PALMAS
Rastelagem de folhas secas mantém praças mais limpas e previne vetores de doenças
Neste período de estiagem é grande a queda de folhas secas. Para manter praças, parques, áreas públicas e canteiros verdes sempre limpos, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) inclui em sua programação diária de zeladoria o serviço de rastelamento.
Nesta sexta-feira, 12, por exemplo, este serviço acontece no Parque Cesamar, Parque dos Povos Indígenas, Praia da Graciosa, em diferentes pontos da Avenida Teotônio Segurado e JK e nos canteiros verdes entre as Av. NS-02 e LO-05, Av. NS-06 e LO-04, por exemplo. A rastelagem evita que muita matéria orgânica se acumule e, exposta ao tempo, se decomponha favorecendo o surgimento de vetores de doenças, como o mosquito palha.
Além disso, a limpeza e manutenção completa da praça da Arso 112 (1105 Sul) está sendo realizada. Ao longo de todo o mês, as 92 praças da Capital recebem visita desta equipe pelo menos uma vez ao mês. Enquanto isso, outra equipe realiza manutenção de paisagismo no cruzamento da Av. NS-01 com a LO-02 e poda de grama nos canteiros da NS-02.
Também nesta data está prevista limpeza de áreas verdes nas quadras ASR-SE 25 (212 Sul), Arne 31 (304 Norte), Arso (1105 Sul), no Jardim Aureny II, Jardim Taquari, em Buritirana e ao longo das avenidas Teotônio Segurado, LO-03 e NS-10. Há atendimento de varrição também na Arse 32 (306 Sul) e Arse 61 (604 Sul).
Há ainda equipe de roçagem com máquinas costais e tratores realizando limpeza de capim silvestre em áreas verdes em 13 diferentes pontos da cidade, entre avenidas, quadras e bairros. Para solicitar atendimento específico de algum dos serviços citados é possível entrar em contato diretamente com a Seisp pelo telefone (63) 3212-7426 ou pelo whatsapp (63) 3212-7500.
Texto: Juliana Matos/ Secom Palmas
Edição: Secom Palmas
Fonte: Prefeitura de Palmas
PALMAS
Prefeitura lança Escola de Líderes para fortalecer atuação comunitária em Palmas
A Prefeitura de Palmas lança, nesta terça-feira, 5, às 19 horas, o projeto Escola de Líderes, em evento no Parque Municipal da Pessoa Idosa. A iniciativa, conduzida pela Secretaria do Gabinete do Prefeito, é voltada à formação de lideranças comunitárias, presidentes de associações de moradores e representantes de bairros da Capital.
“O prefeito Eduardo Siqueira Campos idealizou a Escola de Líderes com o propósito de preparar quem já atua na ponta, dando ferramentas para qualificar a liderança comunitária, fortalecer o diálogo com o poder público e transformar demandas em soluções concretas para a cidade”, disse o secretário-chefe do Gabinete do Prefeito, Carlos Jr.
O programa tem como objetivo desenvolver habilidades e competências essenciais para fortalecer a atuação cidadã nos bairros, ampliando o papel de liderança nas comunidades. A proposta também busca potencializar talentos locais, formando agentes capazes de contribuir com a execução de políticas públicas e a articulação de ações sociais e políticas.
A formação será estruturada em módulos, onde os participantes terão contato com conteúdos como introdução à política cidadã, identidade e reputação do líder, liderança na prática, comunicação e oratória, mediação de conflitos e mobilização comunitária. A metodologia combina palestras e atividades práticas, com foco em aplicação direta nas comunidades.
O processo de seleção considerará critérios como escolaridade e disponibilidade de horários, com turmas distribuídas em turnos de manhã, tarde e noite. Cada grupo contará com até 30 participantes, permitindo a formação de centenas de lideranças ao longo do ciclo inicial do programa.
A gestão municipal aposta na Escola de Líderes como instrumento para fortalecer a participação popular e aproximar a população do poder público, estimulando uma atuação mais qualificada, organizada e efetiva nas comunidades de Palmas.
-
GERAL6 dias atrásInvestigação da Chacina de Miracema aponta execução de inocentes, destruição de provas e uso da estrutura da PM, dizem Polícia Civil e Justiça
-
CIDADES3 dias atrásPrefeito Eduardo Siqueira Campos inaugura a Praça das Águas e entrega novo espaço de lazer para moradores do Bertaville
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrásPré-candidato a deputado federal, Maurício Buffon defende protagonismo do Tocantins e fortalecimento do agro durante Fórum MATOPIBA LIDE em Palmas
-
CIDADES7 dias atrásEduardo Fortes acompanha governador Wanderlei Barbosa em visita à obra da TO-365 e anúncio de nova obra em Gurupi
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrásGoverno do Tocantins lança aplicativo Agrotins+ e site oficial com programação, mapas e serviços ao público
-
CIDADES4 dias atrásDefesa Civil promove capacitação integrada para atendimento de emergências na feira agrotecnológica
-
CIDADES3 dias atrásEscolas intensificam preparativos para o desfile cívico em comemoração aos 37 anos de Palmas
-
NEGÓCIOS3 dias atrásFANTA LANÇA PROMOÇÃO COM BAÚS DE RECOMPENSAS E DESAFIOS POR PRÊMIO



