Meio Ambiente e Segurança
Tocantins intensifica ações e investe R$ 17 milhões no maior plano de combate a incêndios da história

O Governo do Tocantins segue no enfrentamento às queimadas com monitoramento intensivo, ações educativas e estratégias de controle. O Boletim Clima e Fogo Nº 48, divulgado nesta quinta-feira (7) pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma/Semarh), destaca a atuação integrada para preservar o meio ambiente, proteger a população e reduzir os impactos dos incêndios florestais.
Entre 31 de julho e 6 de agosto, foram registrados 263 focos de calor em 41 municípios, redução em relação à semana anterior (283 registros). Lagoa da Confusão (33), Pium (30) e Formoso do Araguaia (28) concentraram a maior parte dos focos devido à vegetação mais suscetível ao fogo nesta época.
Do total, 93,9% (247 focos) foram incêndios florestais, combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual. Os outros 6,1% (16) referem-se à queima prescrita autorizada para manejo agrícola.
Mesmo com temperaturas entre 29°C e 37,1°C e umidade de até 18,3%, Palmas mantém mais de 30 dias consecutivos com boa qualidade do ar, reflexo das ações de controle e prevenção.
Maior plano da história
Com investimento superior a R$ 17 milhões, o Governo executa o maior plano de prevenção e combate a incêndios florestais do estado. As ações incluem a campanha Foco no Fogo, contratação de brigadistas, aquisição de veículos e equipamentos e monitoramento em tempo real.
Segundo o secretário Marcello Lelis, “não estamos apenas combatendo o fogo, estamos agindo antes dele acontecer, com planejamento, tecnologia, educação e integração entre os órgãos”.
Orientação à população
A população deve evitar queimadas e denunciar práticas ilegais pelos canais: Linha Verde Ibama (0800 61 8080), Corpo de Bombeiros (193) e Ouvidoria-Geral (162).

Estado
Dr. Diego Abreu Noleto toma posse como Conselheiro Estadual de Trânsito do Tocantins

O médico e presidente do Conselho Local de Saúde, Dr. Diego Abreu Noleto, assumiu na última quarta- feira, 6 de agosto de 2025, o cargo de Conselheiro Estadual de Trânsito do Tocantins. A posse representa mais um passo em sua trajetória de participação ativa em espaços deliberativos e comunitários.
O Conselho Estadual de Trânsito é um órgão permanente que atua na formulação e avaliação de políticas públicas voltadas à mobilidade, segurança viária e prevenção de acidentes. Segundo Dr. Diego, a pauta do trânsito também está diretamente ligada à saúde pública.
“O trânsito impacta diretamente a saúde em nosso território. Discutir essa temática é também pensar na promoção da vida e na redução de riscos”, destacou.
O novo cargo, de acordo com o médico, não altera sua atuação à frente do Conselho Local de Saúde.
“Essa nova função não interfere em nada no trabalho que já realizamos na comunidade. Continuo com o mesmo compromisso, engajamento e dedicação de sempre”, reforçou.
A expectativa é que, a partir dessa atuação conjunta entre saúde e trânsito, sejam fortalecidas ações preventivas e de conscientização, contribuindo para a redução de acidentes e melhoria da qualidade de vida da população tocantinense.
-
Estado5 dias atrás
Wanderlei Barbosa autoriza pavimentação de 14 km da TO-110 na divisa com a Bahia
-
PALMAS5 dias atrás
Festival Gastronômico de Taquaruçu inicia fase de degustação nesta segunda, 4
-
GERAL5 dias atrás
Presidente da ASSAMA, Kleyser Fayne Ribeiro Mendes, articula reunião com autoridades para tratar da segurança na região Norte de Palmas
-
PALMAS5 dias atrás
Palmas sedia 1ª etapa do Campeonato Tocantinense de Kart neste sábado, 9
-
PALMAS5 dias atrás
Prefeitura de Palmas capacita servidores para fortalecer planejamento estratégico e orçamentário
-
PUBLICIDADE LEGAL5 dias atrás
Aviso de Licitação PREFEITURA MUNICIPAL DE DIANÓPOLIS-TO
-
NEGÓCIOS2 dias atrás
Responsabilidade e prevenção: caminhos para uma carreira médica segura
-
CIDADES4 dias atrás
Gestão Wada Maestro fortalece educação em São Valério com capacitação focada em práticas pedagógicas e inteligência emocional