PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Comunidade do Jalapão participa de curso de panificação

Comunidade quilombola do Prata participou de cursos os cursos de panificação e doces do cerrado ofertados pela Setas.

Publicado em

“Aprendi a fazer pão, cuca, cueca-virada, enrolado de salsicha, enrolado de queijo, bolo cacete e doce de mamão. Agora quando a família for em casa e agora vou preparar essas coisas para receber a família quando eles forem lá em casa”, disse dona Maria Francisca de Souza, 72 anos, que participou dos cursos de panificação e doces do cerrado ofertados pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) na comunidade quilombola do Prata, na Região do Jalapão, nesta quinta-feira, 7.

 

Mãe de nove filhos, Dona Maria sempre morou na comunidade, tem 16 netos e 2 bisnetos e diz que é um prazer receber a família com uma boa comida. “Agora aprendi algo novo para servir para família. Também vou ensinar para minhas filhas para elas venderem e ganharem um dinheirinho”, comentou.

 

A superintendente de Assistência Social da Setas, Rosana Trindade, explicou que os cursos visam o incremento da renda das famílias do povoado que festeja nesta sexta e sábado a 3ª Festa da Rapadura. “Essa é uma época de bastante movimento na região e uma boa oportunidade para vendas. O que elas aprenderam a fazer nos cursos pode garantir uma nova renda para essas famílias”, disse.

Leia Também:  EF Itinerante Encerra Atendimento em Arraias (TO) com Mais de 1.000 Processos e R$ 2 Milhões em RPVs

 

As irmãs Sadilene e Gislene de Souza, de 15 e 14 anos, afirmaram que gostaram muito de participar dos cursos. “Fizemos os cursos de flores e de doces, mas foi o curso de panificação o que mais gostamos. Aprendemos a fazer receitas deliciosas e foi bastante divertido também”, comentou Sadilene.

 

Desde esta terça a equipe da Setas está na comunidade do Prata ministrando cursos de geração de renda que incluíram flores esqueletizadas, doces do cerrado e panificação. Os cursos foram ministrados pelo Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (Aafeto), em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Maior resultado da história: Ronivon é reeleito com 65,34% dos votos válidos e 13,7 mil de vantagem para o segundo colocado

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  UnirG anuncia edital para concurso público de níveis superior e médio

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA