Agrotins 25
Governador Wanderlei Barbosa abre oficialmente a Agrotins 25 anos nesta quinta-feira, 15
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, realiza nesta quinta-feira, 15, a abertura oficial da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos). A solenidade está marcada para às 10 horas, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, com a presença de autoridades estaduais e da Capital, representantes do setor produtivo e da sociedade civil.

Antes da cerimônia, às 9h30, o governador chegará ao evento pelo píer da Agrotins 25 anos e concederá entrevista coletiva à imprensa, marcando o início das atividades oficiais da feira, que este ano celebra um quarto de século como o tema AgroEvolução.
Entrega de títulos definitivos
Durante a abertura, será realizada a entrega de títulos definitivos de regularização fundiária, beneficiando áreas que totalizam aproximadamente 955 hectares, distribuídas entre a capital e os municípios de Monte do Carmo, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional e Dianópolis. A ação reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a segurança jurídica no campo e o desenvolvimento sustentável das regiões beneficiadas.
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.
PALMAS
MP abre inquérito para apurar contratação de marmitas a servidores da Prefeitura de Palmas que já recebiam auxílio-alimentação
O Ministério Público do Tocantins instaurou inquérito civil público para aprofundar a apuração sobre a contratação de empresa para fornecimento de marmitas a servidores da Prefeitura de Palmas que já recebiam auxílio-alimentação. O procedimento apura possível dano ao erário e eventual violação aos princípios da administração pública.
A investigação foi formalizada por meio do Inquérito Civil Público nº 1805/2026, instaurado pela 28ª Promotoria de Justiça da Capital, após conversão de procedimento preparatório anteriormente aberto para análise do caso.
Segundo o Ministério Público, há indícios de irregularidades na dispensa de licitação utilizada para contratar a empresa Dina Rodrigues Vieira Almeida Ltda., responsável pelo fornecimento das refeições no âmbito da então Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas, atual Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seihab).
O objeto da investigação é a contratação formalizada por meio da Portaria nº 012/2023 e do Contrato nº 020/2023. Conforme a portaria de instauração, o fornecimento de marmitas a servidores que já recebem auxílio-alimentação pode contrariar o artigo 9º, inciso III, da Lei Municipal nº 1.547/2008.
O Ministério Público ressalta ainda que o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins já se manifestou sobre o caso no Processo nº 3860/2023, no qual julgou procedente representação sobre o tema, apontou prejuízo ao erário e determinou a instauração de tomada de contas especial pelo controlador-geral do Município de Palmas.
De acordo com o MP, a conversão do procedimento em inquérito civil ocorreu porque a completa elucidação dos fatos e a quantificação segura de eventual dano ainda dependem de análise técnica de documentos requisitados no curso da apuração. O órgão informou que parte dos arquivos encaminhados pela secretaria não pôde ser acessada anteriormente em razão de falha técnica no sistema de protocolo eletrônico.
Como diligência inicial, o promotor Adriano Cesar Pereira das Neves determinou que a Seihab apresente, no prazo de 10 dias, cópia integral do processo de dispensa de licitação, da Portaria nº 012/2023, do Contrato nº 020/2023 e dos comprovantes de fornecimento e pagamento relacionados à contratação.
Também é investigado no procedimento o ex-secretário municipal de Infraestrutura responsável pela pasta à época da contratação.
-
CIDADES5 dias atrásProcesso sobre contratos da Educação de Gurupi gera R$ 21 mil em multas e nova investigação é aberta
-
CIDADES1 dia atrásRodovia TO-365 sentido Trevo da Praia será reinaugurada com grande festa, presença do governador Wanderlei Barbosa com a população e apoio de Eduardo Fortes
-
NEGÓCIOS3 dias atrásPalmas Shopping recebe Expo Conectadas com foco em empreendedorismo e conexão feminina
-
GERAL1 dia atrásTransparência no uso de veículos oficiais e controle na aquisição e consumo de combustíveis são alvo de recomendações do MPTO
-
PUBLICIDADE LEGAL2 dias atrásEdital de Convocação Associação dos Produtores Rurais da Serra do Lajeado
-
Edicao Digital2 dias atrásEdição Digital de 22 de Abril de 2026
-
POLÍTICA7 dias atrásEm Palmeirópolis, senador Eduardo Gomes participa do lançamento da pré-candidatura de Fábio Vaz e destaca avanços na educação
-
CIDADES7 dias atrásVereadora Nassa defende turismo como motor de crescimento em Luzimangue




