MOSTRA ARTÍSTICA
Alunos do Espaço +Cultura realizam apresentações para a comunidade
O Espaço +Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém, localizado na Quadra Arse 131 (1304 Sul), apresenta nesta quarta e quinta-feira, 29 e 30 de novembro, a Mostra Artística dos alunos dos cursos de iniciação às artes. O objetivo é demonstrar e celebrar tudo o que foi aprendido durante o ano letivo. Haverá apresentação dos alunos de teatro, artes visuais, violão, teclado e musicalização infantil. O evento começa a partir das 19 horas e toda a comunidade está convidada.
Os cursos de iniciação às artes fazem parte do projeto Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Nele, são oferecidos cursos gratuitos nas áreas de artes cênicas, visuais, música e dança, eles são distribuídos entre o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Espaço +Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém, na Arse 131 (1304 Sul); Pracinha da Cultura, no setor Morada do Sol II, e Casa de Cultura Professora Maria dos Reis em Taquaruçu. Até o dia 13 de dezembro, todos esses espaços realizarão as mostras, confira a programação no final do texto.
Pracinha da Cultura
As mostras iniciaram nesta segunda-feira, 27, pela Pracinha da Cultura, localizada no setor Morada do Sol II, e seguiram até terça-feira, 28. Lá se apresentaram os alunos de danças urbanas, balé infantil, dança de salão e pintura. A aluna de pintura e danças urbanas, Rafaela Souza, falou sobre como os cursos mudaram sua rotina. “Eu estou por aqui quase todos os dias e isso mudou bastante a minha rotina, porque antes eu ficava mais em casa e agora eu posso vir aqui fazer várias artes. Também fiz vários novos amigos”, disse a aluna.
A coordenadora da Pracinha da Cultura, Ivonete Nascimento, esteve no local e elogiou o esforço dos alunos. “Cada criança que está aqui, cada adulto que são nossos alunos, eles conseguiram alcançar mais um objetivo na vida deles. Alcançar e partir, sair do medo que tanta gente tem de tentar fazer uma coisa nova. É gratificante fazer parte disso e admiro muito todos vocês”, disse.
Confira a programação dos demais locais
Espaço +Cultura atriz educadora Marcélia Belém – Quadra 1304 Sul
29/11
19 horas: Teatro – Uma noite assombrada
19h30: Apresentação dos alunos de teclado
30/11
19 horas: Abertura da exposição de artes visuais de desenho e ateliê infantil
19h30: Apresentação dos alunos de música com musicalização infantil e violão
Casa de Cultura Maria dos Reis – Taquaruçu
1/12
10 horas: Abertura da exposição de artes visuais
19 horas: Participação especial grupo Veredas
19h30: Apresentação das turmas de música com musicalização infantil, violão e prática em conjunto
8 horas: Apresentação das turmas de balé, grupo Casulo e dança de salão
Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
4/11
19 horas: Abertura da exposição de artes visuais na galeria do Espaço Cultural
19h30: Teatro – O labirinto das emoções
20 horas: Homenagem a Elis Regina, Alceu Valença e Rihanna – Alunos violão e canto popular
5/12
19 horas: Turmas de balé do Espaço Cultural e do Espaço +Cultura
19h30: Turmas de danças urbanas do Espaço Cultural e do Espaço +Cultura
20 horas: Projeto Kpop
6/12
19 horas: Contação de história – Contos para enganar o temp
19h30: Homenagem a Elis Regina, Alceu Valença e Rihanna – Alunos violão e canto popular
7/12
19 horas: Apresentação de musicalização infantil
19h30: Apresentação dos alunos de violão
8/12
19 horas: Homenagem a Elis Regina, Alceu Valença e Rihanna – Alunos violão e canto popular
12/12
19 horas: Mostra de teclado e núcleo de cordas avançado
13/12
19h30: Teatro – Sonho de uma noite de verão
CULTURA
Museu Casa Suçuapara e distrito de Taquaruçu receberão programação da Semana Nacional do Museu 2026
O Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, localizado no Parque Cesamar, e o Museu Casa Vitor, no distrito de Taquaruçu, serão palco da programação da 24ª Semana Nacional do Museu 2026, em Palmas. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado na segunda-feira, 18, a semana contará com rodas de conversa, palestras, apresentações culturais e debates sobre história, memória e patrimônio cultural do Tocantins.
A programação acontecerá majoritariamente no período noturno e reunirá pioneiros, pesquisadores, representantes culturais e moradores que participaram da construção histórica de Palmas e Taquaruçu. A programação é gratuita e organizada pela Fundação Cultural de Palmas (FCP).
No Cesamar
A abertura da programação será no Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, na segunda-feira, 18, às 19 horas, com a roda de conversa ‘História e memória da Capital: pioneiros na formação econômica de Palmas”. Ainda na segunda-feira, às 20h30, será realizada a atividade ‘Entre versos e memórias: poesias sobre Palmas’, com música regional.
Na quarta-feira, 21, às 19 horas, o museu recebe a roda de conversa ‘Patrimônio, memória e desenvolvimento: os primeiros olhares sobre a política palmense”. Em seguida, às 20h30, haverá a palestra ‘Patrimônio cultural: tombamento e registro de bens em Palmas’.
Em Taquaruçu
O encerramento da programação será no sábado, 23, às 18 horas, na Casa Vitor, em Taquaruçu, com o ‘Café Museológico’. O tema do encontro será “História e memória de Taquaruçu: o olhar de quem ajudou a construir Palmas’.

-
GERAL7 dias atrásInvestigação da Chacina de Miracema aponta execução de inocentes, destruição de provas e uso da estrutura da PM, dizem Polícia Civil e Justiça
-
CIDADES4 dias atrásPrefeito Eduardo Siqueira Campos inaugura a Praça das Águas e entrega novo espaço de lazer para moradores do Bertaville
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásPré-candidato a deputado federal, Maurício Buffon defende protagonismo do Tocantins e fortalecimento do agro durante Fórum MATOPIBA LIDE em Palmas
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásGoverno do Tocantins lança aplicativo Agrotins+ e site oficial com programação, mapas e serviços ao público
-
CIDADES5 dias atrásDefesa Civil promove capacitação integrada para atendimento de emergências na feira agrotecnológica
-
CIDADES4 dias atrásEscolas intensificam preparativos para o desfile cívico em comemoração aos 37 anos de Palmas
-
NEGÓCIOS4 dias atrásFANTA LANÇA PROMOÇÃO COM BAÚS DE RECOMPENSAS E DESAFIOS POR PRÊMIO
-
ECONOMIA5 dias atrásCERTI leva 130 startups apoiadas pela Jornada Amazônia ao Bioeconomy Amazon Summit, em Belém



