PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RELATÓRIO

Quadrilhas de festa junina podem virar patrimônio imaterial do Brasil

Publicado em




A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro de 2023, o projeto de lei 1227/2023. Esta iniciativa, proposta pelo deputado Ruy Carneiro (Podemos-PB) e com relatório favorável do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), reconhece as quadrilhas juninas como patrimônio cultural imaterial do Brasil. O projeto seguiu para análise do Senado Federal.

Em suas declarações, o deputado Ricardo Ayres destacou a relevância cultural das quadrilhas juninas, especialmente no Tocantins. “As quadrilhas de festa junina são uma expressão autêntica da cultura brasileira, marcando presença forte em estados como o Tocantins. Nossa região tem orgulho de diversos grupos que já conquistaram prêmios nacionais de dança. É fundamental reconhecer e preservar essa tradição que, além de ser um espetáculo visual, representa a riqueza e diversidade do nosso país”, disse.

Para Ayres, a quadrilha junina, uma das danças mais populares do Brasil, é uma expressão artística coletiva que incorpora passos tradicionais e reflete a rica cultura brasileira. “A proteção dessas manifestações culturais, particularmente durante as festividades de São João, é essencial. As quadrilhas, com sua grandeza e diversidade, são um legado verdadeiramente brasileiro, merecedor de reconhecimento e salvaguarda como patrimônio cultural imaterial”, concluiu o deputado em seu relatório.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Empresa presenteia escolas gaúchas atingidas pela chuva com projeto literário

PARLAMENTAR

Deputado Eduardo Fortes confirma apoio à 21ª Expoaliança em Aliança do Tocantins

Published

on




O deputado estadual Eduardo Fortes confirmou apoio à realização da 21ª Exposição Agropecuária de Aliança do Tocantins (Expoaliança), que acontecerá entre os dias 04 e 06 de junho.

A confirmação ocorreu nesta terça-feira (14), durante reunião no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), com a presença do prefeito Elvis Guimarães, da presidente do Sindicato Rural, Gilvânia, do vice-presidente Joilson e do secretário municipal Deiller.

Durante o encontro, Fortes destacou a importância do evento para o município e para o fortalecimento do agronegócio na região.

“A Expoaliança fortalece o agronegócio, movimenta a economia local e valoriza nossos produtores. Nosso mandato seguirá apoiando iniciativas que impulsionam o desenvolvimento de Aliança do Tocantins”, afirmou o deputado.

Ascom

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Personalidades recebem Títulos de Cidadão Tocantinense e Cidadão Benemérito
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA