PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Inovação e pesquisa acadêmica

Acadêmico da Ulbra Palmas cria bebida funcional que ajuda a reduzir a ansiedade

Publicado em

Iniciativa alia ciência e apresenta alternativa saudável para controle da ansiedade

Uma ideia que nasceu de uma experiência pessoal se transformou em um projeto científico inovador dentro do curso de Farmácia. O acadêmico Carlos de Souza Rodrigues, do 9º período, desenvolveu uma bebida funcional a partir de uma planta medicinal que, além de preservar a memória e contribuir para a prevenção do Alzheimer, também apresenta propriedades que auxiliam no controle da glicemia, do humor e da ansiedade.

Segundo o estudante, a motivação para a pesquisa surgiu a partir do histórico de saúde de sua família. “Quando fui pesquisar sobre a planta, o meu objetivo inicial era encontrar um ativo natural que ajudasse na prevenção do Alzheimer, por conta da situação da minha avó. Isso mexeu muito comigo. Mas, ao longo dos estudos, percebi que essa planta tinha outros benefícios importantes, como redução da ansiedade e melhora do bem-estar. Então decidi avançar no projeto, transformando esse potencial em uma bebida funcional, prática e saborosa”, explicou Carlos.

Leia Também:  Vestibular da UFT tem quase 30% de abstenção

A proposta, que já vem sendo trabalhada há três anos, ganhou força recentemente com o apoio da coordenação do curso. “Quando pensamos em inovação farmacêutica, muitas vezes pensamos apenas em grandes tecnologias. Mas a inovação também pode estar em um produto simples, que melhora a adesão do paciente ao tratamento. Se uma criança com ansiedade tem dificuldade para tomar um medicamento e consegue ingerir uma bebida natural, feita para o paladar dela, a experiência muda completamente. Essa é a missão do farmacêutico: transformar ciência em qualidade de vida”, destacou a coordenadora do curso de Farmácia, Juliane Farinelli.

Carlos revela que já pensa no futuro do projeto: “É algo que me anima muito, porque vejo resultados reais. Além do impacto social, eu também sonho em transformar a bebida em um produto comercial, ampliando o acesso e valorizando o que a pesquisa acadêmica pode oferecer para a sociedade”.

O projeto segue em desenvolvimento e demonstra como a iniciação científica e a prática acadêmica podem gerar soluções de impacto direto na saúde e no bem-estar da população.

Leia Também:  Fanfarra do CEM Taquaralto fica em primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras
COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Rede Municipal de Ensino de Palmas inicia período de rematrículas para o ano letivo de 2026

Published

on

Prazo vai de segunda-feira, 17, a sexta-feira, 28; procedimento é obrigatório para garantir a permanência do estudante na mesma unidade escolar no próximo ano

A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) inicia a partir de segunda-feira, 17, o período de rematrícula dos estudantes que já fazem parte da rede municipal de ensino. O processo segue até sexta-feira, 28, e é válido para alunos dos centros municipais de educação infantil (Cmeis) e das escolas de ensino fundamental, incluindo unidades em tempo parcial e em tempo integral.

A rematrícula é obrigatória para garantir a permanência do estudante na mesma unidade escolar em 2026. A atualização dos dados cadastrais também faz parte do procedimento e deve ser realizada pelos pais ou responsáveis dentro do prazo estabelecido pela escola.

De acordo com o superintendente de Avaliação e Estatística, Joneidson Marinho Lustosa, o período de rematrícula é necessário para que a rede organize a distribuição de vagas, o planejamento pedagógico e a alocação de turmas e profissionais para o próximo ano letivo. “A não realização do procedimento dentro do prazo pode resultar na perda da vaga, que será disponibilizada para novos estudantes durante o período de matrícula”, alerta o gestor.

Leia Também:  Primeira-dama Karynne Sotero participa de encontro com primeiras-damas do Vale do Araguai

Como fazer a rematrícula

O processo deverá ser realizado diretamente na unidade escolar onde o aluno estuda. É recomendado que os responsáveis verifiquem se há mudanças de endereço, contato telefônico ou documentos pendentes, especialmente para alunos da educação infantil, cujo cartão de vacinação atualizado deve ser apresentado.

Transferência entre unidades da rede

Famílias que desejam solicitar transferência de escola dentro da própria rede municipal poderão realizar o pedido em período específico, que será divulgado posteriormente pela Semed, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Matrículas para novos estudantes

Após a conclusão da rematrícula dos estudantes veteranos, será aberto o cronograma de matrículas para novos alunos. Esse processo ocorrerá por meio do sistema eletrônico da Educação Municipal, garantindo transparência e acesso democrático às vagas.

A Semed orienta que pais e responsáveis acompanhem os avisos publicados nos canais oficiais do município e estejam atentos às comunicações das unidades escolares.

Documentos solicitados no ato da rematrícula

Certidão de nascimento do estudante

RG e CPF do estudante (se possuir)

Leia Também:  Tribunal de Contas vai apreciar 59 processos nesta semana

RG e CPF do responsável

Comprovante de endereço atualizado

Cartão de vacinação

Cartão do SUS

Foto 3×4 atualizada

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA