CARNAVAL 2024
Prefeitura divulga lista dos blocos autorizados para realizar a folia na Capital
Nesta terça-feira, 30, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedurs) homologou e publicou no Diário Oficial de Palmas a autorização de uso para os blocos de carnaval que concorreram ao edital de incentivo da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Conforme estabelece a legislação de uso dos solos, a necessidade dessa autorização se deve ao fato de que esses blocos irão realizar eventos em estacionamentos ou vias públicas.
Com a autorização oficializada, os blocos estão prontos para colorir as ruas da cidade durante o período carnavalesco, promovendo alegria e descontração aos foliões. A FCP se reunirá com os representantes dos blocos para passar instruções e orientações.
A FCP reforça seu compromisso em apoiar e fortalecer a cultura carnavalesca na capital, ao disponibilizar recursos no valor de R$ 30 mil para cada bloco de rua, totalizando um investimento de R$ 450 mil na festa de momo, o dobro do montante destinado na primeira edição. O período de inscrições ocorreu entre os dias 16 e 25 de janeiro de 2024.
O edital Nº 1/FCP/2024 de apoio aos blocos, publicado no dia 16 de janeiro, estabelece que os participantes devem desfilar em circuitos específicos da cidade, de forma organizada, trajando camiseta e/ou abadá, com as logomarcas da Prefeitura de Palmas e da Fundação Cultural de Palmas, acompanhando um tema específico, e com um mínimo de 30 integrantes.
Confira abaixo a lista dos blocos autorizados, juntamente com os locais e dias
Bloco Na Doida
Dias: 10/02, 11/02 e 12/02/2024
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Meu Bloco
Dias: 10/02, 11/02 e 12/02/2024
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Bloco Boto Fé Nesse Carna
Dias: 10/02, 11/02 e 12/02/2024
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Bloco To Pagodeira
Dias: 10/02, 11/02 e 12/02/2024
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Bloco Brilhosa
Dias: 10/02, 11/02 e 12/02/2024
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Bloco da Fé
Dias: 10/02, 11/02 e 12/02/2024
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Bloco Pirarucu
Dias: 10/02, 11/02 e 12/02/2024
Local: Estacionamento do Espaço Cultural
Bloco Corujinhas
Dias: 09/02, 10/02 e 12/02/2024
Local: Parque dos Povos Indígenas
Bloco Altas Horas
Dias: 09/02, 10/02 e 11/02/2024
Local: Avenida LO-14, Arno 72, em frente ao Lote 16
Bloco Mit Kids
Dias: 10/02, 11/02 e 13/02/2024
Local: Avenida NS-2, em frente ao lote 10B, Quadra 102 Sul
Bloco Rede Preta
Dias: 10/02, 11/02 e 12/02/2024
Local: Bosque dos Pioneiros
Bloco Sou da Paz
Dias: 10/02, 11/02 e 12/02/2024
Local: Praia da Arnos, Restaurante Niquelandia
Bloco das Musas
Dias: 09/02, 11/02 e 12/02/2024
Local: Praia da Graciosa, Orla 14, Quadra 18, Lote 01, Sala 03
Bloco Pequibloco
Dias: 10/02 a 13/02/2024
Local: Rua 8, Quadra 24, Avenida Taquaruçu, Lote 5, em Taquaruçu
Bloco da 108
Dias: 10/02, 11/02 e 12/02/2024
Local: Praça da Quadra 108 Norte
CULTURA
Museu Casa Suçuapara e distrito de Taquaruçu receberão programação da Semana Nacional do Museu 2026
O Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, localizado no Parque Cesamar, e o Museu Casa Vitor, no distrito de Taquaruçu, serão palco da programação da 24ª Semana Nacional do Museu 2026, em Palmas. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado na segunda-feira, 18, a semana contará com rodas de conversa, palestras, apresentações culturais e debates sobre história, memória e patrimônio cultural do Tocantins.
A programação acontecerá majoritariamente no período noturno e reunirá pioneiros, pesquisadores, representantes culturais e moradores que participaram da construção histórica de Palmas e Taquaruçu. A programação é gratuita e organizada pela Fundação Cultural de Palmas (FCP).
No Cesamar
A abertura da programação será no Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, na segunda-feira, 18, às 19 horas, com a roda de conversa ‘História e memória da Capital: pioneiros na formação econômica de Palmas”. Ainda na segunda-feira, às 20h30, será realizada a atividade ‘Entre versos e memórias: poesias sobre Palmas’, com música regional.
Na quarta-feira, 21, às 19 horas, o museu recebe a roda de conversa ‘Patrimônio, memória e desenvolvimento: os primeiros olhares sobre a política palmense”. Em seguida, às 20h30, haverá a palestra ‘Patrimônio cultural: tombamento e registro de bens em Palmas’.
Em Taquaruçu
O encerramento da programação será no sábado, 23, às 18 horas, na Casa Vitor, em Taquaruçu, com o ‘Café Museológico’. O tema do encontro será “História e memória de Taquaruçu: o olhar de quem ajudou a construir Palmas’.

-
GERAL7 dias atrásInvestigação da Chacina de Miracema aponta execução de inocentes, destruição de provas e uso da estrutura da PM, dizem Polícia Civil e Justiça
-
CIDADES4 dias atrásPrefeito Eduardo Siqueira Campos inaugura a Praça das Águas e entrega novo espaço de lazer para moradores do Bertaville
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásPré-candidato a deputado federal, Maurício Buffon defende protagonismo do Tocantins e fortalecimento do agro durante Fórum MATOPIBA LIDE em Palmas
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásGoverno do Tocantins lança aplicativo Agrotins+ e site oficial com programação, mapas e serviços ao público
-
CIDADES5 dias atrásDefesa Civil promove capacitação integrada para atendimento de emergências na feira agrotecnológica
-
CIDADES4 dias atrásEscolas intensificam preparativos para o desfile cívico em comemoração aos 37 anos de Palmas
-
NEGÓCIOS4 dias atrásFANTA LANÇA PROMOÇÃO COM BAÚS DE RECOMPENSAS E DESAFIOS POR PRÊMIO
-
ECONOMIA5 dias atrásCERTI leva 130 startups apoiadas pela Jornada Amazônia ao Bioeconomy Amazon Summit, em Belém



