barbosa dos Santos

 

A diretora de Sociobiodiversidade da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Francisca Marta Barbosa dos Santos, tem um sólido trabalho desenvolvido com as mulheres do campo. No seu depoimento, ela falou sobre a importância dessa função na área rural.

 

“Vim conhecer o Tocantins em 1988, e fui convidada a ensinar na Unitins [Universidade Estadual do Tocantins] e, após dois anos, eu passei no concurso como engenheira agrônoma no Estado. No primeiro ano, fui convidada para coordenar um programa chamado Banco da Terra e trabalhei com assentamentos e famílias da área rural. Acredito que o nosso papel é de estar levantando demandas, construindo políticas públicas voltadas para agricultura e, em especial, para as mulheres da agricultura familiar, quebradeiras de coco, agroextrativistas, jalapoeiras e todas as outras que trabalham no campo”, contou.

 

Zilda Cardoso Macedo

 

A copeira que trabalha no Gabinete do governador Marcelo Miranda, Zilda Cardoso Macedo, é mais uma das integrantes do time de mulheres que narraram as suas trajetórias de vida.

 

“Eu morava em Nova Rosalândia e, em 1996, recebi uma proposta para vir aqui para Palmas. Naquele tempo, tudo era difícil, longe e tinha muita poeira. Quando cheguei aqui [Palmas], meus filhos estudavam e, quando eu chegava do trabalho, tinha que ficar por dentro de tudo o que estava acontecendo com eles e na minha casa. Mesmo quando eu chegava cansada, tinha que lavar roupa, deixar tudo adiantado para o outro dia, além de fazer a comida e outras atividades domésticas. Eu paguei um preço alto por isso, porque tinha que trabalhar e cuidar dos meus filhos. Eu estava no trabalho, mas o meu pensamento estava em casa”, narrou.

 

A história de Zilda Cardoso é um retrato que se parece muito com a vivida por muitas mulheres tocantinenses. “Hoje, meus filhos estão crescidos, bem criados, são pessoas de bem e eu já sou bisa, tenho um bisneto. Se eu olhar para trás, posso dizer que sou vitoriosa e que Deus me abençoou neste lugar. Nós mulheres temos que colocar na nossa cabeça que somos fortes e que Deus nos escolheu para vencer”, finalizou.

Leia Também:  Palmas se prepara para receber mais uma edição do Congresso Internacional Liberação Profética

 

Maria Rosa Vieira de Sousa (Tia Rosa)

 

Quem visita a região do Jalapão provavelmente receberá uma indicação para conhecer o restaurante de comida caseira da Tia Rosa, chefiado por Maria Rosa Vieira de Sousa. O local é um dos mais tradicionais do município de Mateiros.

 

“A gente nasceu e foi criado aqui, dentro das roças, trabalhando com enxada, machado. Isso aqui antes era tudo mato, era uma época precária de tudo. Como não tinha lanche na escola, a gente saía e ia procurar frutinhas no Cerrado. Foi uma vida que se não fosse a roça, a gente não teria comida em casa. Eu tive cinco filhos e criei eles sozinha. Nunca pedi emprego. Em 1999, eu gerei o meu próprio emprego criando uma padaria. A partir do ano 2000, criei o restaurante para a atender a demanda dos turistas que procuravam pelo serviço. Eu sou feliz pela vida que tenho e pela minha família”, contou.

 

Raimunda Gomes da Silva

 

Raimunda Gomes da Silva, ou somente Dona Raimunda, como é popularmente conhecida, é ex-quebradeira de coco e uma das mulheres mais simbólicas do Tocantins por sua garra, luta e determinação. Ela foi uma das fundadoras do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, criado em 1991. Em razão da sua atuação na defesa dos direitos das mulheres quebradeiras de coco, Dona Raimunda recebeu diversos prêmios e indicações, dentre eles o título de Doutora Honoris Causa, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em 2013.

 

“Eu já fiz muito aqui nesse lugar, nem sei como fiz tanta coisa. Essa luta aqui na região do Bico do Papagaio foi muito boa. Hoje, o meu desejo é que os homens e as mulheres tenham direitos iguais para termos um mundo melhor”, concluiu dona Raimunda.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

GERAL

20 trabalhadores são levados para hospital após vazamento de amônia em frigorífico

Published

on

Os 20 funcionários ficaram intoxicados durante um vazamento amônia em um frigorífico do setor industrial de Paraíso do Tocantins. A situação foi normalizada e o vazamento contido pela empresa 20 minutos depois.

O frigorífico Plena informou que a produção foi interrompida durante a manhã e será retomada à tarde.

Os bombeiros foram chamados por volta de 8h30 e foi relatado que algumas pessoas estavam inconscientes. Alguns trabalhadores também relataram ansiedade por conta da sensação de formigamento na pele.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, vinte pessoas foram atendidas pelo Hospital Regional de Paraíso relatando contato com amônia. O estado de saúde delas não foi informado.

Conforme os bombeiros, o vazamento aconteceu numa bomba centrífuga de NH3, usada para refrigeração. Um dos funcionários contou aos militares que uma válvula de pressão havia rompido depois de uma queda de energia e ao voltar teria provocado a pressão na tubulação, fazendo a válvula romper.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Direitos da pessoa idosa serão discutidos em pré-conferências na próxima semana na Capital
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA