PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Saúde

ETSUS divulga lista de formações e qualificações para 2025

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) divulgou a lista de formações e qualificações que serão ofertadas ao longo de 2025. As oportunidades são voltadas para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) nos âmbitos municipal, estadual e federal, promovendo a Educação Permanente em Saúde (EPS), como estratégia para qualificação e aprimoramento dos serviços de saúde.

A EPS tem como objetivo transformar os processos de trabalho no setor, promovendo aprendizado contínuo e incentivando a pesquisa, o registro e a divulgação de iniciativas bem-sucedidas. “As ofertas educacionais planejadas para 2025 buscam atender às necessidades do território, tendo o processo de trabalho como objeto central de transformação, com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços e garantir a equidade no cuidado prestado à população”, destacou a diretora da  ETSUS, Raimunda Fortaleza.

Residência médica e especializações

Entre as oportunidades ofertadas pela Escola está o Programa de Residência Médica, que contará com 16 vagas distribuídas entre as especialidades de clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia, reumatologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia. A formação será coordenada pela Comissão de Residência Médica (COREME) do Hospital Regional de Araguaína (HRA), em parceria com o Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC).

Leia Também:  Palmas dá continuidade na campanha de vacinação contra influenza e covid-19 nessa semana

Além disso, estão disponíveis duas especializações voltadas à qualificação da gestão de programas de residência e da preceptoria no SUS: a Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS) e a Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (PSUS). As formações são resultado da parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e tem como objetivo fortalecer a formação de profissionais da saúde em nível de residência médica, multiprofissional e uniprofissional.

Curso técnico em Saúde Bucal

Outra qualificação ofertada é o curso Técnico em Saúde Bucal, destinado aos trabalhadores da saúde e à comunidade. Do total de vagas, 90% serão reservadas aos profissionais do SUS e 10% à população em geral. A formação é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com as Escolas de Saúde Pública e tem como foco a ampliação do acesso da população aos serviços odontológicos qualificados.

O ingresso no curso será definido por meio de edital, que trará informações sobre requisitos, condições do processo seletivo e número de vagas. A publicação estará disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde (https://www.to.gov.br/saude/cursos/2em73xxmkp8p ), nas redes sociais da ETSUS e no Diário Oficial do Estado do Tocantins.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Núcleo da Saúde da DPE-TO vistoria Clínica de Tratamento Luz em Palmas

Published

on

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), realizou, nesta sexta-feira, 31, uma vistoria na Clínica de Tratamento Luz, localizada em Palmas. O objetivo foi avaliar as condições estruturais e administrativas da instituição, bem como a qualidade do atendimento prestado aos pacientes.

A vistoria na clínica, que é especializada em saúde mental e tratamento de dependentes em álcool e drogas, foi conduzida pelo coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes, com o apoio da assessora jurídica do Nusa Gianna Nathalya Alvarenga.

Segundo Freddy Alejandro, a clínica atende atualmente 42 pacientes e apresenta um serviço de qualidade, prezando pelo cuidado humanizado.  “Vistoriamos todos os espaços, equipamentos, medicamentos, pudemos também ouvir a equipe e constatamos que o serviço que tem sido prestado é feito de forma humanizada, dentro dos parâmetros de qualidade e organização, refletindo um ambiente saudável para pacientes e prestadores de serviços. Observamos uma grande evolução em face das vistorias anteriores”.

Durante a fiscalização, foram analisados diversos aspectos, incluindo a composição do corpo multiprofissional, a qualidade do suporte psicológico e psiquiátrico, a humanização no atendimento, a existência de possíveis casos de maus-tratos e a qualidade de vida dos pacientes ao longo do tratamento.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em quatro meses a Prefeitura de Palmas investiu mais de R$ 92 milhões na saúde
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA