PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

CNH gratuita

LDO 2025 é aprovada com emendas de Olyntho para CNH gratuita e investimentos em saúde e infraestrutura

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO) aprovou, nesta quarta-feira, 6, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício financeiro de 2025. A matéria foi relatada na Comissão de Finanças, Tributação e Controle pelo deputado Olyntho Neto (Republicanos), que acatou 99 emendas, 19 delas de autoria do parlamentar. “Nós estamos sempre buscando ouvir a população para entender quais são os seus anseios e demandas. É a partir deste diálogo, construído de forma permanente e democrática, com a participação ativa de prefeitos, vereadores, líderes comunitários e do próprio povo, que formulamos as emendas, assegurando investimentos em várias áreas de interesse da sociedade”, explicou.

CNH Social e malha viária

Olyntho fez constar na LDO 2025 como ação prioritária a realização, pelo governo do estado, de um programa de incentivo à habilitação de condutores. “A gente sabe que muita gente não consegue tirar a Carteira Nacional de Habilitação porque não tem condições financeiras para arcar com os custos. Pensando nestas pessoas que, muitas vezes, não conseguem um emprego porque não são habilitadas, que sugeri a inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias do “CNH Social”, um programa que irá conceder acesso gratuito ao processo de habilitação de veículos automotores a tocantinenses em situação de vulnerabilidade social”, enfatizou.

Leia Também:  Eneagrama: próxima turma 10 a 11 de dezembro.

O parlamentar também incorporou à norma a pavimentação asfáltica da TO-423, entre a cidade de Araguaína e o povoado Mato Verde, em Babaçulândia; a implantação de duas rotatórias no trecho urbano da TO-222 (avenida Filadélfia), em Araguaína; e a implantação de redutores de velocidade (quebra-molas) na TO-010, em Taguatinga. “São obras que buscam melhorar a trafegabilidade em nossas rodovias estaduais, garantindo um trânsito mais seguro e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Tocantins”, frisou.

Outras emendas

Na área da saúde, Olyntho incluiu na LDO 2025 a reforma do Hospital Regional de Guaraí (HRG); a construção de Centros de Assistência Especializada em Saúde da Mulher, em Araguaína e Pedro Afonso; e a aquisição de aparelhos de ultrassom e tomografia para o Hospital Regional de Xambioá (HRX). Outra emenda de destaque é a que estabelece a implantação de hospitais públicos veterinários em Palmas, Araguaína e Gurupi.

Na educação, o deputado inseriu na lei orçamentária a instalação de um Câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Araguaína; a reforma das casas dos estudantes; a revitalização de uma escola, em Aragominas; e a implantação de um colégio militar em Lagoa da Confusão. Na segurança, a abertura de uma uma unidade do Corpo de Bombeiros, em Lagoa da Confusão. No esporte, a revitalização do Ginásio Poliesportivo Ademar Amorim, em Pedro Afonso. Por fim, na área do transporte, Olyntho acrescentou ao texto da LDO a regularização, ampliação e reaparelhamento dos aeroportos e aeródromos de interesse regional.

Leia Também:  Febracis e CDL realizam treinamento para encantar e fidelizar clientes

“Algumas destas propostas já foram incluídas, anteriormente, por meio de emendas de minha autoria, à LDO e também à Lei Orçamentária Anual do Tocantins, mas é necessário reforçar para que elas sigam fazendo parte das peças orçamentárias, permitindo que possamos continuar lutando, com amparo legal, pelas grandes obras que o povo tocantinense precisa e anseia”, concluiu.

Próximos passos

O PLDO 2025 prevê um orçamento de R$ 17,4 bilhões para o próximo ano, um crescimento de 19,86% em relação ao de 2024. Após passar pela Comissão de Finanças e ser aprovada, por unanimidade, pelo Plenário da Casa, a proposta segue, agora, para sanção do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). A Lei de Diretrizes Orçamentárias norteará a construção de outra norma, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser protocolada pelo Executivo na Assembleia até o dia 15 de novembro.

Fonte: Ascom/Olyntho

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

NEGÓCIOS

Aluna do Colégio Mackenzie Palmas é aprovada em Universidade Federal de Tocantins

Published

on

Entrar em uma universidade federal não é uma tarefa fácil, pois há muita concorrência e poucas vagas. Para a estudante do Colégio Presbiteriano Mackenzie Palmas, Bruna Moura de Souza, a vaga está garantida. “Ingressei no Colégio Presbiteriano Mackenzie Palmas na 1º série do Ensino Médio, na época com 14 anos. A instituição me ajudou muito na minha aprovação na universidade dos meus sonhos”, comentou.

Segundo Bruna, um grande diferencial para a sua aprovação foi a preparação diferenciada realizada no Colégio, por meio de mecanismos e simulados de preparação para os vestibulares e para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). “Uma boa base educacional foi o que mais me ajudou nesse processo, e no Mackenzie isso foi garantido, pois a educação na Instituição é de alta qualidade e os professores buscam a melhor maneira de ensinar os conteúdos que são necessários para a nossa formação”, disse.

Ao longo do Ensino Médio, como parte da preparação no Colégio Mackenzie Palmas, a estudante teve acesso ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TD ICs), como meio para promover aprendizagens mais significativas, aproveitou as aulas do MACKENEM – foco em resolução de questões de vestibulares / Enem,  simulados e análise de rendimento via plataforma Evolucional.

Leia Também:  Regularização do comércio na Estação Apinajé é discutida em audiência administrativa realizada pelo MPTO

O Mackenzie iniciou suas atividades em 1870, quando o casal de missionários presbiterianos George e Mary Ann Annesley Chamberlain chegaram à cidade de São Paulo. Já a unidade na capital de Tocantins iniciou as atividades em 2015. Atualmente, o Colégio possui mais de 700 estudantes, contando com o funcionamento de todos os segmentos da educação básica.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA