PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Crixás e Santa Rita recebem obras em estradas vicinais

O Governo do Tocantins está construindo obras de melhoramento nas estradas vicinais em mais dois municípios tocantinenses. O investimento de R$ 1.450.612,94 em Santa Rita.

Publicado em

O Governo do Tocantins está construindo obras de melhoramento nas estradas vicinais em mais dois municípios tocantinenses por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). O progresso está chegando a Crixás e Santa Rita do Tocantins, na região sudoeste do estado.

 

Em Crixás, segundo o encarregado da administração de obras da MA Engenharia Ltda, Adriano Luiz Martins, as obras trazem um grande benefício para os produtores e pecuaristas da zona rural onde estão sendo construídas. “Estamos trocando pontes velhas de madeira, em péssimas condições por pontes de concreto. Estamos construindo o desenvolvimento para essa parcela da população, as comunidades rurais”, disse.

 

Na Fazenda Três Irmãos, em Crixás, Patrícia Fernandes, conta que até o semestre passado ela tinha que levar as crianças para a escola no município vizinho de Aliança. “Era complicado porque o ônibus escolar não passava na ponte de madeira. Agora temos mais segurança e o ônibus está passando por aqui e levando os meninos para a escola, aqui mesmo na cidade de Crixás”, revelou.

Leia Também:  Acadepol reinicia cursos do projeto “Academia Itinerante”

 

Geraldo Moura de Oliveira, gerente da fazenda, disse que estrada, ponte e energia são condutores de progresso. “Essa estrada que passa aqui em frente, é uma das mais movimentadas do município. Aqui temos vários produtores de soja e de gado que usam ela para escoamento da produção. Só este ano já saiu desta fazenda cerca de 2 mil cabeças de gado em caminhões, isso dá em média 65 caminhões de 30 cabeças, cada um. Precisamos de estradas boas e pontes que sustentem o peso dos caminhões. Sem isso nós não temos desenvolvimento e progresso”, declarou.

 

Em Crixás o Governo do Estado está construindo três pontes de 20 metros cada, quatro pontes de 10 metros cada, uma galeria e dois bueiros tubulares. Todos de concreto.

 

SANTA RITA

A mesma empreiteira, MA Engenharia Ltda está construindo cinco pontes de concreto, sendo duas de trinta metros e três de 10 metros cada, seis bueiros tubulares e oito galerias (bueiros celulares) no município de Santa Rita, a 146 km de Palmas.

Leia Também:  Rotatória que homenageia Exército será inaugurada nesta sexta, 28

 

São pontes pré moldadas que substituem velhas estruturas de madeira, que já não suportam mais o aumento do tráfego nas estradas vicinais do município. São o progresso e o desenvolvimento provocados pelo aumento na produção de grãos e na pecuária de corte na zona rural. Os bueiros e as galerias também são de concreto.

 

O investimento de R$ 1.450.612,94 em Santa Rita provém do empréstimo assinado entre o Banco Mundial (BIRD) e o Governo do Tocantins. As obras são de responsabilidade da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) por meio da MA Engenharia Ltda. As comunidades rurais de Santa Rita escolheram quais obras necessitavam durante consultas públicas e o Governo está executando-as.

As microrregiões rurais onde estão sendo implantadas as obras são grandes produtoras de carne, tendo como principal p

roduto a pecuária de corte, porém, com o crescimento da fronteira do agronegócio no estado, também estão surgindo grandes fazendas produtoras de soja.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  MPE requer regularização de merenda escolar em 8 municípios

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Acadepol reinicia cursos do projeto “Academia Itinerante”

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA