Patrimônio Público
Prefeitura de Palmas reforma ponto de ônibus destruído em ato de vandalismo no setor Bertaville
Estrutura foi reforçada a fim de evitar novos danos que prejudiquem os usuários do transporte público
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Habitação, concluiu a reforma completa do ponto de ônibus localizado no setor Bertaville, nas proximidades da Escola Municipal (ETI) Anísio Spínola Teixeira, região sul da cidade. A intervenção foi necessária após atos de vandalismo que resultaram em incêndio e na destruição total da estrutura anterior, prejudicando os usuários do transporte público que utilizam diariamente o local.

Durante a revitalização, toda a estrutura do abrigo foi reconstruída. O novo espaço recebeu bancos, forro, piso recuperado, nova pintura, iluminação e uma identidade visual moderna, alinhada ao padrão adotado pela gestão.
O projeto também contemplou reforços técnicos para garantir maior durabilidade e segurança, como a instalação de placas metálicas fixadas com parafusos de aço, para dificultar ações de vandalismo e contribuir para a preservação do espaço público.
Além disso, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Comunicação, refez toda a identidade visual do ponto de ônibus, incluindo placas educativas orientando a população a ajudar a conservar e fiscalizar o bom uso do equipamento. A gestão ainda reforçou a divulgação do número 153 da Guarda Metropolitana para denúncias sobre a depredação de patrimônio público.
O secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Paulo Cezar Monteiro, destacou o empenho das equipes na execução da obra e o compromisso da gestão no atendimento às necessidades da população. “Nossas equipes atuaram em uma verdadeira força-tarefa para entregar essa revitalização em tempo recorde e em apenas uma semana conseguimos reconstruir todo o abrigo. O objetivo foi garantir que os usuários do transporte público não ficassem desassistidos e pudessem contar com uma estrutura segura e adequada”, afirmou o secretário.
PALMAS
Dia D contra a dengue mobiliza vistoria em 1,8 mil imóveis na Arno 31
Ação da Prefeitura de Palmas integrou equipes da Saúde e Zeladoria Urbana na eliminação de criadouros do Aedes aegypti
O Dia D contra o Aedes aegypti mobilizou moradores da Arno 31 (303 Norte) na manhã deste sábado, 8, durante uma força-tarefa realizada pela Prefeitura de Palmas para eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ao todo, 1.800 imóveis foram vistoriados por cerca de 40 agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs). A ação incluiu inspeção em residências, comércios e limpeza de lotes com acúmulo de entulhos.
Antes do início das atividades, a secretária-executiva da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Ludimila Monturil, destacou a importância do trabalho integrado da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), ACEs e ACSs, que tem contribuído para a redução de focos do mosquito ao longo do ano.
Durante as visitas, as equipes orientaram os moradores sobre como identificar depósitos de água parada e reforçaram a importância de manter a limpeza dos quintais de forma contínua, mesmo no período seco. A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana também participou do mutirão, realizando serviços de limpeza e retirada de entulhos em áreas verdes e lotes baldios da quadra.
Morador há 33 anos da quadra, Luis Almeida, 67, ficou muito feliz com a limpeza do terreno baldio ao lado da sua casa. Ele que já pegou dengue e, por último, chikungunya, mantém o quintal limpo. “Eu faço a minha parte diariamente, mas o mosquito voa, então não adianta eu limpar aqui se meus vizinhos não fizerem o mesmo. Esse combate exige colaboração de todos. A Prefeitura está de parabéns pela ação.”

Campanha Nacional
A mobilização integra a campanha nacional proposta pelo Ministério da Saúde, da qual Palmas aderiu por meio da Semus. A ação contou ainda com o apoio da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (SEMS/TO), da Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO).
Vetor Zero
A mobilização complementa as atividades do projeto Vetor Zero que está sendo executado no município desde setembro. Dentre as atividades estão mutirões de educação em saúde em diversas quadras da Capital com foco na eliminação de criadouros do mosquito e no cuidado contínuo dos quintais.
-
Em Pauta5 dias atrásImpeachment, renúncia ou volta ao poder: para onde caminha o Tocantins?
-
CIDADES5 dias atrásGreve dos professores continua em Araguaína
-
POLÍTICA5 dias atrásSemana Nacional da Conciliação tem início na Justiça Federal do Tocantins Edição de 2025 segue até 7 de novembro
-
GERAL5 dias atrásJustiça Cidadã no Cerrado realiza mais de 5,7 mil atendimentos e transforma o Jalapão em um mutirão de cidadania
-
NEGÓCIOS6 dias atrásSicoob UniCentro Br participa da Semana Mundial do Investidor com ações de educação financeira em diferentes regiões do país
-
Estado5 dias atrásDeputado Alexandre Guimarães retira apoio à PEC da Reforma Administrativa
-
CIDADES5 dias atrásFesta das Crianças transforma a Praça da Prefeitura em um espetáculo de alegria
-
Estado6 dias atrásGovernador Laurez Moreira anuncia duplicação da TO 222 nos trechos Araguaína–Babaçulândia e Araguaína–Novo Horizonte


