PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Estudantes da UFT realizam coleta de alimentos para o HGP

Após perceberem a realidade da falta de comida do Hospital, acadêmicos de medicina se reuniram para organizar uma coleta de alimentos.

Publicado em

Após relatos de que no Hospital Geral de Palmas (HGP) estaria faltando alimentos, o Centro Acadêmico, Atlética e as Ligas Acadêmicas de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT) se reuniram para organizar uma coleta de alimentos. Como a previsão é que ainda haja essa falta no futuro, não existe uma data para acabar a arrecadação. Para doar basta se dirigir a um ponto de coleta, nos blocos E e F do Câmpus de Palmas.

A campanha pede a doação de alimentos não perecíveis e que não precisem de cozimento; como biscoitos de água e sal, biscoito de maisena, sucos e torradas; ou doação de dinheiro para que os alimentos possam ser comprados.

“A falta de alimentação afeta principalmente os acompanhantes. A ponto de quando estávamos lá (alunos de medicina) as pessoas diziam que estavam com fome e pediam por comida”, conta a organizadora da coleta, a aluna Giovanna Pereira.

Giovanna recebeu a informação da falta de alimentos através de outra aluna do curso que foi ao HGP. Depois de verificar pessoalmente a realidade da situação, começou a mobilizar outros acadêmicos para a necessidade de realizar a coleta. “A gente tinha que se mobilizar de alguma forma para conseguir reverter esse quadro”, relata a estudante. No mesmo dia, a mobilização começou a ser organizada – arte oficial, divulgação, etc – e o resultado foi além de satisfatório. “Teve uma repercussão maior do que eu imaginei. Pessoas de outros cursos, outros estados, pessoas ligadas a igrejas, viram no Facebook e me procuraram para saber como poderiam doar”, completa Giovanna.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ministério Público Estadual abre 31 vagas para estagiários
Advertisement

CIDADES

Fé e tradição marcam a quinta-feira Santa na Serra do Estrondo

Published

on

Mais uma vez, a Serra do Estrondo foi palco de um dos momentos mais marcantes da Semana Santa em Paraíso do Tocantins. Na noite desta  quinta-feira,17, centenas de fiéis se reuniram para vivenciar uma jornada de fé, reflexão e comunhão com a missa do Lava-pés e Instituição da Eucaristia, seguida de muito louvor e adoração.

A celebração, organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Cultura, em parceria com as Paróquias São José Operário e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, reuniu pessoas de todas as idades e o cartão-postal da cidade, mais uma vez foi tomado por orações e simbolismos cristãos que emocionaram os presentes.

O prefeito de Paraíso, Celso Morais, que participou do ritual do lava-pés, destacou a importância do evento para a comunidade católica. “É uma grande alegria participar deste momento que representa humildade, serviço e amor ao próximo. Queremos agradecer o sim de cada um que está aqui nesta noite. Ver essa celebração com tanta organização e significado, mostra como a fé e o cuidado com o outro podem transformar a nossa sociedade”.

Leia Também:  Hospital Regional de Gurupi realiza ações de conscientização pelo Outubro Rosa

“O lava-pés deve ser evidenciado no nosso dia-a-dia, em atitudes sinceras de doação. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos servidos. É muito fácil, é muito prazeroso nós sermos agradados. Mas nós precisamos reconhecer que para buscar a vida eterna, para alcançar a salvação, nós precisamos muitas vezes nos rebaixar. Jesus se entrega inteiramente e nos dá em corpo e sangue, para que nós possamos nos fortalecer”, pregou o Pe. Kaíque Batista.

A paroquiana Cida Camargo, que participa todos os anos da programação da Semana Santa, disse  que é um privilégio participar do Tríduo Pascal. “Eu e toda minha família, viemos aqui pra Serra todos os anos pra viver esse momento tão importante da nossa religião. E assim, celebrar um pouquinho da paixão e morte de Jesus Cristo aqui nesse monte. Para nós é um momento de retiro espiritual mesmo,  para que a gente possa fazer essa experiência da paixão e no domingo a gente possa realmente sair renovado com Jesus Cristo”.

Leia Também:  Palmas continua vacinação de idosos acima de 67 anos nesta segunda-feira, 05

Após a celebração, foi realizada uma prévia da Via Sacra encenada, seguida de louvor e adoração.

Lava-pés

A missa do Lava-Pés é uma tradição católica, baseada no relato de João 13:1–17, que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, na qual Jesus ofereceu a Deus o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e os entregou para os apóstolos.  Nesta noite, a qual foi entregue a seus algozes, Jesus lavou os pés dos discípulos e então, inicia-se a celebração do Tríduo Pascoal, que é a paixão, a morte e a ressurreição de Cristo.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA