PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

TCE/TO – Mais de 80 processos em pauta nas Câmaras desta terça-feira

Na Primeira Câmara, entram em pauta as prestações de contas de ordenador da prefeitura de Nova Olinda.

Publicado em

As sessões das Primeira e da Segunda Câmaras do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) retomam suas atividades nesta terça-feira, 2, com previsão de 85 processos para julgamento.

  

Na Primeira Câmara, entram em pauta as prestações de contas de ordenador da prefeitura de Nova Olinda, exercício financeiro de 2012; da Secretaria do Planejamento e Orçamento, também de 2012 e da prefeitura de Alvorada, de 2011.

 

Já na sessão da Segunda Câmara, prestações de 2013 das câmaras municipais de Lavandeira e Riachinho, além da prestação de 2012 da prefeitura de Natividade.

 

Confira a íntegra das pautas das  e  Câmaras, que contam com transmissão ao vivo pelo site do Tribunal de Contas.

 

A sessão da Primeira Câmara tem início às 13h30 e da Segunda Câmara, às 15h30.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Palmas ganha circuito de Natal especial este ano
Advertisement

CIDADES

Proposta por Marcus Marcelo, construção da escola de tempo integral pode beneficiar mil estudantes do Costa Esmeralda

Published

on

Para facilitar o acesso à educação e evitar a evasão escolar, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) solicita a construção da primeira unidade de ensino estadual no Setor Costa Esmeralda, em Araguaína, uma Escola de Tempo Integral, pois segundo ele, o formato atenderia melhor a região e beneficiaria mil estudantes.

“Esse investimento é de extrema importância para os jovens e crianças, pois garante o direito à educação com um método que oferece mais horas de ensino por meio de atividades extracurriculares ou culturais, além de servir de um ponto de apoio para os pais que precisam trabalhar, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da comunidade”, explicou o deputado.

Dentre as necessidades do requerimento apresentado, estão que o Costa Esmeralda não possui uma unidade de ensino estadual e está localizado mais distante do Centro da cidade. Para os jovens terem acesso ao Ensino Médio, dependendo da unidade, é preciso percorrer mais de 10 km, o que pode resultar no abandono do estudo.

Josefa Ferreira é presidente da ONG Mãos Estendidas e mora no Costa Esmeralda desde quando o setor foi criado, em 2014, sua casa fica próxima da praça e foi observando a ociosidade das crianças que começou o seu projeto, no qual oferece gratuitamente brincadeiras, reforço escolar, orientações sobre o primeiro emprego.

Leia Também:  Sine Palmas disponibiliza mais de 100 vagas nesta sexta-feira, 16

“Uma Escola de Tempo Integral ajudaria muito a comunidade, pois nós não conseguimos atender toda a demanda, porque no contraturno das aulas ainda existem muitas crianças que ficam na praça, porque é um setor afastado é mais difícil para as mães mandarem os filhos estudarem ou matricular em uma outra atividade fora do setor ”, complementa.

Mais vagas de ensino
O Costa Esmeralda está entre os bairros mais populosos de Araguaína e conta com mais de 7 mil moradores. Segundo Marcus Marcelo, o crescimento populacional da região também tem aumentado a demanda por vagas nas escolas. “A ausência de uma escola estadual no local tem gerado sobrecarga nas unidades vizinhas e dificultado o acesso à educação para muitas famílias, especialmente aquelas de baixa renda, precisamos mudar essa realidade”, analisou o deputado.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA