biênio 2025/2026
Eleições da ATM terá chapa única encabeçada pelo prefeito de Cristalândia, Big Jow, que prega independência da entidade
As eleições da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) terá chapa única, encabeçada pelo prefeito de Cristalândia, Big Jow. Nesta quarta-feira, 12 de março, na sede da entidade, a chapa intitulada União Municipalista protocolou seu registro junto à Comissão Eleitoral do pleito, presidida pelo prefeito de Araguacema, Marquinho. A diretoria que será eleita comandará a ATM no biênio 2025/2026.

A chapa é composta pelo prefeito de Cristalândia, Big Jow, na condição de presidente, pelos prefeitos Joaquim Pinheiro, de Pedro Afonso, e Lucilene Brito, de Buriti de Tocantins, na condição de 1° e 2ª vices-presidentes, respectivamente.
A prefeita de Itacajá, Aparecida, será a 1ª diretora administrativa, o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto, o 2° diretor administrativo. Já a 1ª e 2ª diretoria financeira serão ocupadas pelos prefeitos Joel Rufino, de Rio dos Bois, e Luiz Felipe de Miranda, de Brasilândia do Tocantins, respectivamente. Mais 16 prefeitos integram a chapa, distribuídos em titularidade e suplência dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
O candidato único à presidência da ATM falou da importância do trabalho da entidade e da união dos prefeitos em prol dos Municípios. “Hoje nós temos uma entidade muito bem representada pelo atual presidente e continuaremos esse trabalho. Em primeiro lugar, com a independência da entidade. Nós buscaremos o que há de melhor para os Municípios. Hoje estamos aqui ao lado do prefeito de Pedro Afonso, Joaquim, fazendo essa união, pois ela só nos fortalece diante das lutas que temos pela frente”, disse.
Pleito – As eleições da ATM ocorrerão dia 27 de março de 2025, a partir das 09h, no auditório da entidade em Palmas, através de Assembleia Geral. Com o deferimento da chapa pela comissão eleitoral, a mesma deverá ser aclamada vencedora das eleições. A posse da diretoria eleita esta prevista para ocorrer dia 30 de junho.
ATM – Fundada em 1989, na cidade de Miracema do Tocantins, mas com sede em Palmas, a ATM é uma entidade apartidária, sem fins lucrativos, constituída pelos municípios associados do Estado do Tocantins, e tem entre seus objetivos congregar os Municípios tocantinenses e difundir sua doutrina municipalista, ampliando e fortalecendo as localidades em suas capacidades administrativas, econômicas, culturais e sociais.
CIDADES
Após quase 20 anos de espera, obra histórica transforma acesso dos moradores à região norte de Palmas
Neste mês de maio, em que Palmas celebra 37 anos, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), apresenta uma série de três matérias especiais sobre obras e ações que estão transformando as regiões norte, sul e o distrito de Taquaruçu, atendendo demandas históricas da população em pouco mais de um ano de gestão. Nesta quinta-feira, 14, as equipes de Jornalismo e Redes Sociais da Secom, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Habitação, mostram as melhorias realizadas na região norte da Capital com a requalificação da ligação entre a Avenida NS-15 e os bairros da região. A obra solucionou antigos problemas de acesso enfrentados pela comunidade após quase duas décadas de reivindicações. Confira os detalhes dessas histórias também nos perfis das redes sociais da Prefeitura de Palmas (@cidadepalmas).
Cerca de 15 mil pessoas vivem na localidade, entre eles o jardineiro Thayllor Mendes, morador do Setor Fumaça, que utiliza o trecho diariamente, seja de bicicleta ou a pé até o ponto de ônibus, e tem sentido a diferença do investimento da gestão no local.
“Essa obra mudou completamente a nossa rotina. Foram muitos anos de sofrimento, convivendo com poeira, lama e insegurança. A ponte era estreita e perigosa, a gente precisava esperar os carros passarem para conseguir atravessar. Hoje posso andar de bicicleta com tranquilidade, porque tem ciclovia e está bem iluminado e o trecho organizado com sinalização. Quem mora aqui sente que finalmente está sendo valorizado”, destacou.
O novo corredor viário agora oferece deslocamento seguro e mais fluidez no trânsito, com via duplicada, pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), iluminação pública em LED, ciclovia, calçadas acessíveis e sinalização completa. O trecho é considerado estratégico por garantir acesso a mais de 20 setores da região norte, além de condomínios residenciais, chácaras e áreas de mineração.
Sonho realizado
Para o presidente da Associação Comunitária Sonho Meu, Raimundo Araújo, a modernização do acesso representa a concretização de uma luta histórica da comunidade. “Hoje vivemos um sonho realizado, com essa obra histórica. Foram anos de reivindicações e promessas que nunca saíam do papel. Antes, esse acesso colocava vidas em risco diariamente, com acidentes frequentes e moradores dividindo espaço com veículos pesados. Era muito triste ver crianças caminhando para a escola no meio daquele movimento. Hoje temos uma estrutura digna e moderna e mais dignidade para a nossa região”, afirmou.
A transformação também impacta diretamente o desenvolvimento econômico local. Proprietário de uma empresa do setor de aço e ferragem instalada às margens da nova avenida, o empresário Ismar Francisco relata que a obra impulsionou o crescimento dos negócios e valorizou toda a área comercial.
“Antes da duplicação, nossa empresa praticamente ficava escondida no fundo do terreno. A poeira era constante e dificultava até o atendimento aos clientes. Depois da obra, tudo mudou. Hoje temos acesso seguro e visibilidade e oferecemos mais conforto aos nossos clientes. O comércio da região começou a crescer rapidamente. Antes eu era o único comerciante aqui na entrada do córrego Água Fria, agora já somos quatro empresas funcionando no entorno. Minha filha inclusive abriu uma franquia de doces ao lado. Esse desenvolvimento é reflexo direto dos investimentos realizados pela Prefeitura nessa região”, ressaltou.

Infraestrutura completa
Com investimento superior a R$ 6 milhões, a obra contemplou a construção de bueiro triplo celular, pavimentação asfáltica da avenida duplicada, instalação de defensas metálicas, implantação de iluminação pública, ciclovia, calçadas acessíveis e toda a sinalização viária, fortalecendo a infraestrutura e a mobilidade urbana da região.
Formação da região
A região localizada ao norte do córrego Água Fria foi definida, ainda no plano original de Palmas, como área destinada à expansão urbana da Capital. A ocupação dos bairros no entorno do córrego começou a se intensificar no início dos anos 2000, em um processo marcado pelo parcelamento informal de chácaras que predominavam na localidade.
A partir desse movimento, surgiram comunidades como Água Fria, Sonho Meu, Fumaça, Diamante, Água Boa, Araras, São Francisco, Jaú, Sião, Luar do Sertão e Mirante. Inicialmente conhecidos por denominações populares e informais, esses bairros ganharam reconhecimento ao longo dos anos, impulsionados pelo crescimento populacional, pela expansão urbana e pela consolidação da região como uma importante área residencial da zona norte de Palmas.

-
CIDADES5 dias atrásPrefeito Eduardo Siqueira Campos inaugura a Praça das Águas e entrega novo espaço de lazer para moradores do Bertaville
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásPré-candidato a deputado federal, Maurício Buffon defende protagonismo do Tocantins e fortalecimento do agro durante Fórum MATOPIBA LIDE em Palmas
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásGoverno do Tocantins lança aplicativo Agrotins+ e site oficial com programação, mapas e serviços ao público
-
CIDADES6 dias atrásDefesa Civil promove capacitação integrada para atendimento de emergências na feira agrotecnológica
-
CIDADES5 dias atrásEscolas intensificam preparativos para o desfile cívico em comemoração aos 37 anos de Palmas
-
NEGÓCIOS5 dias atrásFANTA LANÇA PROMOÇÃO COM BAÚS DE RECOMPENSAS E DESAFIOS POR PRÊMIO
-
ECONOMIA6 dias atrásCERTI leva 130 startups apoiadas pela Jornada Amazônia ao Bioeconomy Amazon Summit, em Belém
-
CIDADES5 dias atrásUsuários do transporte coletivo vão contar com reforço de ônibus durante Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins



