PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Exportações

Wanderlei Barbosa negocia em Brasília ações contra tarifa dos EUA e novos mercados para carne tocantinense

Publicado em

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reuniu-se com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na quarta-feira, 6, em Brasília, para discutir estratégias de proteção ao agronegócio tocantinense diante da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a determinados produtos brasileiros. O foco principal foi a busca por novos mercados de exportação, especialmente para a carne bovina, que representa cerca de 60% do que o estado comercializa com o mercado norte-americano.

De janeiro a junho de 2025, o Tocantins exportou cerca de US$ 25 milhões em carne bovina para os EUA. “Estamos em busca de novos mercados para compensar as perdas com essa taxação. Trabalhamos por soluções que auxiliem nossos produtores e contamos com o apoio do Governo Federal”, afirmou Wanderlei.

Carlos Fávaro destacou que o Brasil já exporta carnes para 160 países e que negociações estão avançadas com México, Coreia do Sul, Vietnã, Turquia e Japão, responsáveis por 30% das compras. Ele também informou que o governo atua para ampliar a lista de produtos isentos da nova tarifa, incluindo carne bovina, pescado e café.

Leia Também:  Após 20 anos, prédio do Detran em Gurupi é reformado através de solicitação do deputado Gutierres Torquato ao Governo do Estado

O ministro recomendou que o Tocantins invista em rastreabilidade do rebanho, como o uso de chips, para atender exigências internacionais, sobretudo da Europa.

O presidente do Sindicato de Carnes do Tocantins, Oswaldo Stival Júnior, pediu atenção especial ao estado e defendeu incentivos fiscais para garantir segurança ao setor produtivo.

Também participaram da reunião o senador Eduardo Gomes, deputados federais Alexandre Guimarães e Antonio Andrade, o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, e secretários estaduais.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Dr. Diego Abreu Noleto toma posse como Conselheiro Estadual de Trânsito do Tocantins

Published

on

O médico e presidente do Conselho Local de Saúde, Dr. Diego Abreu Noleto, assumiu na última quarta- feira, 6 de agosto de 2025, o cargo de Conselheiro Estadual de Trânsito do Tocantins. A posse representa mais um passo em sua trajetória de participação ativa em espaços deliberativos e comunitários.

O Conselho Estadual de Trânsito é um órgão permanente que atua na formulação e avaliação de políticas públicas voltadas à mobilidade, segurança viária e prevenção de acidentes. Segundo Dr. Diego, a pauta do trânsito também está diretamente ligada à saúde pública.

“O trânsito impacta diretamente a saúde em nosso território. Discutir essa temática é também pensar na promoção da vida e na redução de riscos”, destacou.

O novo cargo, de acordo com o médico, não altera sua atuação à frente do Conselho Local de Saúde.

“Essa nova função não interfere em nada no trabalho que já realizamos na comunidade. Continuo com o mesmo compromisso, engajamento e dedicação de sempre”, reforçou.

A expectativa é que, a partir dessa atuação conjunta entre saúde e trânsito, sejam fortalecidas ações preventivas e de conscientização, contribuindo para a redução de acidentes e melhoria da qualidade de vida da população tocantinense.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Encontro de Mulheres Municipalistas aborda empoderamento feminino
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA