Governo propõe indenização de R$ 1.200 após audiência
Governo do Tocantins protocola substitutivo de MP com indenizações de R$ 1.200 após audiência com categorias
O Governo do Tocantins protocolou, na manhã desta quarta-feira, 29, na Assembleia Legislativa, medidas formais para viabilizar solução jurídica que garanta o pagamento das indenizações a servidores estaduais com segurança jurídica. As ações incluem recurso ao plenário e proposta de substitutivo às Medidas Provisórias (MP) em tramitação.
A formalização ocorre após audiência realizada nessa terça-feira, 28, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, quando o governador Wanderlei Barbosa reuniu-se com representantes de seis categorias do serviço público estadual para tratar da manutenção dos benefícios pagos a servidores que atuam em atividades finalísticas, como fiscalização, atendimento ao público e assistência técnica.
Segurança jurídica e proposta do Executivo
A proposta original encaminhada pelo Executivo por meio da Medida Provisória nº 17/2026, posteriormente reeditada pela MP nº 21/2026, previa o pagamento das indenizações dentro dos limites legais. Durante a tramitação legislativa, no entanto, o texto foi alterado com ampliação de valores, o que, segundo o Governo, configura vício de iniciativa, ao implicar criação de despesa pelo Poder Legislativo, sem a devida previsão orçamentária, situação que motivou o veto do governador.
Durante a audiência, o governador enfatizou que a prioridade da gestão é evitar prejuízos aos trabalhadores e destacou que a proposta apresentada busca assegurar o pagamento das indenizações com respaldo legal. “Não podemos correr o risco de pagar e depois haver questionamentos que levem à devolução desses valores, desta forma, a solução está sendo construída dentro da legalidade. Quando apresentamos a proposta de R$ 1.200 houve aceitação das categorias, o que representa um avanço em relação ao valor anterior e garante segurança jurídica para que o servidor receba sem risco de questionamentos futuros”, pontuou.
Construção técnica
Como alternativa, o Governo propôs o envio de Medida Provisória substitutiva, com valor ajustado para R$ 1.200, elaborada com base em análise técnica da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Casa Civil.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, e o secretário de Planejamento e Orçamento, Maurício Parizotto Lourenço, destacaram que a proposta busca conciliar valorização do servidor e responsabilidade fiscal.
O procurador da PGE, Jax James Garcia Pontes, ressaltou que a medida precisa estar juridicamente sustentada para garantir segurança e continuidade dos pagamentos.
Representando os servidores, o diretor administrativo do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe/TO), Natal Cesar Alves de Castro, destacou a importância de assegurar respaldo legal às indenizações.
Servidores defendem solução dentro do prazo
O presidente da Associação dos Servidores da Extensão Rural do Tocantins (Asser/TO), Andrey Costa, afirmou que a falta de deliberação dentro do prazo pode gerar prejuízos aos servidores. “Há risco de perda ou redução das indenizações, o que impacta diretamente a renda. Por isso, é fundamental uma solução com segurança jurídica, que garanta o pagamento sem risco de devolução e evite prejuízos ainda este ano”, enfatizou.
Formalização das medidas
As medidas protocoladas no dia 29 de abril de 2026 incluem recurso ao plenário da Assembleia Legislativa para garantir a continuidade da tramitação das medidas provisórias, além do encaminhamento de proposta de substitutivo à MP nº 21/2026, fixando o valor das indenizações em R$ 1.200, com base em critérios técnicos e jurídicos.
A efetivação da proposta depende da tramitação e aprovação pela Assembleia Legislativa. O Governo acompanha os prazos de vigência das Medidas Provisórias, que possuem tramitação limitada, e ressalta que a deliberação dentro do período legal é fundamental para garantir a continuidade dos pagamentos ainda em 2026.
Fundamentação jurídica
O Governo do Tocantins também sustenta a legalidade dos encaminhamentos com base em fundamentos técnicos e regimentais. De acordo com análise jurídica apresentada ao Parlamento, o recurso ao plenário encontra respaldo no Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que permite ao autor contestar decisão de não recebimento de proposições.
A análise destaca ainda que a apreciação da matéria deve ocorrer no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e do plenário, conforme previsto no rito legislativo.
Além disso, o entendimento é reforçado por jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhece a possibilidade de correção de vícios formais por meio de veto e readequação normativa.
Segundo o documento, a eventual não tramitação das medidas ou a derrubada dos vetos pode resultar na perda da base normativa que sustenta as indenizações, gerando risco concreto à segurança jurídica e ao pagamento dos benefícios aos servidores.
Estado
Amélio Cayres inaugura novo prédio administrativo da Assembleia Legislativa e anuncia nova convocação de concursados
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (MDB), inaugurou nesta terça-feira (2) o novo prédio administrativo Deputado Raimundo Moreira. A solenidade reuniu parlamentares, servidores, ex-presidentes da Casa e diversas autoridades, em um momento marcado por homenagens, reconhecimento aos servidores e celebração dos avanços alcançados pelo Poder Legislativo estadual.
Durante o evento, Amélio destacou que a entrega da nova estrutura é resultado do esforço conjunto dos deputados da atual legislatura e representa mais um passo no fortalecimento institucional da Assembleia Legislativa.

“Tenho a imensa satisfação de entregar hoje este prédio, que representa não apenas um esforço meu, mas de todos os deputados desta legislatura”, afirmou o presidente.
Os parlamentares presentes foram unânimes ao reconhecer os resultados da atual gestão, destacando ações como a realização do concurso público, a valorização dos servidores efetivos, investimentos em equipamentos e mobiliário, além da ampliação da infraestrutura da Casa de Leis.
Ao retomar seu pronunciamento, Amélio Cayres anunciou uma nova convocação de aprovados no concurso público da Aleto. Até o momento, 94 dos 106 aprovados para os cargos de técnico legislativo, analista legislativo e policial legislativo já foram empossados.
Representando os servidores, o diretor de pessoal da Assembleia Legislativa, Regismarques Camarço, agradeceu o empenho dos parlamentares e ressaltou a importância do investimento realizado.
“O novo prédio representa o reconhecimento de que as pessoas são o maior patrimônio de uma instituição”, destacou.
A solenidade contou com a presença dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa César Halum, Laurez Moreira, Luana Ribeiro, Marcelo Miranda, Mauro Carlesse, Osires Damaso e Vicentinho Alves. Em seus pronunciamentos, as autoridades destacaram a dedicação dos servidores, os avanços promovidos pela atual gestão e a justa homenagem ao ex-presidente Raimundo Moreira, que dá nome ao novo edifício.
Também participaram da cerimônia os deputados Eduardo Fortes (Republicanos), Eduardo Mantoan (PSD), Gutierres Torquato (PSD), Luciano Oliveira (PSD), Marcus Marcelo (PL), Moisemar Marinho (PL), Nilton Franco (União Brasil), Olyntho Neto (MDB), Professor Júnior Geo (PSDB), Valdemar Júnior (MDB) e Vilmar de Oliveira (PL).
Estrutura moderna e funcional
O novo prédio administrativo Deputado Raimundo Moreira possui aproximadamente 5.300 metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos totalmente climatizados, acessíveis e sustentáveis. A estrutura foi projetada para concentrar setores administrativos, salas técnicas, áreas de apoio e espaços de convivência, proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores e mais eficiência aos serviços prestados pela Assembleia Legislativa.
Com a entrega da nova estrutura, a Aleto amplia sua capacidade administrativa e reforça o compromisso com a modernização do Poder Legislativo, oferecendo um ambiente mais adequado para o atendimento das demandas institucionais e da população tocantinense.
-
TURISMO3 dias atrásTaquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e tradicional cavalgada
-
GERAL5 dias atrásJogador tocantinense ganha destaque internacional e disputa final de torneio na Espanha
-
GERAL3 dias atrásEm seminário sobre resíduos sólidos, presidente da ATM destaca esforços de gestores, frisa dificuldades e pede união dos Municípios
-
GERAL2 dias atrásPF investiga suposta fraude em financiamentos rurais e bloqueia R$ 141,7 milhões em bens no Tocantins
-
CIDADES2 dias atrásBRK/SANEATINS e SINDJOR promovem oficina conjunta sobre cobertura ambiental e comunicação climática em Palmas
-
ESPORTES2 dias atrásFutebol: Gutierres Torquato marca gol de placa e soma mais de R$ 1,2 milhão investidos no esporte tocantinense
-
GERAL3 dias atrásGuarda Metropolitana autua BRK após vazamento de esgoto próximo à Praia da Graciosa
-
GERAL6 dias atrásMP abre fiscalização sobre expansão da rede de esgoto e convoca BRK para explicar cronograma de obras em Araguaína



