PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MEIO AMBIENTE

Tocantins reduz em quase 30% os focos de queimadas em 2025

Publicado em




O Tocantins registrou uma redução expressiva nos índices de queimadas em 2025. Entre janeiro e julho, os focos caíram 27,7% e a área atingida recuou 28,7% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o Boletim Mensal do Fogo nº 9/2025 da Semarh.

Esse resultado é atribuído às ações do Plano Integrado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais 2025, que recebeu R$ 17,1 milhões em investimentos. Soma-se a isso o contrato assinado pelo governador Wanderlei Barbosa com o BNDES, garantindo R$ 44,9 milhões do Fundo Amazônia para fortalecer o Corpo de Bombeiros e ampliar a capacidade de combate.

“Esse é um resultado de todos nós. Fruto de planejamento, investimento e união de esforços. O Tocantins está mais preparado para enfrentar os desafios ambientais”, destacou o governador.

Resultados

  • Focos registrados (jan-jul/2025): 3.998 (queda de 27,7%)

  • Área queimada: 468 mil hectares (queda de 28,7%)

  • Maior parte das ocorrências: queimadas não autorizadas (54,3%)

Estratégias de prevenção

O secretário da Semarh, Marcello Lelis, comemorou os avanços. “Essa redução é reflexo do maior Plano de Combate ao Fogo da história do Tocantins, aliado à educação ambiental do projeto Foco no Fogo.”

Leia Também:  Aviso de Licitação INVESTCO S.A.

Entre as iniciativas:

  • Contratação de brigadistas municipais (131 municípios já têm cooperação com Bombeiros e Defesa Civil)

  • Sala de Crise para decisões estratégicas integradas

  • Campanhas educativas em escolas e propriedades rurais

Somente em 2025, o Foco no Fogo realizou 2.589 ações educativas, impactando mais de 15 mil pessoas em 59 municípios.

Canais de denúncia

📞 Linha Verde do Ibama: 0800 61 8080
📞 Bombeiros: 193
📞 Defesa Civil: 199
📞 Ouvidoria-Geral do Estado: 162

COMENTE ABAIXO:

Estado

Pesquisa Nexus mostra que 83% dos tocantinenses aprovam gestão do Governador Wanderlei Barbosa

Published

on





Uma pesquisa de opinião realizada pelo instituto Nexus, com 1.009 entrevistados em todo o Estado do Tocantins, mostra que 83% da população avalia o governo Wanderlei Barbosa como ótimo, bom ou regular, sendo 12% ótimo, 39% bom e 32% regular.

A aprovação direta ao modo de governar chega a 70%, e 62% dos tocantinenses acreditam que o estado melhorou desde o início do segundo mandato, em 2023. O otimismo com o futuro é ainda maior, mostrando que 55% esperam desempenho ótimo ou bom até o fim do mandato, em dezembro de 2026.

O governador, que também é presidente do Republicanos no Tocantins, destacou os resultados. “Esses números refletem o esforço de toda a equipe de Governo. Seguimos trabalhando até o último dia do mandato pelo Tocantins e por todos os tocantinenses.”, afirmou.

Avanços reconhecidos pela população

Entre as áreas que mais melhoraram nos últimos quatro anos, a população destaca educação (21%), saúde (19%) e infraestrutura/obras (17%),  todas com crescimento em relação à pesquisa anterior. A agricultura se sobressai, 45% dos entrevistados avaliam que o setor melhorou desde 2023, o maior índice entre todas as áreas avaliadas.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa reúne-se com médicos do Hospital Dona Regina e determina providências para sanar demandas da unidade

Na memória espontânea, as políticas mais lembradas são educação (16%), estradas e rodovias (13%) e urbanização (12%), sinais de que as entregas chegaram ao cotidiano das pessoas.

“Trabalhador” e “bom gestor”: o perfil do governador na visão dos tocantinenses

Quando avaliados por atributos pessoais em escala de 1 a 5, os tocantinenses descrevem Wanderlei Barbosa principalmente como trabalhador (3,5), bom gestor (3,4) e próximo da população (3,3).

A pesquisa foi realizada entre 13 e 21 de março de 2026, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA