PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

EMPREENDIMENTO

Projeto Rede de Agentes de Turismo fomenta empreendedorismo na região das Serras Gerais

Publicado em

Localizada entre as cidades de Ponte Alta do Tocantins e Almas, na Serra Negra, região sudeste do Tocantins e a cerca de 260 km da capital palmas, está a Pousada e Restaurante da Tia Magui, local simples e rústico que oferta boa comida e contato direto com a natureza exuberante local. O empreendimento é um dos que está sendo atendido pelo projeto Redes de Agente do Turismo, executado pelo Sebrae Tocantins.

Professora regente e alfabetizadora desde 1986, a dona da pousada, senhora Magnólia Rodrigues Barros da Silva, conhecida carinhosamente como Tia Magui, com sua receptividade, simplicidade e carisma é uma atração a mais do empreendimento. “Além de cuidar da pousada, sou guia/condutora ambiental e artesã de capim dourado. Sou apaixonada pelo o que faço, amo receber pessoas”.

Tia Magui conta como iniciou sua trajetória de empreender no turismo. “Tudo começou em 2015 com o restaurante. Os turistas iam e vinham do arco do sol sem ter um local de referência por perto para se alimentar então de início eu abri o restaurante e, vendo a necessidade dos turistas, resolvi abrir a pousada. Hoje, com o apoio desse projeto do Sebrae eu estou profissionalizando meu empreendimento e fazendo com que ele seja uma fonte de renda para mim e para toda a comunidade local”.

Leia Também:  Araguaína (TO) vai receber ambulância para ampliar frota do SAMU 192

O agente de roteiro turístico do Sebrae na região de Almas e Rio da Conceição e engenheiro ambiental, Fernando Afonso Nunes, conta como funciona o projeto. “Hoje o viajante vive experiências, conhece histórias autênticas, que pertencem àquele destino.  E é partir do fortalecimento do empreendimento que se espera uma maior oferta de hospedagem e de meios de alimentação na região da Serra Negra, fortalecendo toda a rede turística da região e despertando novos olhares, além de encorajar outros empreendedores a investirem e criarem novos produtos com foco no turismo rural e ecoturismo”.

A pousada da Tia Magui, que fica em uma região com vegetação jalapoeira, rasteira e de areia branca, possui quartos com banheiros privativos e área para camping e o grande charme, o fogão caipira à lenha e o atendimento hospitaleiro da proprietária.

Um dos atrativos do lugar é o Arco do Sol, uma formação rochosa que se destaca em meio ao cerrado e que comumente é comparado à Pedra Furada do Jalapão. Lá é possível contemplar tanto o nascer do sol como o pôr-do-sol acompanhado de araras e papagaios que vivem nesse ponto turístico, que sem dúvidas é uma experiência fantástica.

Leia Também:  Vereador Folha assume Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais de Palmas

Projeto Rede de Agentes de Turismo

Por meio do Projeto Rede de Agentes de Turismo, o Sebrae tem apoiado a estruturação de produtos turísticos juntamente com os atores do território e suporte ao poder público local nas ações de fortalecimento da governança e políticas públicas para o turismo em todas as regiões do Tocantins.

Serras Gerais

Região repleta de formações rochosas, esculpidas pela ação das águas e dos ventos, e cortada por cânions, rios de água cristalina,  e cachoeiras deslumbrantes, as serras gerais está localizada no sudeste do Tocantins e vem se destacando como novo polo de Ecoturismo no Brasil.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TURISMO

Aeroporto de Palmas inicia nova rota para a cidade de Araguaína

Published

on

Operada pela Gol, os voos terão três frequências semanais

Palmas, 23 de outubro de 2025 – Agora o Aeroporto de Palmas (PMW), administrado pela Motiva, conta com uma nova rota com destino ao Aeroporto Regional de Araguaína (AUX), operada pela companhia GOL Linhas Aéreas. A solenidade do voo inaugural foi realizada na noite de ontem (22), antes da decolagem para Araguaína, que contará com três frequências semanais. O evento teve a presença de autoridades, ações de boas-vindas aos passageiros e entrega de brindes.

As partidas de Palmas ocorrerão sempre às quartas, sextas e domingos, às 23h55, com chegada a Araguaína às 0h50 do dia seguinte (voo G3 2166). Já as saídas de Araguaína serão às segundas, quintas e sábados, às 2h45, chegando a Palmas às 3h45 (voo G3 2167).

Com a nova rota, o Aeroporto de Palmas passa a conectar de forma ainda mais eficiente a capital tocantinense a Araguaína, um importante centro econômico e de turismo.

“Nós, da Motiva, estamos muito satisfeitos em viabilizar essa nova rota, que aproxima ainda mais o Tocantins. A ligação direta entre Palmas e Araguaína reduz o tempo de viagem, estimula o turismo e fortalece os negócios da região. Com essa nova operação, os passageiros de Araguaína e do norte do Estado ganham mais facilidade para chegar aos principais centros do país, por meio das conexões disponíveis em Palmas, o que reforça o papel do aeroporto como um importante elo de integração regional”, explica Silvio Nogueira, gerente do Aeroporto de Palmas.

Leia Também:  Projeto Pequeno Cotolengo de Palmas realiza feijoada beneficente no próximo sábado, 06, na Capital

Sobre o Aeroporto de Palmas: É a principal porta de entrada do Tocantins, incluindo o Parque Estadual do Jalapão, com voos para os principais centros do país. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.

Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA