Atendimento cidadão
Governo do Tocantins prorroga ação integrada em Aguiarnópolis para ampliar atendimento à população
A ação integrada realizada pelo Governo do Tocantins em Aguiarnópolis, que oferta serviços públicos e linhas de crédito, foi prorrogada até esta quinta-feira, 30. As equipes da Agência de Fomento do Estado (Fomento) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) permanecem no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Rua do Ouro, com os atendimentos voltados para linhas de crédito e emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além da assistência técnica aos agricultores familiares.
O secretário-executivo da Governadoria, Homero Barreto, destacou que os atendimentos vão favorecer o processo de desenvolvimento econômico do município, afetado pela queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. “Essa iniciativa vai fazer a diferença na vida das pessoas e, por isso, a necessidade de prorrogação das ações por mais dois dias”, pontuou.
“Com o acesso aos recursos, esperamos impulsionar o comércio local, para que, até dezembro, nossos micro e pequenos empresários estejam preparados para aproveitar o aumento da demanda na cidade”, ressaltou o presidente da Agência de Fomento, Portilho Prado.
O prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly dos Santos, enfatizou que a iniciativa veio no momento em que o município vislumbra o retorno normal das atividades. “Recebemos a equipe do Governo do Tocantins e agradecemos ao governador Laurez Moreira pela sensibilidade de realizar essas ações para preparar o nosso segmento produtivo e a sociedade para a retomada do crescimento que se aproxima com o restabelecimento da conexão com a cidade de Estreito, no estado do Maranhão”, salientou.

Agricultura familiar
Luciano Saraiva Leal foi um dos produtores atendidos com a linha de crédito Pronaf B, que vai melhorar e ampliar o cultivo de hortaliças. “Esse recurso chegou em boa hora, já que estou contando com a entrega da nova ponte, maior movimentação do comércio e a oportunidade de ampliar as vendas”, evidenciou.
Durante a programação, também foram entregues kits de sementes do programa Mesa Farta, que visa apoiar os pequenos produtores rurais e fomentar a geração de renda e a produção de alimentos de qualidade.
Ao receber o kit de sementes, a produtora Zeza Xavier, do Projeto de Assentamento (PA) Vitória, comemorou a possibilidade de incrementar a produção de feijão e milho. “É uma iniciativa importante para aumentar a produção do pequeno produtor que, com o retorno do trânsito com a nova ponte, com certeza vai melhorar as vendas na cidade e surgir mais oportunidade para a nossa produção”, salientou.
Orientações técnicas
O presidente da Cooperativa Agropecuária de Aguiarnópolis (Coopag), Alexsandro Silva Chaves Sobrinho, foi um dos atendidos pelos técnicos do Ruraltins e elogiou a iniciativa. “Eu vim buscar informações sobre o CAF, porque o pescador também tem direito ao documento e, no Tocantins, será a primeira vez que será liberado, porque não somos agricultores, mas sim aquicultores. É uma grande vitória”, comemorou, ao reforçar que grande parcela da população da cidade é formada por pequenos produtores, comerciantes e lavradores que precisam de ajuda para alavancar os seus negócios.
Iniciativa
A ação integrada, que iniciou nessa segunda-feira, 27, tem como objetivo ofertar serviços públicos, atendimento social e apoio a empreendedores, produtores e famílias impactadas pela queda da ponte Juscelino Kubitschek, localizada na BR-226, que liga o Tocantins ao estado do Maranhão.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Governadoria (Segov), em conjunto com as secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); da Pesca e Aquicultura (Sepea); da Segurança Pública (SSP/TO); do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), além da Agência de Fomento, do Ruraltins e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
POLÍTICA
Vereador Cauê Lima propõe reconhecimento de associação quilombola como utilidade pública em Porto Alegre do Tocantins
A Câmara Municipal de Porto Alegre do Tocantins recebeu o Projeto de Lei nº 01/2026, de autoria do vereador Cauê Lima, que declara como de Utilidade Pública Municipal a Associação de Remanescentes dos Quilombos da Comunidade Lajinha.
A proposta busca reconhecer oficialmente a importância social, histórica e cultural da entidade, que atua na defesa dos direitos das famílias quilombolas da Comunidade Lajinha e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à população local.
Conforme a justificativa apresentada pelo parlamentar, a comunidade possui uma trajetória marcada pela resistência e pela luta pela garantia do território, consolidada a partir de 1987. Em 2002, foi criada a Associação de Pequenos Produtores Rurais da Lajinha e Áreas Vizinhas, fortalecendo a organização comunitária. Já em 2006, a comunidade recebeu reconhecimento oficial da Fundação Cultural Palmares como comunidade quilombola.
Segundo Cauê Lima, a associação teve participação importante na implantação de ações e melhorias para os moradores, entre elas sistemas de distribuição de água potável, aquisição de trator agrícola e colheitadeira, além da disponibilização de horas-máquina para incentivo à produção rural.
O vereador destacou que o reconhecimento como utilidade pública poderá ampliar o acesso da associação a convênios, parcerias institucionais e programas governamentais.
“O reconhecimento da Comunidade Lajinha representa um ato de justiça social, valorização histórica e fortalecimento das políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais de nosso município”, afirmou o parlamentar.
A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, reforçando o compromisso do Legislativo Municipal com a valorização das comunidades tradicionais e o fortalecimento das organizações comunitárias de Porto Alegre do Tocantins.
-
CIDADES5 dias atrásPrefeitura de Guaraí amplia benefícios e facilita o pagamento do IPTU 2026
-
Estado2 dias atrásPesquisa Nexus mostra que 83% dos tocantinenses aprovam gestão do Governador Wanderlei Barbosa
-
ELEIÇÕES 20265 dias atrásNa tentativa de boicotar o crescimento nas redes, Dorinha sofre ataque digital com chega de centenas seguidores robotizados que travam o engajamento do perfil
-
NEGÓCIOS6 dias atrásEmpório Beleza & Essências amplia opções em Gurupi com foco em economia e qualidade
-
ESPORTES4 dias atrásCopa GT Interbairros inaugura o Campo do Terrão do Gratidão Tocantins e atrai grande público em Gurupi
-
PALMAS4 dias atrásPrefeitura lança Escola de Líderes para fortalecer atuação comunitária em Palmas
-
ECONOMIA5 dias atrásContribuintes têm até 29 de maio para destinar parte do IR a fundos sociais em Palmas
-
Social1 dia atrásKarynne Sotero leva projeto Mãos que Criam a Palmeirópolis e promove ação especial pelo Dia das Mães




