ESTUDANTIL
Curta-metragem de alunos da rede municipal é selecionado para Festival de Cinema
Os alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) que participaram do curta-metragem ‘Ivy, seu tempo, suas prioridades’ comemoram mais uma participação em festivais de cinema. Desta vez, a produção concorre na categoria Júri Popular do Festival Internacional de Cinema Estudantil de Alvorada (Fecea), no Rio Grande do Sul (RS). A cerimônia de premiação dos vencedores será realizada na Câmara Municipal do referido município gaúcho no dia 2 de dezembro.
Segundo o professor Deyvid Carvalho, responsável pelo projeto na unidade, para participar da votação, basta clicar no link do curta-metragem, disponível aqui, e curtir a produção. Ele destaca que a votação pode ser realizada até o dia primeiro de dezembro. “Contamos com o apoio não somente da comunidade escolar, mas de toda a população. É um trabalho muito bonito, produzido pelos nossos alunos e quanto mais participações e seleções essa produção tiver, mais possibilidades de alçarmos novos voos teremos”, destacou o professor.
O professor ainda revela que o curta-metragem tem rendido muitos frutos na área do cinema estudantil, sendo já selecionado para participar de seis festivais. “Graças a esses resultados, nossa expectativa é muito grande. Nossos alunos estão vendo que se eles plantam com excelência, colhem bons resultados. Esse aprendizado é muito bom para a autoestima e para o protagonismo deles no audiovisual ou em qualquer outra área que quiserem seguir”, concluiu.
O filme
‘Ivy, seu tempo, suas prioridades’ aborda a história de três meninas, que mantêm entre elas uma grande amizade. No entanto, tudo muda quando uma delas ganha um celular de última geração, mudando suas prioridades. Nessa perspectiva, o filme faz uma reflexão sobre a vida e o tempo, mostrando que cada escolha gera uma história diferente e que é necessário saber o que é mais importante, pois o tempo não espera.
A produção foi realizada inteiramente pelos alunos ETI Almirante Tamandaré, com orientação e capacitação do professor Deyvid Carvalho e participação das alunas da Universidade da Maturidade (UMA/UFT). O curta teve como trilha sonora a música ‘O tempo’, do músico e compositor Youssef Carvalho, que autorizou o uso da canção na produção.
CULTURA
Museu Casa Suçuapara e distrito de Taquaruçu receberão programação da Semana Nacional do Museu 2026
O Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, localizado no Parque Cesamar, e o Museu Casa Vitor, no distrito de Taquaruçu, serão palco da programação da 24ª Semana Nacional do Museu 2026, em Palmas. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado na segunda-feira, 18, a semana contará com rodas de conversa, palestras, apresentações culturais e debates sobre história, memória e patrimônio cultural do Tocantins.
A programação acontecerá majoritariamente no período noturno e reunirá pioneiros, pesquisadores, representantes culturais e moradores que participaram da construção histórica de Palmas e Taquaruçu. A programação é gratuita e organizada pela Fundação Cultural de Palmas (FCP).
No Cesamar
A abertura da programação será no Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, na segunda-feira, 18, às 19 horas, com a roda de conversa ‘História e memória da Capital: pioneiros na formação econômica de Palmas”. Ainda na segunda-feira, às 20h30, será realizada a atividade ‘Entre versos e memórias: poesias sobre Palmas’, com música regional.
Na quarta-feira, 21, às 19 horas, o museu recebe a roda de conversa ‘Patrimônio, memória e desenvolvimento: os primeiros olhares sobre a política palmense”. Em seguida, às 20h30, haverá a palestra ‘Patrimônio cultural: tombamento e registro de bens em Palmas’.
Em Taquaruçu
O encerramento da programação será no sábado, 23, às 18 horas, na Casa Vitor, em Taquaruçu, com o ‘Café Museológico’. O tema do encontro será “História e memória de Taquaruçu: o olhar de quem ajudou a construir Palmas’.

-
GERAL6 dias atrásInvestigação da Chacina de Miracema aponta execução de inocentes, destruição de provas e uso da estrutura da PM, dizem Polícia Civil e Justiça
-
CIDADES3 dias atrásPrefeito Eduardo Siqueira Campos inaugura a Praça das Águas e entrega novo espaço de lazer para moradores do Bertaville
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásPré-candidato a deputado federal, Maurício Buffon defende protagonismo do Tocantins e fortalecimento do agro durante Fórum MATOPIBA LIDE em Palmas
-
CIDADES7 dias atrásEduardo Fortes acompanha governador Wanderlei Barbosa em visita à obra da TO-365 e anúncio de nova obra em Gurupi
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásGoverno do Tocantins lança aplicativo Agrotins+ e site oficial com programação, mapas e serviços ao público
-
CIDADES4 dias atrásDefesa Civil promove capacitação integrada para atendimento de emergências na feira agrotecnológica
-
CIDADES3 dias atrásEscolas intensificam preparativos para o desfile cívico em comemoração aos 37 anos de Palmas
-
NEGÓCIOS3 dias atrásFANTA LANÇA PROMOÇÃO COM BAÚS DE RECOMPENSAS E DESAFIOS POR PRÊMIO



