PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Filho do jogador Cafú morre de infarto aos 29 anos

O jovem de 29 anos passou mal enquanto jogava futebol em Barueri.

Publicado em




Danilo, de 29 anos, filho do capitão da seleção brasileira de 2002, Cafu, morreu na noite desta quarta-feira dia 4 de setembro vítima de um infarto, enquanto jogava futebol, na cidade parei em São Paulo.

Segundo testemunhas, ele chegou a ser socorrido, e levado para o plano socorro, mas não resistiu e faleceu. A informação foi confirmada por um amigo muito próximo do jogador. (com informações do site ESPN Brasil)

Leia Também:  Porto Nacional realiza campanha para conscientização no trânsito

GERAL

Palmas recebe 2º Simpósio Nacional de Planos de Bairro com foco na participação popular e no planejamento urbano

Published

on




Evento reúne pesquisadores, estudantes, gestores públicos e sociedade civil para discutir o futuro das cidades a partir dos bairros

Palmas será palco, entre os dias 17 e 19 de junho de 2026, do 2º Simpósio Nacional de Planos de Bairro, que terá como tema central “Da Rua ao Plano: a Cidade Começa no Bairro”. O encontro acontece no Céu Palace Hotel, localizado na Avenida José Wilson Siqueira Campos, e promete reunir especialistas, pesquisadores, docentes, estudantes e representantes da sociedade civil interessados na democratização da gestão urbana e no fortalecimento do planejamento territorial em escala local.

Promovido por uma articulação entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ulbra Palmas e Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de entidades como o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), BrCidades, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO) e Instituto Ecobairro, o simpósio conta ainda com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT).

Com carga horária de 30 horas, o evento surge diante da necessidade de repensar as cidades brasileiras a partir de sua menor e mais próxima unidade territorial: o bairro. A proposta é fortalecer os chamados Planos de Bairro, instrumentos que complementam os Planos Diretores municipais e ampliam a participação popular na construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.

Leia Também:  Entrevista de Lázaro Ramos com Paulo Vieira vai ao ar nesta segunda-feira, 20

Programação

A programação foi estruturada para integrar conhecimento acadêmico, formação cidadã e experiências práticas. Entre os destaques estão:

  • Mesas temáticas sobre o bairro como escala estratégica de planejamento urbano;
  • Debates sobre cartografia do cotidiano e participação popular;
  • Discussões sobre mudanças climáticas, mitigação e resiliência urbana;
  • Apresentação de trabalhos científicos, cartazes e pesquisas;
  • Lançamento de livros e documentários voltados ao planejamento urbano participativo;
  • Entrega de certificados aos Agentes Populares formados pelo curso de extensão realizado em Palmas entre março e junho de 2026;
  • Homenagem in memoriam ao arquiteto e urbanista Cândido Malta, referência nacional na defesa dos Planos de Bairro;
  • Visita técnica à Associação de Moradores do Jardim Aureny IV, promovendo o diálogo entre academia e comunidade.

Direito à cidade

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UFT e ao Projeto de Extensão Palmas Participa, o simpósio busca fortalecer a relação entre universidades, poder público e sociedade civil, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais democráticas e territorializadas.

Segundo os organizadores, o evento reafirma o bairro como espaço político fundamental para a efetivação do direito à cidade, consolidando os Planos de Bairro como ferramentas legítimas de transformação social e desenvolvimento urbano sustentável.

Leia Também:  Janad Valcari terá candidatura homologada em convenção na sexta-feira, 02

Serviço

Evento: 2º Simpósio Nacional de Planos de Bairro
Tema: Da Rua ao Plano: a Cidade Começa no Bairro
Data: 17 a 19 de junho de 2026
Local: Céu Palace Hotel – Avenida José Wilson Siqueira Campos, Palmas (TO)

Inscrições e informações:

E-mail: [email protected]

Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA