PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Estado

Primeira-dama do Tocantins presenteia embaixatriz no Paraguai com peça de capim dourado e destaca cultura tocantinense

Publicado em

Acompanhando o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, em agenda internacional, a primeira-dama do estado, Karynne Sotero, visitou na tarde desta quinta-feira, 12, o embaixador do Brasil na República do Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho, e sua esposa, a embaixatriz Patrícia Calisto. O encontro ocorreu na residência oficial da embaixada, em Assunção, ocasião em que a primeira-dama presenteou a embaixatriz com uma peça de capim dourado, símbolo da arte e da identidade cultural do Tocantins.

O gesto foi recebido com entusiasmo pela embaixatriz, que ficou encantada com a beleza e a delicadeza do artesanato tocantinense. O capim dourado é reconhecido nacional e internacionalmente por sua aparência única e pelo trabalho cuidadoso da comunidade artesã do Tocantins.

A peça entregue como presente representa não apenas uma demonstração de cordialidade diplomática, mas também um símbolo da cultura tocantinense, que atravessa fronteiras e desperta admiração por onde passa.

Em agendas fora do país, a primeira-dama tem adotado o capim dourado como uma forma de divulgar as tradições do Tocantins e dar visibilidade ao trabalho que transforma a matéria-prima do cerrado em peças admiradas dentro e fora do Brasil.

Leia Também:  Prefeita Cinthia Ribeiro comemora aprovação unânime das contas da prefeitura de 2020 pelo TCE

“Por onde eu vou, levo comigo um pedaço do Tocantins. O capim dourado, feito pelas mãos talentosas dos nossos artesãos e artesãs, é mais do que um presente: é cultura, história e identidade. E em cada país que visito, ele encanta, porque quando algo é feito com a alma, o mundo inteiro reconhece o seu valor”, afirmou Karynne Sotero.

Agenda internacional
A agenda internacional do governador Wanderlei Barbosa no Paraguai ocorre durante as Reuniões Anuais dos Conselhos de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Assunção, evento que reúne líderes econômicos e financeiros de 48 países para discutir crescimento econômico, investimentos e desenvolvimento na América Latina e no Caribe.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Laranna Prestes assume SPU no Tocantins com missão de fortalecer políticas sociais e patrimoniais do Governo Federal

Published

on

O Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT-TO) celebra a nomeação de Laranna Prestes Catalão para o comando da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) no estado. Servidora pública federal e assistente social de carreira, Laranna assume o cargo com o desafio de alinhar a gestão dos bens da União às diretrizes de inclusão e desenvolvimento social do Governo do Presidente Lula.
Para a executiva estadual do PT a escolha de Laranna representa a união entre a competência técnica acadêmica e o compromisso ideológico com as causas populares e ao companheiro Edy César, que conduziu o órgão até aqui, a sigla ressaltou os cumprimentos pela condução prestada na pasta durante seu período de gestão.

A SPU desempenha papel fundamental na regularização fundiária, na destinação de imóveis para habitação de interesse social e na gestão de áreas que impactam diretamente a economia e o bem-estar da população tocantinense.

Trajetória Técnica e Gestão Pública

Laranna Prestes acumula vasta experiência na administração pública federal. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é servidora do quadro da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Em sua trajetória, destacou-se na implementação de políticas de assistência estudantil, governança pública e planejamento institucional.

Leia Também:  Governo do Tocantins já distribuiu quase 3 milhões de doses de vacina contra a Covid
Sua passagem por cargos de direção e assessoramento estratégico na UFT e na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) a gabarita para o manejo de estruturas administrativas complexas, articulação interinstitucional e formulação normativa — competências essenciais para a complexidade técnica que a SPU exige.

Alinhamento com o Projeto Federal

Ao assumir a titularidade do órgão no Tocantins, Laranna reforça a presença do projeto político do Presidente Lula no estado. “A SPU não é apenas um órgão burocrático de gestão de imóveis; sob a gestão de uma militante preparada como a Laranna, ela se torna uma ferramenta de justiça social e eficiência administrativa”, afirma o comunicado oficial do partido.

A nova gestora terá como prioridade agilizar processos de regularização e garantir que o patrimônio da União cumpra sua função social, aproximando as ações federais das demandas municipais e dos movimentos organizados no Tocantins.
COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA