PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Educação ambiental para crianças em Porto Nacional

A oficinas temáticas para o público infantil com ações práticas e lúdicas como o plantio de mudas, desenhos, músicas, histórias, exibição de vídeos, brincadeiras e jogos educativos.

Publicado em

Com o intuito de promover a educação ambiental na consciência ainda das crianças, a Fundação Restaurar realiza o projeto “Dia do Meio Ambiente na Escola”, com oficinas temáticas para o público infantil. A atividade é ministrada pela engenheira florestal Daiane Silva, de Valença (BA), e teve a sua primeira edição realizada na cidade de Porto Nacional, na quarta-feira, 08, onde participaram cerca de 60 estudantes.

 

Com ações práticas e lúdicas como o plantio de mudas, desenhos, músicas, histórias, exibição de vídeos, brincadeiras e jogos educativos, Daiane Silva mostrou que dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente e necessitam ser abordados, debatidos e resolvidos, destaca-se o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. “Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais”, defende a engenheira florestal.

Leia Também:  Saúde capacita municípios interessados em oferecer tratamento contra o tabagismo

Segundo Daiane, atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. “Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência”, avalia.

O objetivo é de que outras cidades do interior do Tocantins como Paraíso, Miracema e Araguaína também sejam beneficiadas com o Dia do Meio Ambiente na Escola, em datas que ainda serão definidas.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Projeto Cuidarte vai utilizar grafitti para revitalizar Canto das Artes

Published

on

O Projeto Cuidarte, idealizado pelo artista visual e pesquisador Adriano Alves da Silva, o Adrians, chega ao Canto das Artes, no distrito de Taquaruçu, neste sábado 4, com uma proposta inovadora. A iniciativa tem como foco principal a realização de oficinas de arte com alunos de universidades locais e comunidade em geral, que resultarão em uma intervenção artística conceitual utilizando a técnica do graffiti nas instalações do espaço.

As atividades serão realizadas a partir das 9 horas, na sede do Canto das Artes, promovendo a união entre arte, educação e transformação social. No período da manhã acontecerá a oficina de arte urbana, durante a qual os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas de graffiti e explorar sua criatividade sob a orientação do artista, um dos expoentes da arte contemporânea tocantinense. Já no período da tarde o momento vai ser de “colocar a mão na massa”  iniciando as pinturas em um espaço com cerca de 80 metros quadrados nas instalações do Canto das Artes.

Sobre as imagens que devem compor os murais, Adrians destaca que a escolha leva em consideração tanto a rica fauna e flora do cerrado, quanto a diversidade humana que nele habita. “É vital valorizar a beleza e diversidade deste bioma tão característico da região, promovendo não apenas uma intervenção artística, mas também uma reflexão sobre a preservação ambiental e o papel da arte na construção de uma consciência ecológica e inclusiva”, pontua.

Leia Também:  Saúde capacita municípios interessados em oferecer tratamento contra o tabagismo

A participação no projeto é gratuita e aberta a toda comunidade. O interessado pode entrar em contato diretamente com o artista por meio do telefone: (63) 99226-7545. O Projeto Cuidarte é executado com recursos da Lei Paulo Gustavo, geridos pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), evidenciando o compromisso do poder público em apoiar iniciativas culturais que promovam a arte e a inclusão social.

Sobre o artista

Adriano Alves da Silva (Adrians) é a artista visual, professor e pesquisador com uma ampla trajetória acadêmica e profissional. É doutorando em Ciência, Tecnologia e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF); é mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); possui certificado em Harvard de Leaders of Learning; possui MBA em Comunicação Empresarial e Marketing (Itop); pós-graduado em Tecnologias Educacionais Inovadoras (UniCatólica) e Arteterapia (Grupo Prominas / Faculdade Conexão); possui licenciatura em Artes Visuais (Claretiano), bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda (Ulbra Palmas) e é licenciado em Artes Visuais. Atualmente é graduando em Psicologia.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA