PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

PRIMEIRA ETAPA

Unitins divulga resultado provisório de concurso para professor

Publicado em

A Comissão Organizadora do Concurso Público para Docente da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulgou nesta terça-feira, 29, o resultado provisório da primeira etapa do certame. O resultado pode ser conferido aqui. Os três candidatos melhor classificados para cada vaga avançarão para a segunda etapa do concurso, que consistirá em prova didática e comprovação de títulos e experiência.

Conforme o edital, para fins de elaboração de recurso, o candidato terá acesso às cópias das suas atas de avaliação e da sua prova escrita via sistema, a partir das 17 horas do dia 30 de agosto. O candidato tem do dia 1º de setembro, a partir das 17 horas, até as 17 horas do dia 4 de setembro para interpor recurso.

As provas foram realizadas no dia 16 de abril passado, por mais de 1.200 candidatos, após uma decisão liminar garantir a realização da primeira etapa, mas sem a divulgação do resultado. Na semana passada, a Unitins, por meio de sua Diretoria Jurídica e Procuradoria Geral do Estado, conseguiu reverter a decisão liminar, o que garante o prosseguimento das demais etapas do certame, bem como o resultado da primeira fase.

Leia Também:  Primeira-dama Karynne Sotero convida inscritos no programa Jovem Trabalhador a participarem de seleção para intercâmbio em Barcelona

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do Concurso, o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, sem mais pendências jurídicas o certame caminhará, um pouco fora do prazo de conclusão previsto, mas seguindo as etapas e critérios planejados.

Este é o primeiro concurso para professor efetivo da Unitins que oferta vagas para todos os cinco câmpus da Universidade. São 132 vagas que serão preenchidas por profissionais que possuem mestrados ou doutorados. As vagas estão divididas entre dez cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Letras, Medicina, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

O profissional terá que cumprir a carga horária de 20 ou 40 horas semanais com remuneração mensal de R$ 4.502,16. até R$ 10.554,12.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ECONOMIA

Jucetins realiza palestra sobre educação financeira e incentiva consumo consciente

Jucetins promove palestra sobre educação financeira e consumo consciente para servidores como parte da 1ª Semana de Educação financeira do Governo do Tocantins

Published

on

Jucetins promove palestra de educação financeira para servidores

A iniciativa destaca a importância do controle financeiro, da gestão emocional e do consumo consciente no dia a dia dos servidores, como pilares para prevenir o endividamento, fortalecer o planejamento e promover mais qualidade de vida

O Governo do Tocantins, por meio da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), deu prosseguimento ao ciclo de atividades da 1ª Semana de Educação Financeira – “Servidor Consciente: uma jornada para um futuro seguro”. O evento, realizado na manhã desta quinta-feira, 9 de abril, teve como foco o bem-estar, a qualidade de vida e a organização econômica dos servidores públicos.

Programação estadual

A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Estado da Administração (Secad), por meio da Escola de Governo do Tocantins, e segue até o dia 10 de abril. Ao todo, serão realizadas atividades em mais de 30 pastas do Poder Executivo, com a expectativa de atingir mais de 4,2 mil servidores estaduais.

FOTO 02

A abertura oficial da programação ocorreu na manhã de quarta-feira, 8, no Palácio Araguaia. O evento reuniu secretários de Estado e representantes de autarquias, entre eles a presidente da Jucetins, Raquel Borges, reforçando o compromisso da gestão estadual com a valorização e o desenvolvimento continuado dos servidores.

Capacitação na Jucetins

A palestra realizada na Jucetins contou com a participação de servidores, estagiários e representantes de órgãos parceiros, como a Agência de Metrologia do Estado (AEM) e a Secretaria da Cidadania e Justiça (SECIJU). A condução do evento ficou a cargo da vice-presidência da autarquia.

Leia Também:  Senador Eduardo Gomes vistoria obras em Novo Alegre e reforça compromisso com ações municipalistas

Durante a abertura, o vice-presidente da Jucetins, Wesley Lemos, destacou a importância de iniciativas voltadas à qualificação profissional e ao fortalecimento de uma cultura organizacional mais consciente e equilibrada. Ele ressaltou o valor do aprendizado contínuo como ferramenta de transformação pessoal e profissional, citando o versículo bíblico: “Instrua o sábio, e ele se fará mais sábio; ensine o justo, e ele aumentará o seu saber” (Provérbios 9:9). Segundo ele, a mensagem reforça que o conhecimento é fundamental para decisões mais assertivas e para o desenvolvimento dos servidores.

FOTO 03

Temas e reflexões

A palestra foi conduzida pela administradora, contadora e empresária Talyane Barros Ribeiro, especialista em Gestão Financeira e Marketing e instrutora do Senac Tocantins. Com linguagem acessível e exemplos práticos, a especialista abordou a importância do controle financeiro, da gestão emocional e do consumo consciente como pilares para prevenir o endividamento familiar.

Para Talyane, a educação financeira vai além dos números e está diretamente ligada às escolhas individuais e ao controle emocional frente ao consumismo. “A palestra gera uma reflexão sobre os perigos do endividamento no orçamento familiar e da consciência e controle dos gastos diários, que podem gerar proporções surpreendentes ao final do mês. O problema não é quanto se ganha, mas as escolhas que se faz. Esse é o combustível para o motor da educação financeira”, enfatizou.

A instrutora também alertou para a necessidade do planejamento financeiro como ferramenta essencial para dar direção ao dinheiro e garantir uma margem de segurança diante de imprevistos, destacando a importância do domínio próprio para evitar o consumismo imposto por redes sociais e aplicativos de vendas.

Leia Também:  Famílias agradecem apoio de Eduardo Gomes a projeto de equoterapia e destacam sensibilidade do senador com a causa
FOTO 04

Depoimento de participante

A servidora da Jucetins, Larissa Marinho, destacou o impacto positivo da palestra e a importância do tema no cotidiano. Para ela, o momento foi essencial para despertar a consciência sobre bons hábitos de consumo e organização financeira pessoal.

“A palestra despertou a importância do domínio próprio para evitar cair no consumismo imposto pelas redes sociais e aplicativos de venda de produtos, que nos bombardeiam diariamente. A educação financeira é uma questão de consciência, pois precisamos viver dentro da nossa realidade financeira para não nos prejudicar. É preciso controlar os impulsos e não se deixar levar pelas influências, mas agir com razão, controlando as emoções”, afirmou.

Compromisso institucional

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Tocantins e da Jucetins em promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos servidores. O programa busca incentivar práticas financeiras mais conscientes, sustentáveis e alinhadas ao equilíbrio emocional e ao planejamento de futuro, preparando os profissionais para uma vida mais equilibrada tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.

Fotos: Geórgya Laranjeira Corrêa, Philipe Bastos e Philipe Ramos / Governo do Tocantins

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA